As melhores dicas sobre limpeza de fossas

As melhores dicas sobre limpeza de fossas

As melhores dicas sobre limpeza de fossas a fossa é basicamente, um buraco no chão com o fundo coberto com uma camada de concreto, onde são descartados resíduos.

E dejetos humanos gerados por uma residência ou empresa. Normalmente, esse material é proveniente de banheiros e cozinhas. Sempre que estiver cheia, a fossa deve ser aspirada.

Com o sistema de limpa fossa, esse material descartado se torna menos agressivo ao meio ambiente. Sendo assim, a fossa séptica é um tanque impenetrável, com capacidade variável, que acumula os esgotos brutos não tratados.

Antes de serem lançados numa rede de coleta, como estações de tratamento de esgoto, por exemplo. Para evitar mau cheiro em fossas sépticas, a instalação não deve ser feita próxima de residências.

E deve ser projetada ao lado do banheiro, em linha reta, para evitar curvas nas canalizações. Uma observação importante de limpa fossa, é que a fossa séptica deve estar bem longe de poços artesianos.

Com distância mínima de 30m. A medida é imprescindível para que não haja contaminação da água, se ocorrer algum vazamento. Para não prejudicar as condições de seu funcionamento.

Uma fossa séptica não deve receber águas pluviais nem despejos industriais. Deve ser localizada em uma área livre, de fácil acesso para a limpeza periódica (limpa fossa).

As fossas sépticas são necessárias nas residências e essenciais para a melhoria das condições de higiene das populações de zonas rurais e de localidades não servidas por redes de coleta pública de esgotos.

Porém, é preciso deixar claro que o tratamento não é completo, como o realizado em estações de tratamento de esgotos.


Porque é necessário a limpeza da fossa?

A manutenção e a limpeza das fossas sépticas devem ser feitas por empresas de desentupimento. O uso de fossa séptica e limpa fossa é primordial para a contribuição da melhoria das condições de higiene das populações.

E consequentemente, para a conservação do meio ambiente. Traz segurança à residência no sentido de combate às doenças, vermes e endemias como, por exemplo, a cólera.

Além de evitar a proliferação de animais em geral, como baratas, ratos e outros insetos que podem prejudicar a saúde humana. Dessa forma, a limpeza de esgotos e fossas sépticas (limpa fossa).

Evita alguns problemas graves à saúde, já que muitas infecções ocorrem pelo contato com águas de esgotos contaminadas.Adotar esse procedimento impede o lançamento dos dejetos humanos em rios.

Ou mesmo diretamente no solo. Sendo também fundamental para a preservação do meio ambiente. Outro detalhe importante é que deve seita a retirada de águas e lamas das fossas com regularidade.

Isso é importante para manter limpeza do local. A importância da contratação de uma empresa especializada (desentupidora) para a execução do serviço de limpa fossa é outro ponto relevante.

Visto que algumas fossas são repositórios de gorduras ou caixa de águas. Dessa forma, são necessários equipamentos e ferramentas adequados para fazer a sucção dos dejetos orgânicos depositados.

Ao contratar um serviço de limpa fossa é fundamental analisar a certificação da empresa, que deve ser especializada no segmento.


Dicas para limpar sua fossa

Limpeza de Fossa Doméstica Muitas residências ainda possuem fossas próprias, também chamadas de fossas sépticas, geralmente instaladas em um canto no quintal. 

São elas que recebem os resíduos domésticos e os transformam em compostos mais simples para serem descartados. Quem possui uma fossa assim, precisa ficar atento para sua manutenção.

Para ajudar, mostramos aqui 8 dicas para limpar sua fossa e garantir o bom funcionamento sem prejudicar o seu cotidiano. Vale lembrar que quando o problema é grave ou você não tem as habilidades necessárias nem o tempo.

O ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de fossa. Elas possuem equipamentos e técnicos que irão fazer a limpeza completa, resolvendo o problema sem agredir o meio ambiente.

Usando substâncias especiais no processo. O risco de fazer sozinho quando há algo mais complicado é o de não saber muito bem onde interferir e piorar a situação.

Muitas vezes isso causa a necessidade de trocar toda a tubulação para resolver o problema, deixando todo o processo muito mais caro.


Conheça as 8 dicas para limpar sua fossa

1) Se os ralos da casa começam a exalar um mau cheiro é hora de agir. Faça o mesmo se notar que a tampa da fossa ou da caixa de gordura possui alguma infiltração. 

Quem pretende seguir as dicas para limpar sua fossa sozinho deve escolher um dia e um período em que ela não vá receber resíduos. De preferência, use luvas durante todo o processo.


Dica 2

O primeiro passo é abrir a fossa para que ela possa “respirar” durante algum tempo bastam alguns minutos. Atenção: existe gás explosivo acumulado dentro da fossa, por isso.

Nada de fósforos, cigarros ou qualquer tipo de fogo por perto. O aconselhado é abrir e sair de perto por alguns minutos. Por essa mesma razão, mantenha crianças e animais longe do local enquanto você realiza a limpeza.


Dica 3

Você precisará de uma bomba específica para fluídos, manual, elétrica ou de sucção. Coloque a bomba sobre um carrinho para facilitar o transporte. Também é preciso um local para colocar e transportar e o resíduo retirado.


Dica 4

Observe se a fossa possui uma caixa de inspeção ou um tubo específico para limpeza. Encaixe a mangueira da bomba em um desses dois lugares para começar a limpeza e ligue a bomba.

Veja se o resíduo está sendo armazenado no local correto.


Dica 5

Caso você note que os resíduos dentro da fossa estão muito endurecidos, coloque um pouco de água. Use algo apropriado para misturar e amolecer o resíduo. Isso facilitará a limpeza e deixará seu trabalho mais fácil.


Dica 6

Separe os resíduos retirados da fossa. Eles devem ser encaminhados para um local adequado para receber lixo sanitário.


Dica 7

Não retire totalmente os resíduos da fossa. O ideal é deixar aproximadamente 10% cheia para que a fossa possa voltar a trabalhar sem problemas.


Dica 8

Ao terminar o trabalho, lave com cuidado todas as peças que foram usadas no processo e deixe a fossa tampada e o local limpo. Lave também suas mãos muito bem.

Bem úteis essas dicas, hein! Mas não se esqueça: se preferir chamar uma empresa especializada em limpeza de fossas, pode contar conosco. Será uma satisfação lhe atender!