Cinco questões sobre manutenção e limpeza de caixa de gordura

Cinco questões sobre manutenção e limpeza de caixa de gordura

Cinco questões sobre manutenção e limpeza de caixa de gordura – Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes que recebemos em nossa central de atendimento sobre limpeza de caixa de gordura:

Para que serve a caixa de gordura?

As caixas de gordura são de fundamental importância para a correta eliminação dos dejetos, impedindo a contaminação da rede de distribuição de água.

O dispositivo retém partículas que entopem a rede de esgoto, impedindo que isso aconteça. É como se fosse uma barreira, que impede de ir para o esgoto resíduos mais grosseiros e o refluxo, a entrada de material de esgoto da rua na caixa.

Qual a vantagem de realizar periodicamente a limpeza de caixa de gordura?

Muitos são os benefícios da limpeza de caixa de gordura em condomínios, justificando assim a necessidade de se executar este serviço de manutenção. Uma das principais vantagens é manter a rede coletora em pleno funcionamento, pois com o tempo o material acumulado no interior da caixa de gordura pode atingir a rede de esgoto e causando contaminação do ambiente e entupimentos em geral.

Outro motivo que indica a necessidade de efetuar a limpeza de gordura é poupar galerias de águas pluviais, praias e o meio-ambiente em geral de degradações originárias de dejetos de esgoto, por exemplo.

Quem é responsável pela limpeza de caixa de gordura em condomínios?

Se for de uso coletivo, a limpeza de caixa de gordura é de responsabilidade do condomínio. Entretanto, caso a unidade condominial possua uma caixa de gordura exclusiva, mesmo que fora de sua unidade, aí a manutenção fica por conta da unidade que utiliza aquela caixa.

Como é feita a limpeza de caixa de gordura?

Nos dispositivos menores e de uso exclusivo de uma única unidade, a limpeza de caixa de gordura pode ser feita manualmente. A primeira coisa a fazer é localizar a caixa de gordura.

O dispositivo costuma ficar na área externa, mas pode estar sob a pia ou no piso da cozinha. Coloque uma luva resistente, abra a tampa da caixa e retire com uma pá os dejetos (um material amarelo e sólido, parecido com manteiga).

A crosta de gordura deve ser descartada no lixo orgânico ou doada para empresas que reciclam. Nem pense em jogar no vaso sanitário, pois essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito.

Quando notar que só sobrou líquido dentro da caixa, a limpeza está concluída. Água quente pode prejudicar ainda mais a situação. As caixas de gorduras atuais são feitas de PVC e a água com temperatura elevada pode provocar danos ao material.

Posso contratar uma empresa para fazer a limpeza de caixa de gordura?

A limpeza de caixa de gordura, principalmente a de cozinhas industriais, requer a utilização de equipamentos de bomba de alta pressão que devem ser operados por técnicos especializados.

A Limpa Fossa Porto Alegre, por exemplo, dispõe de profissionais capacitados que realizam uma completa verificação e limpeza também de ralo, sifão e canos integrados a caixa de gordura, além de certificar-se do correto descarte dos resíduos retirados do recipiente de forma que não sejam lançados em local inapropriado que possa prejudicar o meio ambiente.

Cinco questões sobre manutenção e limpeza de caixa de gordura – Conheça nossa empresa

A Limpa Fossa Porto Alegre é referência em serviços de limpeza de caixa de gordura e desentupimento utilizando os melhores equipamentos para solucionar o problema sem sujeira e sem atrapalhar a vida dos moradores, condôminos ou trabalhadores do local.

Também oferecemos serviços de hidrojateamento, limpeza e impermeabilização de caixa d’água, controle de pragas e transporte de resíduos. Ligue para o plantão de atendimento e agende uma visita de nossa equipe técnica.

Por: Blog de Noticias: Cinco questões sobre manutenção e limpeza de caixa de gordura