4 Dicas para manter a fossa funcionando

4 Dicas para manter a fossa funcionando

4 Dicas para manter a fossa funcionando Conservar o sistema de esgoto de sua residência em pleno fluxo e manter a fossa funcionando adequadamente é imprescindível para evitar futuras dores de cabeça e problemas.

Uma fossa com bom funcionamento irá te livrar de quadros dramáticos como transbordamento do esgoto, contaminação do solo e o contágio de doenças, por exemplo.

Vejam a seguir algumas dicas para evitar problemas com a fossa e com o sistema de esgoto de sua casa, empresa ou indústria.


4 Dicas para manter a fossa funcionando – Fossa sempre limpa

Acumular resíduos na fossa é um dos principais motivos pelos quais temos entupimentos e transbordamentos nas redes de esgoto. Sendo assim, é importante fazer a manutenção e limpeza da fossa de maneira sistemática para evitar que ela fique suja e desencadeie uma série de problemas como consequência da sujeira e obstrução dos canos.

CUIDADO COM O DESCARTE DE PRODUTOS

Muitas pessoas não têm consciência de que, descartar determinados produtos em ralos e pias podem levar à obstrução do sistema de esgoto e, consequentemente, prejudicam o funcionamento adequado da fossa.

O descarte de tintas, óleo, desinfetantes, entre outros produtos similares, em pias, ralos e afins, danificam todo o sistema, além de ser uma atitude que vai contra os princípios éticos das sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Portanto, descarte estes produtos da maneira correta. Em caso de dúvida, acione o SAC das empresas que fabricam tais produtos e questione sobre as formas corretas de descarte.

ATENÇÃO À ÁRVORE DE RAIZ PROFUNDA

Não plante árvores de raiz profunda próximas à fossa.  Elas provavelmente irão danificar o sistema de esgoto ao crescerem.

OBSERVE SEMPRE O ESCOAMENTO DA ÁGUA

Analise como está o escoamento da água da privada sempre que possível. Ele é uma espécie de termômetro para sabermos se está tudo bem no funcionamento da fossa. Caso o escoamento esteja muito lento, fique em alerta: sua fossa pode estar comprometida.


4 Dicas para manter a fossa funcionando – Como funcionam as fossas sépticas?

A fossa séptica é a melhor forma de tratamento de esgoto caseiro que existe e não apenas um jeito de acumular os detritos embaixo do solo, como algumas pessoas pensam. Ela funciona de forma bem simples e prática, por isso é usada até hoje.

As fossas sépticas precisam das bactérias para funcionar. Os resíduos que vão parar na fossa servem de alimento para esses microrganismo. Por isso, muitas delas morrem com os produtos de limpeza. As bactérias transformam esses resíduos do esgoto em água potável e gases que retornam à natureza.

A pequena quantidade de lodo que fica no fundo da fossa séptica é de materiais não orgânicos que não podem ser decompostos por elas.

Por esse motivo que você está contribuindo para o bom funcionamento e melhor tratamento da água ao adicionar bactérias boas na fossa séptica. Na dúvida, entre em contato com a equipe da Limpa Fossa Porto Alegre, referência em limpa fossa em Porto Alegre.

Por: 4 Dicas para manter a fossa funcionando