Cheiro voltando do esgoto como resolver?

Cheiro voltando do esgoto como resolver?

Cheiro voltando do esgoto como resolver? O cheiro voltando do esgoto é um fato muito mais recorrente do que imaginamos. 

Se você foi surpreendido com o mau odor de esgoto e está em busca de soluções para resolver o caso, está no lugar certo. A seguir, te contaremos como resolver o quadro do cheiro ruim retornando do esgoto em sua residência.


Identificando possíveis causas e soluções

Para resolver o problema, é preciso inicialmente, identificarmos as possíveis causas. Uma delas pode ser a má instalação dos canos, tubulação e sobretudo do sifão localizado no banheiro ou na cozinha, por exemplo.

Verificar a instalação do encanamento e o posicionamento do sifão, são medidas importantes no intuito de solucionar a questão do cheiro voltando do esgoto.

Outra hipótese do mau cheiro: provável entupimento do encanamento. No caso da cozinha, pode ser no cano que estabelece a ligação do ralo até a rede de esgoto.

No banheiro, podemos supor que haja também algum tipo de entupimento, como da tubulação que executa a mesma função do encanamento da cozinha.

Algumas vezes, o cheiro vem do ralo, acompanhado de ruídos. Se isso acontece no seu imóvel, tenha muito cuidado! Isso é um forte indício de que a caixa de esgoto, geralmente localizada na área externa do imóvel.

 Está cheia e entupida, caso você não tome uma atitude rápida, pode retornar não somente o cheiro de esgoto, mas o próprio esgoto, para dentro do imóvel.

Imagine se isso acontece, o tamanho do prejuízo? Pior ainda, e se acontecer quando não houver ninguém no local para tomar alguma medida de emergência.


Qual produto usar para tirar mau cheiro de fossa?

Mau cheiro vindo da fossa é uma situação das mais indesejáveis no dia a dia. Fato é que ninguém está imune a este problema. O agravante é quando, por exemplo, recebemos visitas em nossos lares.

E as pessoas são submetidas ao mau cheiro. O constrangimento é nítido, não é mesmo? Sem contar quando se trata de um estabelecimento comercial, o que pode inclusive afastar os clientes e gerar prejuízos ao negócio.

Na busca por soluções, quem está sujeito a tal problemática recorre à internet e digita muitas vezes a seguinte pergunta: “Qual produto usar para tirar mau cheiro de fossa?”.

Mas, será mesmo que existe um produto eficiente com tal finalidade? O que é possível fazer para acabar com o mau cheiro de fossa e poder respirar tranquilo pelo ambiente?


Problemas com o mau cheiro da fossa: alguns produtos utilizados em métodos caseiros

Ao “dar um Google”, o internauta irá se deparar com uma série de “tutoriais” sobre quais produtos usar para “eliminar de vez” o mau cheiro da fossa.

No entanto, cabe aqui o alerta: na maioria das vezes, estes métodos não funcionam, ou atuam como paliativos, sem de fato resolver o problema.


Alguns produtos dos mais usados são:

-Fermento químico;

-Combinação de ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e água;

-Produtos comercializados com a finalidade de “afastar o mau odor”.


O que fazer para solucionar de verdade o problema do cheiro ruim da fossa?

A melhor estratégia para solucionar o problema é procurar a ajuda de uma empresa especialista no assunto. Com profissionais habilitados, uma empresa de credibilidade e boa reputação.

Em um primeiro momento fará a análise do local, identificará o que causa problema e dará um diagnóstico.Feito isso, disponibilizará ao cliente, o serviço adequado, informando valores, prazo de garantia, etc.


Mas afinal, o que causa o mau cheiro?

Consumo de detergentes e restos de alimentos

O cheiro ruim comum em pias ao lavar louça, em banheiros depois do banho ou mesmo na lavandeira com o uso de máquinas, pode ser constante. O odor ganha força com o uso de detergentes, sabões, água parada e resíduos na pia.

