Bueiro entupido: como resolver

Bueiro entupido: como resolver

Bueiro entupido: como resolver – Você sabia que o descarte irregular de lixo é um das principais causas do bueiro entupido? Mas ele não é responsável por este transtorno sozinho. Existem muitas atitudes que podem ser tomadas nas nossas vidas para evitar este problema e viver com muito mais tranquilidade, sem ficar expostos aos riscos de um bueiro entupido. Pensando nisso, nós separamos muitas dicas de como evitar o entupimento dos bueiros.

Limpeza de Fossa Rolante

Como evitar o entupimento no bueiro?

Evitar o entupimento nos bueiros é uma tarefa simples, mas que depende de todo o coletivo. Porém, essa mudança de comportamento pode melhorar infinitas vezes a qualidade de vida de toda a população e expor todos os moradores da comunidade. Uma atitude pequena, mas de grande impacto. Para ter ideia de como é uma simples mudança de hábito, o maior causador de entupimentos em bueiros e bocas de lobo é o descarte irregular de lixo.

As enchentes, por exemplo, são causadas pelo excesso de lixo que impede o escoamento da água pelas galerias e transbordam pelas ruas. Educar as crianças dese cedo sobre jogar lixo nas ruas é uma tarefa que pode resolver maior parte dos problemas com entupimento nos bueiros. Essa é uma alternativa simples e que traz ótimos resultados a médio e longo prazo. Mas, falando a curto prazo, é possível instalar lixeiras.

Como resolver o bueiro entupido?

O bueiro é uma parte do sistema de esgoto que está do lado de fora das casas. Portanto, a responsabilidade por eles é da companhia de saneamento básico. Quando tiver problemas com bueiro entupido, deve reportar à companhia para que ela resolva o problema dentro do prazo mais rápido possível. Se a solicitação não for atendida, os moradores podem recorrer legalmente na justiça. Comentários para este post estão fechados.

O que antes era comum de ocorrer em áreas pontuais, hoje as enchentes se tornou um problema nacional, que têm se alastrado por cidades do Brasil todo e que muitas vezes, ocasiona transtornos cada vez piores, devido aos entupimentos dos bueiros. O excesso de lixo jogado nas ruas é um dos motivos relacionados às inundações de casas e ruas, gerando tragédias que poderiam ser evitadas, em muitos casos.

É fato que a função oficial de evitar com que os bueiros entupam é de órgãos governamentais, já que possuem um time de profissionais especializados no trabalho de limpeza preventiva e desentupimentos, visando tornar melhor a vida urbana, ou pelo menos evitar e minimizar os riscos das enchentes. Porém, a população tem o dever e a obrigação de evitar este tipo de problema, tendo atitudes e hábitos que não prejudiquem o ambiente em que vivem.

Como evitar as enchentes?

Existem algumas ações que são de responsabilidade de órgãos da administração pública que podem prever os grandes estragos que temos vivenciado em tantas cidades do Brasil. Hoje, já existem recursos que permitem prever inundações em áreas de risco, possibilitando reduzir os desastres relacionados a este fenômeno natural. Além disso, a criação e estruturação de barragens, sistemas eficientes de drenagem, diminuição de geração de lixo.

Dicas para não entupir os bueiros

Em hipótese alguma jogue lixo na rua, mesmo quando você estiver com algo descartável e não encontrar nenhuma lixeira por perto. O recomendável é guardar este objeto na bolsa ou no próprio bolso até encontrar um local adequado para o descarte, mesmo que tenha que levar até sua casa. Faça um esforço, vale a pena! As crianças são nosso espelho, portanto, se você faz algo errado, certamente elas também farão.

Uma atitude nobre é colocar uma lixeira na frente de seu imóvel para descarte do lixo produzido em seu lar. Isso evitará que os animais da rua remexam o lixo, fazendo aquela sujeira desagradável e principalmente que nos dias de chuva, a água arraste os resíduos para os bueiros, causando entupimentos e consequentemente os alagamentos. Seja adepto aos programas de reciclagem. Analise os objetos que pretende descartar.

Como por exemplo, madeiras serem utilizadas como objetos decorativos ou até mesmo móveis reciclados. Caso não seja possível, descarte em locais adequados, como Postos de Coletas que hoje estão espalhados pelos bairros. Se existe esta possibilidade, que tal manter um lindo jardim no quintal de sua casa? Esta atitude irá ajudar a diminuir o fluxo de água da chuva que fica acumulada nos bueiros.

Bueiro entupido: quem deve resolver o problema?

Se você se deparar com este tipo de problema, pode e deve acionar o órgão responsável pelo saneamento básico de sua cidade. Como o bueiro faz parte do sistema de esgoto que está do lado de fora das casas, a população não tem responsabilidade de resolver este tipo de situação. É claro, que é importante a conscientização de todos os moradores do local sobre a relevância das práticas de descarte correto do lixo.


Bueiro entupido: como resolver


Bueiro entupido: como resolver

Em diversos locais pode ser comum se encontrar problemas, em muitos casos graves e alarmantes, de bueiros entupidos, prejudicando a população da região abastecida. Muitos são os motivos que causam esta situação, porém podemos dizer que o principal é o descarte irregular de lixo, o qual aliado de diversas situações pode causar uma situação caótica.