Como descobrir onde está a fossa séptica da sua casa

Como descobrir onde está a fossa séptica da sua casa

Como descobrir onde está a fossa séptica da sua casa você quer descobrir onde está a fossa séptica da sua casa? O primeiro passo é averiguar se sua residência tem uma fossa séptica ou não. 

As casas localizadas em centros urbanos e cidades mais desenvolvidas geralmente estão ligadas à coleta de esgotos pela rede pública da região. Mas é muito comum no Brasil as fossas sépticas serem usadas em zonas rurais.

Ou casas mais afastadas da cidade, aonde a tubulação do esgoto não chega. Veja qual é a sua situação. Outra forma de descobrir se usa casa possui uma fossa séptica é olhar suas contas. Quando o local faz parte da rede pública.

De captação de esgoto, a conta da água ou a conta do lixo vai possuir um adendo mostrando a taxa de esgoto que você deve pagar. É justamente o pagamento para o serviço de captação pública e nesse caso.

Sua casa não terá uma fossa séptica. Para ter certeza, entre em contato com a empresa responsável pela gestão de água da sua região e pergunte sobre o assunto. Caso não tenha essa taxa de esgoto em nenhuma das suas contas.


O que são fossas sépticas

As fossas sépticas são praticamente unidades de tratamento do esgoto doméstico.  Sua aparência é de um grande tanque enterrado que recebe, através de tubulações especiais, os esgotos da casa .

Os canos de água para uso doméstico são separados e diferentes dos canos para coleta de esgotos, para ficarem em segurança, sem riscos de contaminação. Dentro da fossa séptica há um sistema que retém a parte sólida.

Separando-a da líquida. Na parte sólida ocorre uma interferência de bactérias que a decompõem. Esse lixo decomposto deve ser retirado do local por caminhões limpa-fossas e levado até os aterros sanitários. 

É possível também você fazer esse trabalho, mas as dificuldades são grandes, sendo sempre melhor optar por uma empresa especializada. Geralmente as fossas sépticas não ficam muito longe das casas.

Para não haver muitos gastos com as tubulações. Mas também não ficam muito perto para evitar o mau cheiro. O recomendado é uma distância de mais ou menos 4 metros, saindo em linha reta do lado do banheiro.

Para evitar curvas nas canalizações. Elas precisam ser construídas no mínimo a trinta metros de distância de qualquer fonte de captação de água como poços e cisternas, para evitar contaminações.

E assegura a qualidade da água. E precisam estar em um nível mais baixo do que o resto do terreno. Levando em conta essas características comuns a toda fossa séptica, analise o terreno de sua casa a procura.

Do possível lugar onde ela pode ter sido instalada. Outra forma de como descobrir onde está a fossa séptica da sua casa é ir até a prefeitura de sua cidade e pedir cópias dos registros de sua propriedade. 

Geralmente os registros de propriedade, os projetos e as licenças de construção de sua residência vão mostrar se a casa tem ou já teve uma fossa séptica e também a localização dela.


Como localizar esgoto na parte externa da casa?

Uma das maiores dores de cabeça que os proprietários de imóvel podem enfrentar é quando a tabulação da propriedade apresenta problema. Identificar onde está a linha de encanamento que leva os resíduos.

Até a rede de esgoto não é uma tarefa tão simples se a construção não foi realizada pelo dono ou caso o imóvel tenha sido comprado recentemente. Para te ajudar a se livrar desse mal, nós, da limpa fossa porto alegre 24horas.

Tenha em mãos o desenho de sua residência, normalmente, o departamento de planejamento urbano de seu município dispõe desse documento juntamente com as licenças adquiridas na época da construção. 

Com ele em mãos, é possível identificar as linhas de tubulação de sua residência. Caso a primeira opção não funcione, ao identificar um problema na tabulação, não saia quebrando tudo. Contrate um encanador profissional.

Que poderá realizar um mapeamento do imóvel, ajudando você a adotar a melhor medida. Você também pode tentar identificar por onde passa a tabulação, porém, essa não é uma tarefa tão simples. Para iniciar.

Localize a válvula de acesso, geralmente localizada próximo ao banheiro, no nível do solo. Após encontra-la, retire a tampa com um alicate e insira uma sonda de encanamento na tabulação. Acompanhe os movimentos da sonda.

Isso dará você uma boa noção onde se encontra a rede de encanamento de sua casa. Seguindo esses passos, você pode se livrar de uma dor de cabeça e tanto. Antes de realizar qualquer procedimento.

Pense nos custos que você pode ter caso encontre esse problema pela frente. Por isso, recomendamos que consulte um profissional para te auxiliar e apresentar a melhor solução.


Como encontrar uma fossa séptica no jardim

Quando se precisa encontrar a fossa séptica, você pode ter um pouco de problema. Há alguns diferentes meios de localizá-la em seu quintal. O mais importante é se manter focado e entender se a primeira tentativa falhar. 

Com um pouco de paciência e os conhecimentos certos, você pode localizar sua fossa séptica.


Passo 1

Chame o escritório de zoneamento de sua região. Muitos locais mantêm registros que podem incluir a localização de sua fossa.


Passo 2

Estude os registros se encontrar algum. O registro dará a localização aproximada de sua fossa séptica.


Passo 3

Descubra qual empresa instalou seu sistema séptico. Se puder saber o nome dela, você poderá descobrir o local da fossa. A maioria das empresas mantém registros detalhados de instalação e localização das fossas sépticas.


Passo 4

Caso não possa encontrar registros da fossa, descubra onde o sistema de esgoto de sua casa sai. Ele pode ser localizado em porões, forros ou na lavanderia e deve ser o ralo mais baixo de sua casa.


Passo 5

Vá até a parte externa de sua casa aproximadamente onde o cano sai. Utilizando uma haste metálica de 0,5 a 1 cm, comece a pressionar vários pontos onde a fundação encontra o cano.


Passo 6

Ande alguns passos e comece a pressionar novamente, até encontrar a próxima peça de cano. Continue o processo até encontrar a fossa séptica. Normalmente será a três a seis metros de distância da casa principal.


Passo 7

Determine o tamanho e formato aproximado da fossa usando a haste. Uma vez que tenha determinado isso, você poderá começar a cavar perto do centro da fossa.