Em que é de praxe jogar restos de comidas na tubulação. Essas ações contribuem para deliberar gorduras no encanamento e provocar o odor, além de facilitar o surgimento de sujeiras e mofos.


Vedação de canos

Outro ponto que colabora com o desenvolvimento do mau cheiro é a vedação irregular do vaso sanitário, torneiras e pias, em geral, a característica aflora o forte odor.

Além disso, a presença de canos velhos deve ser notada e assim evitar a proliferação de bactérias, dentre outros danos a residência.


Dicas para eliminar o odor das tubulações

O cheiro de esgoto pode ser combatido com pequenos ajustes na tubulação, bem como, a verificação do sifão, que consiste no dispositivo presente em pias e tanques, instalado na saída dos tubos onde escoe o esgoto.

O ideal é o modelo de sifão que apresente fecho hídrico, dessa forma, o sistema desenvolve um acúmulo de água no interior e absorve os fortes odores. Além disso, o morador deve observar se o sifão e demais encanamentos.


Limpeza periódica na rede de esgoto

É importante realizar limpezas no sistema hidráulico que consiste na caixa sifonada, pois é a partir do dispositivo que a casa recebe todo o esgoto dos aparelhos sanitários e dos ralos.

Se mesmo com a checagem desses aparelhos o odor está predominando na residência é necessário avaliar a situação da caixa de gordura, o produto fica na saída de esgoto da cozinha e retém a gordura que chega à tubulação.


Invista no serviço de dedetização

Além de avaliar  todos os aparelhos é recomendado contar com o serviço de um profissional qualificado, que permite detectar a origem do forte odor.

 Assim a mão de obra capacitada trabalha para acabar com o mau cheiro sem danificar o sistema hidráulico.


Se livrando dos problemas com o mau cheiro

Como dito anteriormente, não é difícil resolver problemas no encanamento depois de identificá-los. Existem diferentes formas práticas e receitas caseiras para se manter longe dos odores que tanto incomodam.


Fermento químico: 

Uma forma de ficar longe do mau cheiro e que poucas pessoas conhecem é usando o fermento químico. Para ficar longe dos problemas, basta fazer a aplicação de uma mistura contendo 3 colheres de sopa do fermento.

Diluídas em água (300 ml).Depois disso, deixe essa mistura repousar no cano de um dia para outro. Essa mistura também não contém nenhuma substância que seja corrosiva. Dessa maneira, pode ser feita uma vez por mês. 

Não só afasta o mau cheiro, como é uma ótima forma de fazer a prevenção contra entupimentos e fortes odores.


Bicarbonato de sódio, vinagre e água: 

Essa é combinação de ingredientes muito efetiva. Não agride o meio ambiente, elimina os fungos presentes no encanamento, e também afastam outras substâncias que podem resultar no mau cheiro.

Para conseguir colocar isso em prática, você precisará apenas de meio copo de bicarbonato de sódio (100 g), um copo de vinagre branco (200 ml) e meio litro de água em temperatura elevada.

Primeiramente, é preciso que despeje o bicarbonato no ralo. Depois, adicione a água fervente com vinagre e espere que a mistura seja feita, dê tempo para que aja.Você perceberá o som da efervescência no interior do encanamento. 

Tampe a entrada do cano para que não entre água ou qualquer outra substância. Deixe agir por pelo menos uma hora. Se for possível, deixe agindo de um dia para outro. 

Isso pode ser feito todas as semanas até que o odor suma de vez.


Água quente: 

Essa é uma maneira de desentupir privadas. É preciso que a vaso sanitário esteja seco e o seu abastecimento esteja desligado. Depois disso, pegue um pouco de água quente (pode ser do chuveiro ou fervida no fogão).

Para que esse processo dê certo é necessário preencher a privada até a metade. Depois disso, aguarde 20 minutos, espere até que os resíduos que estão causando a obstrução do vaso se dissolver e volte a dar descarga. 

O detergente pode ser um auxiliar nessa prática, consegue dissolver partículas de gordura e facilitar a ação desentupidora.É preciso ter alguns cuidados no momento de realizar isso.