5 Formas de realizar a limpeza de fossa

5 Formas de realizar a limpeza de fossa

5 Formas de realizar a limpeza de fossa A gestão condominial inclui diversas demandas que precisam ser cumpridas com eficiência e regularidade. Entre elas, a boa manutenção da rede de esgotos do condomínio é uma preocupação que envolve afazeres frequentes, e que merece uma atenção especial.

Serviços, como verificação das caixas de gordura, ralos e limpeza de fossa, quando realizados regularmente a cada seis meses, garantem um controle sobre o descarte de resíduos produzidos pelos condôminos.

Nesse contexto, vale lembrar que o volume de resíduos gerado todos os dias, seja em um condomínio residencial ou comercial, é grande. Por isso, a limpeza de fossa cumpre uma importante função para que o sistema de esgoto possa permanecer em funcionamento.

Ainda, de acordo com a lei, condomínios devem estar próximos a áreas que estejam ligadas diretamente à rede de tratamento de esgoto. Em caso de impossibilidade, é preciso que se tenha uma estação de tratamento própria.

A seguir, confira as diferentes formas de realizar a limpeza de fossa no seu condomínio, e escolha a metodologia mais adequada para a situação do sistema de esgoto de sua responsabilidade.

1. Limpeza de fossa a partir de coleta em fossa séptica

Nesse processo, a limpeza da fossa parte de uma coleta de todo o esgoto em uma fossa séptica. O funcionamento da fossa é simples: com essa coleta, todos os resíduos são decantados para que dejetos sólidos e líquidos sejam tratados para o sumidouro, o canal de escoamento da água.

Após esse processo de coleta e tratamento, há um resíduo restante na fossa de lodo, que é limpo e levado para aterros sanitários. Essa forma de realizar a limpeza de fossa, contudo, tem uma dificuldade: o volume. Condomínios com muitos moradores apresentam um grande volume de resíduos a serem tratados, o que faz dessa uma opção de limpeza não muito prática.

2. Contratação de tanque de coleta

Com um caminhão, chamado de auto vácuo ou limpa fossa, a limpeza de fossa é feita realizando um bombeamento, que é depositado em um tanque. Nesse processo, é importante contratar empresas que contem com os equipamentos ideais e tenham a licença para descarte do material. Afinal, os resíduos resultantes da limpeza da fossa são altamente poluentes, e necessitam de um tratamento correto.

Estabelecimentos comerciais, por exemplo, precisam de alguém que possa optar pela contratação ideal de uma empresa especializada. Afinal, o volume de dejetos acumulados em caixas de gordura e fossa nesses locais é grande, e demanda soluções que tenham assertividade nessa categoria de condomínio. O mesmo se aplica em caso de condomínios residenciais.

3. Hidrojateamento de esgoto

O hidrojateamento é um serviço utilizado apenas em casos de entupimento, ou seja, quando a limpeza de fossa precisa ser realizada de forma mais intensa. Com o acúmulo de gordura e de detritos, canos e tubulações de esgoto podem fazer com que a limpeza de fossa se torne uma impossibilidade.

Nessa situação, um caminhão de alta pressão, equipado com mangueiras, higieniza a rede, retirando as sujeiras que possam impedir a limpeza de fossa rotineira do condomínio e permitindo a liberação do fluxo.

4. Estação de Tratamento de Efluentes (ETEs)

Nesse sistema, a limpeza da fossa é realizada com o bombeamento até uma estação elevatória. Nela, reatores realizam o processo de limpeza e queima de metano que, em alguns casos, pode, inclusive, gerar energia de volta ao prédio.

5. Limpeza de fossa com biorremediador

Um recurso que é bastante prático e eficiente para a limpar fossa de edificações comerciais ou residenciais é o biorremediador para degradar gorduras, proteínas e açúcares, entre outros compostos orgânicos. Produtos como o Limpa Fossa Porto Alegre, quando utilizados regularmente, ajudam a manter fossas limpas e livres de mau cheiro, dispensando a realização das trabalhosas limpezas mecânicas.

Independentemente do serviço escolhido para a limpeza de fossa ou o sistema de tratamento (fossa séptica ou ETEs), é imprescindível pesquisar sobre a empresa responsável e sobre a segurança e eficiência de suas soluções disponibilizadas.

Por: 5 Formas de realizar a limpeza de fossa