A Fossa Séptica é Econômica?

A Fossa Séptica é Econômica?

A Fossa Séptica é Econômica? – Um tanque séptico pode ajudá-lo a economizar dinheiro em várias circunstâncias, desde a instalação até o dia em que você vende sua propriedade. Fossa séptica se trata de um sistema de tratamento de esgoto sanitário que ocorre em domicílios; é uma unidade que atua química e fisicamente nos dejetos. 

Fossa séptica não funciona porque ?

Primeiramente, os dejetos vindos dos vasos sanitários são depositados em um tanque com aproximadamente 30 metros de distância da residência, constituído por alvenaria, concreto ou outro material que mantenha os aspectos básicos de segurança, longevidade e resistência; medindo no mínimo 1.250 litros, onde ocorre um processo de decantação, no qual a parte sólida se deposita no fundo.

Conforme a fossa vai enchendo, o líquido ali contido passa através de um cano na parte superior da fossa para a parte inferior do segundo tanque, no qual enche obrigando o líquido a passar por um filtro formado por rochas como cascalho e areia. Após esse processo de filtração, o líquido é depositado em outro tanque denominado de sumidouro onde posteriormente é reutilizado ou devolvido ao meio ambiente. 

O tamanho dos tanques varia de acordo com a quantidade de indivíduos que utilizem o esgoto sanitário. O esgoto originário de pias e ralos não deve entrar em contato direto com os resíduos direcionados com a fossa séptica, pois os materiais químicos, como os materiais de limpeza por exemplo, interferem no processo de decomposição, matando as bactérias. 

, para evitar que vazamentos ou a própria água que o poço libera, entre em contato com a água de consumo humano, animal e vegetal. Quando a fossa possui instalação subterrânea, as tampas não devem ser muito grandes, para minimizar riscos de desabamento. Fossa sépticas mal instaladas ou mal construídas podem ocasionar eventualmente uma grave contaminação dos lençóis freáticos.

Fossa Séptica: Custa Menos para Instalar
Um novo sistema séptico freqüentemente custará significativamente menos do que a instalação de canos de esgoto em uma propriedade residencial.

Fossa Séptica: Sem Custo Mensal
Devido ao fato de que os sistemas sépticos funcionam independentemente em cada propriedade residencial, eles não carregam nenhum dos custos mensais associados aos sistemas de esgoto operados pela cidade.

Fossa Séptica: Longa duração
Raramente precisa ser substituído. Uma fossa séptica devidamente instalada e bem mantida pode ser contada para durar toda a duração de uma ocupação residencial. As fossas sépticas são utilizadas por muitas pessoas que não têm acesso a um sistema de esgoto público ou preferem usar um tanque séptico. As fossas sépticas podem ser uma ótima opção ao escolher uma solução eficiente de tratamento de água.

Confira mais vantagens do sistema séptico:
– A manutenção do sistema da fossa séptico é muito econômica;
– Você precisa de um pequeno espaço em comparação com outros sistemas de tratamento de água;
– É uma excelente opção para comunidades rurais, edifícios, parques, condomínios e motéis;
– As fossas sépticas duram cerca de 20 a 40 anos, dependendo do seu uso.

As fossas sépticas são uma ótima opção, mas se a manutenção adequada não for dada ao sistema séptico, isso também pode trazer muitos problemas para seus usuários. As desvantagens mais comuns dos sistemas sépticos são:

– Um sistema séptico mal mantido pode atrair moscas e insetos que podem transmitir doenças infecciosas que podem colocar em risco a saúde;
– A contaminação do solo também é outro problema que pode ocorrer quando não é realizada manutenção devida;
– Entupimento por óleo, graxa, gorduras e outros materiais que podem ser jogados em vasos sanitários, pias e chuveiros causando obstrução;

Tanques sépticos são bons para o meio ambiente
As fossas sépticas eliminam resíduos usando o processo de filtragem natural do solo. A água residual é primeiro filtrada pelo tanque séptico antes de terminar no campo de lixiviação ou no campo de drenagem. As bactérias são filtradas pelo solo uma vez que as águas residuais estão fora do tanque séptico, o que torna a água segura para reutilização. O uso de fossas sépticas permite que os lençóis freáticos locais sejam naturalmente reabastecidos.