Caminhões de limpa fossa: Como funciona a bomba de vácuo ?

Caminhões de limpa fossa: Como funciona a bomba de vácuo ?

Caminhões de limpa fossa: Como funciona a bomba de vácuo ? A fossa séptica é um sistema de esgoto que recebe os dejetos de uma rede e realiza um tratamento primário. No entanto, parte dos resíduos vai se acumulando até chegar num ponto onde é necessário realizar o esgotamento da fossa para que o funcionamento não seja prejudicado. 

Antigamente, este trabalho era feito de maneira rudimentar por encanadores, que sem a proteção adequada corriam riscos e faziam muita sujeira. Hoje, esta tarefa pode ser feita de maneira bem mais eficiente com o uso do caminhões de limpa fossa.O veículo é equipado com uma bomba de vácuo que permite que a fossa seja aspirada sem a necessidade dos profissionais terem contato direto com os resíduos. Tudo é feito com higiene e segurança.


As bombas de vácuo

Para entender o funcionamento de um caminhões de limpa fossa, é necessário que primeiro se fale das bombas de vácuo. Elas são uma evolução das bombas de sucção que já eram usadas desde a antiguidade, acredita-se que foram empregadas para irrigar os Jardins Suspensos da Babilônia e há registro do seu uso séculos antes de Cristo na cidade de Pompeia. 

Sua principal função era bombear água.Então no século 17, o Duque de Toscana, intrigado com o limite de altura que as bombas de sucção de água possuíam, solicitou a Galileu que investigasse o motivo. A partir daí, vários cientistas começaram a buscar solução para o problema. E em 1654 Otto von Guerick criou a primeira bomba a vácuo.


Princípio do Deslocamento Positivo

A maior parte das bombas de vácuo da atualidade utilizam o Princípio de Deslocamento Positivo. Ele funciona a partir da ideia de que um vácuo parcial pode ser gerado com o aumento do volume de um recipiente. Então, para continuar evacuando um compartimento indefinidamente sem necessitar de crescimento infinito.

A câmara do vácuo pode ser repetidamente fechada, exaurida e expandida de novo. Este princípio é usado, por exemplo, na bomba manual de água. Dentro da bomba, um mecanismo expande uma pequena cavidade selada para reduzir sua pressão abaixo da atmosférica. Por causa do diferencial da pressão, um pouco do fluido da câmara.

Um poço no caso de uma bomba d’água, é empurrado para a pequena cavidade. A cavidade é então selada da câmara, aberta para a atmosfera e apertada de volta a um tamanho pequeno.


O caminhão auto vácuo

Os caminhões com bombas de vácuo e tanque de coleta, fixo ou basculável, são chamados de auto vácuo. Eles também podem contar com outros equipamentos integrados, como um jato de água pressurizada para a realização de hidrojateamento. Eles são equipados com filtros apropriados, lança de sucção e possuem bombas específicas para cada tipo de resíduo.

O caminhões de limpa fossa consegue realizar a sucção de resíduos de natureza diversas, com variado grau de viscosidade, densidade, granulometria e umidade. E também pode ser utilizado para limpar canais, galerias, caixas de gordura, remoção de resíduos industriais e muitas outras coisas. Para a sua operação.

É necessário que o motorista possua CNH compatível, curso de direção defensiva, Mopp, tenhas normas de segurança do trabalho que irá executar e esteja usando os EPIs adequados. O motorista vai sempre acompanhado de um encarregado ou uma equipe para realizar os serviços.


A Limpeza de Fossa

O trabalho mais realizado pelos caminhões de auto vácuo é a limpeza de fossa, num serviço que também é conhecido como auto fossa. Para que a limpeza seja realizada, primeiro é necessário que se pare a rede, pois não devem ter dejetos sendo despejados enquanto se faz o trabalho. Depois, é preciso abrir a fossa e deixá-la “respirar”.

