Aprenda aqui o que é e para que serve a fossa séptica

Aprenda aqui o que é e para que serve a fossa séptica

Aprenda aqui o que é e para que serve a fossa séptica – A fossa séptica tem um papel importante em diversas residências e localidades. O tratamento de esgoto é um dos mais importantes fatores para garantir a qualidade de vida das pessoas que moram no mesmo lugar. Em zonas rurais ou periferias afastadas de grandes centros, é possível encontrar residências que ainda não possuem tratamento de esgoto canalizado.

Para essas áreas, é muito importante a criação de um sistema de tratamento efetivo e que traga os benefícios necessários para que os moradores tenham o que precisam para garantir não só a saúde dos indivíduos, mas também a não poluição o meio ambiente (algo que também está diretamente ligado com a saúde dos que estão no ambiente).

Existem diversos tipos de fossa séptica, sendo a mais comum a fossa negra, feita de alvenaria e coberta com cimento. Além dela, existe também a fossa biodigestora, que é capaz de devolver a água dos efluentes sem causar nenhum risco ao meio ambiente, e, é claro, a fossa pré-moldada.

O que é a fossa séptica pré-moldada

Como nome já indica, as fossas sépticas pré-moldadas são fabricadas fora do local de instalação e levadas até o local da em que a fossa vai ser encaixada. Esse processo agiliza drasticamente a montagem da fossa e garante mais segurança, considerando que os produtos pré-moldados devem estar de acordo com normas de inspeção e controle de qualidade, algo que as fossas negras de alvenaria podem não ter. As fossas biodigestoras também podem ser pré-moldadas.

As fossas sépticas pré-moldadas são geralmente compradas diretamente com os fabricantes, que normalmente são empresas que fabricam estruturas de concreto pré-moldado ou pré-fabricado. A maioria dessas empresas dão cotação sobre a montagem das peças, dependendo do tipo escolhido.

Existem dois tipos diferentes de fossas sépticas pré-moldadas. Os modelos são as inteiriças e as em anéisAs inteiriças são feitas de uma única peça e não são necessariamente construídas de concreto, elas podem ser feitas de materiais como PVC e polietileno, por exemplo. As inteiriças são levadas até o local onde a fossa foi cavada e são encaixadas de acordo com o projeto.

As fossas sépticas em anéis exigem a montagem no local do projeto. Essas fossas são constituídas de anéis de cimento pré-moldados que são encaixados em cima de uma base lajeada. Depois de montada, a fossa recebe uma camada de concreto magro para vedação e a tubulação, deixando-a pronta para uso.

Vale lembrar que a tubulação das fossas sépticas pré-moldadas precisa ter um caimento de 2% (2cm a cada metro) para garantir o funcionamento correto.

Por isso, é importante que a instalação seja sempre feita por um profissional com experiência nesse tipo de sistema. Sempre confie em profissionais treinados e especializados nesses projetos.

Para que serve a fossa séptica pré-moldada

A fossa séptica pré-moldada tem exatamente a mesma função de outras fossas. Ela recebe os efluentes de uma residência, realiza o tratamento biológico do material nocivo à saúde e através de um sumidouro devolve o líquido para o meio ambiente sem prejudicar a natureza.

A diferença da fossa pré-moldada fica por conta da sua praticidade de instalação e para futuras manutenções. Há também a garantia de um projeto mais bem executado, já que ela está dentro de padrões aprovados pelo mercado e pela indústria.

Apesar da facilidade de instalação, é preciso ficar atento e alguns detalhes. Por exemplo, é necessário realizar um cálculo em relação ao nível de consumo de água da residência. Por padrão, é usado um valor e 250 litros de água por pessoa por dia. Com isso em mente, a recomendação do mercado é que a fossa não tenha menos de mil litros.

Por: Blog de Noticias: Aprenda aqui o que é e para que serve a fossa séptica