As causas mais comuns de entupimento

As causas mais comuns de entupimento

Uma tubulação hidráulica pode, eventualmente, entupir por diversos motivos, problemas de desentupimento como falta de manutenção, efeitos do tempo, vazamentos e infiltrações. Mas, o mais comum é pelo descarte incorreto de materiais, que causam inúmeros transtornos.

No entanto, atualmente, o mercado em desentupimento oferece algumas soluções práticas para realizar o procedimento de desobstrução de uma tubulação hidráulica com o apoio da tecnologia, equipamentos apropriados e especialistas nessa área.

As causas mais comuns de entupimento

Os encanamentos precisam periodicamente de manutenção. O efeito do tempo, assim como o uso de materiais sem qualidade nas tubulações, podem ser nocivos para as instalações hidráulicas, ocasionando vazamentos.

O uso inadequado dessas instalações como o descarte de óleos, comida, sacolas plásticas, utensílios domésticos, roupas íntimas, entre outros, podem se acumular nos encanamentos e causar o entupimento.

A importância de um desentupimento

A prevenção é sempre o melhor método para a saúde das tubulações hidráulicas. Cuidados como evitar jogar quaisquer materiais pelas tubulações para não ocorrer entupimentos nas residências, indústrias ou estabelecimentos comercias, assim como fazer a revisão periódica é fundamental para evitar problemas com o encanamento.

Mas se esses cuidados não foram tomados, contratar os serviços de desentupimento com uma desentupidora de qualidade é garantia para a solução dos problemas.

As empresas de desentupimento, normalmente, possuem equipamentos específicos para cada caso, com todo o cuidado para não danificar pisos e paredes, assim como evitam a utilização de materiais que agridem o meio ambiente. Também possuem estrutura para descartar os resíduos em locais apropriados.

Gases ocasionados num entupimento

Ao se decompor, o óleo de cozinha produz o gás metano o que provoca o mau-cheiro e também pode causar corrosões na tubulação. Esse gás ainda colabora para um dos problemas mais sérios que o planeta vem enfrentando nos últimos tempos, o aumento do efeito estufa.

Gases produzidos pela fermentação de materiais fecais são, na maioria das vezes, anídrico carbônico, azoto, ácido sulfídrico e alguns hidrocaburos (sulfato de amoníaco e ainda o metano) causando odores insuportáveis.

Uma empresa especializada em desentupimento pode resolver esse problema, que irá reprimir a vazão e o acúmulo de gases.

Outra situação comum são os fechos hidráulicos ineficientes, assim como o acúmulo de resíduos nas instalações, que com a decomposição colabora na formação de gases, gerando entupimento.

A instalação de uma caixa de gordura é imprescindível para evitar danos e entupimentos, e a manutenção constante do esgoto e tubulações evita a proliferação de odores. Além disso, evitar jogar óleos de cozinha entre outros materiais contribui para a preservação do meio ambiente.