A Soda cáustica não é garantia de desentupimento

A Soda cáustica não é garantia de desentupimento

A Soda cáustica não é garantia de desentupimento – Se você se vir refém de algum entupimento, na cozinha, ou mesmo em qualquer outro cômodo da sua casa, muitos tem por hábito recorrer ao velho truque da soda cáustica, para solucionar os problemas.

Diz o conhecimento popular que, por ser uma substância altamente corrosiva, a Soda Cáustica, nesse caso, atuaria facilmente na desobstrução de qualquer que fosse o cano entupido. E, por muito tempo ,as pessoas tem levado essa fama adiante.

O que poucos sabem é que, mesmo sendo um poderoso corrosivo, nem sempre, ou aliás, na maioria das vezes, a Soda não será capaz de solucionar os seus problemas e, se o fizer, será, apenas, aparentemente.

Algumas causas para isso são plausíveis. E você pode recorrer a certas soluções para desentupir seu esgoto, pia ou encanamento em geral, sem recorrer a Soda.

Se houver muita água entre a Soda e o ponto e que a tubulação está entupida, o desentupimento, provavelmente, não ocorrerá, uma vez que, a Soda, quando usada, deve ser colocada em contato direto com os resíduos que estão obstruindo o cano, evitando ou tomando cuidado para haver o menor contato possível da água com a substância.

Com muita água, a soda chegaria diluída e não funcionaria. Nesse caso, esvaziar a pia e aplicar a soda cáustica de novo, pode ser a solução. Outra alternativa pode estar na possibilidade do causador do entupimento não ser algo de origem orgânica, como gordura, por exemplo.

Talvez, um objeto possa estar causando a obstrução da água, o que, certamente, não cessaria com a Soda. O mais correto a se fazer é utilizar um objeto para retirar o que quer que esteja obstruindo o encanamento, tomando cuidado para não perfurar o mesmo. Na falta de objetos compatíveis com essa função, chamar uma desentupidora especializada e munida de equipamentos qualificados é a melhor opção!

Não se esqueça que a Soda cáustica, além de altamente corrosiva, pode causar sérios danos à nossa pele e de qualquer um que esteja por perto; até mesmo, animais. Portanto, utilize-se de luvas e óculos, quando for mexer com ela.

Por: Blog de Noticias: A Soda cáustica não é garantia de desentupimento