Isto é, dar um tempo para que gases que estavam presos saiam, isto evita acidentes, pois muitos desses gases são inflamáveis. Então, é feita a sucção de resíduos da fossa, mas tendo o cuidado de deixar 10% do volume. Pois se ela for totalmente esvaziada, isso dificulta o reinício do seu trabalho. Caso a fossa esteja entupida, pode ser usado o método de hidrojateamento.

Todos os resíduos retirados das fossas devem ser despejados em um local autorizado. As normas ambientais são bem rígidas com a destinação dos resíduos e por isso este serviço deve ser feito por empresas que possuam todas as licenças ambientais necessárias.


Limpa Fossa Porto Alegre 24 horas

Nossa empresa conta com uma frota de caminhões limpa fossa. Atendemos industrias de todo o Brasil e domicílios de todo o estado do Rio Grande do Sul há mais de 15 anos. Ao nos contratar, você pode ter certeza que contará com um serviço de qualidade e que vai resolver o seu problema. Além de limpa fossa.

Trabalhamos com todos os tipos de desentupimento, gestão de resíduos, controle de pragas, limpeza industrial, hidrojateamento e emergências ambientais. Temos um compromisso com a sustentabilidade e a excelência.


Serviço de limpa fossa: entenda como funciona e quando contratar

Você conhece ou já precisou do serviço de limpa fossa alguma vez? Confira o post desta semana e entenda como ele funciona e quando contratar para não passar sufoco. As fossas sépticas são uma unidade de tratamento primário para o esgoto doméstico e também costumam ser encontradas em residências mais distantes da cidade ou de zona rural.

Onde não tem o sistema de tratamento de esgoto.Se você é daqueles que gosta de curtir os feriadões nas cidades litorâneas, certamente já deve ter se deparado com problemas de fossa. Isso porque, diversos desses municípios não têm sistema de tratamento de esgoto e utilizam o sistema de fossa para o escoamento do esgoto.

O sistema funciona perfeitamente para os moradores locais, porém, ao chegar a temporada e a cidade lotar de veranistas, aí é que os problemas começam acontecer.


Como funciona o serviço de limpa fossa?

Você entra em contato com uma desentupidora especializada, que envia seus profissionais até o local, acompanhados do caminhão equipado com reservatório e equipamentos necessários. Com a ajuda de um caminhão e mangueira, é feita a sucção a vácuo dos dejetos, desobstruindo a passagem dos canos e limpando a fossa.

O conteúdo coletado da fossa precisa ser descartado corretamente, para não colocar em risco a saúde das pessoas e o meio ambiente. Por isso, ao contratar a empresa, verifique se ela realiza o descarte correto dos resíduos e se possui esse certificado de destinação.


Quando contratar?

Por questões de saúde e higiene, é de extrema importância que a limpeza de fossa seja feita ao menos uma vez por ano. Isso contribui para o bom funcionamento do sistema e evita que aconteçam entupimentos e, consequentemente, dores de cabeça com transbordamento de fossa, mau cheiro e contaminação do solo.


Como escolher uma empresa de limpa fossa?

Desentupidora responsável: as empresas especializadas em manutenção e limpeza de fossas devem seguir as normas NBR 13969 e NBR 7229, que determinam a maneira correta da realização do serviço e do descarte desses efluentes. Essas normas existem para tentar diminuir o impacto que esses resíduos podem causar no meio ambiente.

Por isso, antes da contratação, verifique se a empresa respeita essas normas;Experiência: para realizar o desentupimento ou manutenção de uma fossa, é preciso contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e saiba como realizar os procedimentos, para manter correto funcionamento desse sistema, sem prejudicar o meio ambiente;

Garantia: certifique-se de que a empresa contratada oferece garantia no serviço prestado, isso é fundamental; Limpa Fossa Porto Alegre 24 horas: imprevistos não marcam hora para acontecer, não é mesmo? Por isso, contrate uma desentupidora 24 horas. Assim você fica mais tranquilo, sabendo que pode contar com ela a qualquer hora do dia e da noite.