Como desentupir cano com gordura?

Como desentupir cano com gordura?

Como desentupir cano com gordura? a maior parte dos entupimentos é causado por gorduras e acontece devido ao mau descarte do óleo de cozinha. Quando despejado no ralo da pia, forma uma camada gordurosa, que ao endurecer, diminui gradativamente o espaço de passagem para o fluxo de água, bloqueando por completo o escoamento.

A gordura é nociva ao meio ambiente e pode prejudicar toda a rede de esgotos da região e futuramente terá de desentupir cano com gordura. Portanto, é muito importante se livrar desses resíduos rapidamente e se possível, tomar ações para evitar o entupimento.


Como evitar entupimentos?

Evite jogar resíduos sólidos na pia, para que o cano não acumule gordura. Armazene o óleo usado no preparo de comidas e entregue em pontos de coleta adequados. Não jogue na pia ou no vaso sanitário. Faça uma limpeza em seus encanamentos, sempre que possível, jogando água quente uma vez por semana.


Dicas que auxiliam no desentupimento com gordura

Coloque um pouco de detergente no cano entupido. Feche o registro para evitar que mais água passe pelo encanamento. Deixe o detergente agir por alguns minutos e jogue água quente.  Tente usar a pressão da água da mangueira para empurrar a sujeira que acumulou.


Como desentupir cano de esgoto com gordura

Canos entupidos com gordura são os incidentes mais comuns relacionados ao encanamento da cozinha. Isso acontece porque a maioria das pessoas ainda tem o costume de descartar óleo de cozinha pelo ralo. Até mesmo quem tem o costume de jogar o óleo em lugares adequados acaba deixando passar uma vez ou outra.

Esse óleo acaba acumulando dentro dos canos. A gordura e o óleo esfriam e criam uma crosta na parede do encanamento. Após um tempo a passagem de água fica muito apertada para realizar o escoamento correto. Em casos mais graves o cano é completamente fechado pela gordura, causando um grande desconforto.

Além de causar um grande problema para o encanamento e para a caixa de gordura, o óleo de cozinha também é altamente poluente para a água potável. Um litro de óleo é capaz de poluir 20 mil litros de água. Essa é uma verdadeira ameaça para todos os corpos d’água da região.

Infelizmente, apesar do entupimento por gordura ser algo comum, não é tão simples conseguir desentupir esse tipo de obstrução. Geralmente a única forma de resolver esse tipo de obstrução é através de ajuda profissional. Mas como diz o velho ditado: É melhor prevenir do que remediar. 


Saiba como evitar o entupimento do seu cano de esgoto

Nunca jogue nenhum tipo de objeto sólido pelo encanamento. Antes de lavar a louça jogue todo o resto de comida no lixo, nunca pelo ralo. Por menor que seja o resto de comida, ele pode acabar acumulando com outros restos jogados no encanamento e causar uma obstrução difícil de ser removida.

Óleo de cozinha está -proibido- dentro do ralo. Lembre-se que além de causar um grande problema para o seu encanamento, ele também causa grandes transtornos para a natureza e para as companhias de água e tratamento de esgoto.

Para prevenir que os canos sofram algum tipo de obstrução por conta do acúmulo de gordura e evitar de fazer um serviço de desentupir cano com gordura, ferva um litro de água e jogue pelo encanamento. Faça isso pelo menos uma vez por semana.


Como desentupir cano de esgoto com gordura

Como dissemos antes, infelizmente é bem difícil de se livrar de um entupimento causado por gordura, por isso é tão importante prevenir. Mas se você precisa dar um jeito no encanamento entupido por gordura há algumas formas que podem funcionar.

Caso a pia esteja seca e sem água no cano, tente jogar um pouco de detergente. Após alguns minutos jogue água quente dentro do cano para tentar empurrar a obstrução. O detergente quebra as partículas de gordura e pode acabar desobstruindo o caminho.

Água quente com bicarbonato também pode funcionar. Para realizar o desentupimento dessa maneira é preciso jogar bicarbonato dentro do cano e logo depois água quente. Espere a solução agir por alguns minutos e depois jogue mais água para empurrar a obstrução.

Substituir a água quente por suco de limão fervendo pode potencializar o efeito. O bicarbonato de sódio junto com o vinagre também pode resolver a obstrução causada por gordura. Coloque duas colheres de bicarbonato dentro do cano, logo após despeje vinagre dentro do ralo e cubra com um pano.

Espere 25 minutos e despeje água quente dentro do cano. O suco de limão também funciona nesse método. Se a obstrução precisar de um “empurrãozinho” a mais, enfie uma mangueira pelo cano e tente usar a pressão da água para empurrar a gordura.

Estes métodos geralmente funcionam com entupimentos simples causados por gordura. Porém se nenhum deles funcionar é melhor não tentar mais nada e chamar ajuda profissional. O uso de produtos químicos não é recomendado, afinal eles podem causar danos ao encanamento.

Além de apresentarem um grande risco para a integridade física de quem está manuseando o produto. Para a sua segurança e a segurança do seu imóvel, conte com uma empresa especializada.


Chame ajuda profissional

Se o entupimento estiver “teimando” muito para descer, não fique forçando. Forçar muito pode causar a quebra do encanamento. Trocar os canos quebrados é bem mais caro e trabalhoso do que resolver o problema de entupimento.

Para garantir que não haverá problemas futuros em seu encanamento contate uma desentupidora que pode resolver o seu problema de uma vez por todas.

A limpa fossa porto alegre 24horas tem equipes especializadas e treinadas para lidar com qualquer tipo de entupimento. Com equipamentos de alta tecnologia e as melhores técnicas garantimos que você não terá dor de cabeça, além de resolver a obstrução do seu encanamento de verdade.

Entre em contato com a gente e faça um orçamento. Estamos preparados para atender a sua residência, comércio ou empresa.


As 5 melhores dicas para desentupir os canos da sua casa

Algo que toda residência tem um comum é o encanamento e algo que todo encanamento tem em comum são entupimentos. Entupimentos sempre acontecem uma vez ou outra e são até normais em certos níveis. Por ser algo normal e fácil de acontecer, é importante saber como lidar com esse problema.

Há muitas dicas do que fazer, mas nem todas dão certo ou são viáveis no momento. É sempre bom lembrar que a melhor dica para manter o encanamento da sua casa funcionando de forma correta é a prevenção. Procure evitar jogar muitos dejetos pelas pias, ralos e principalmente pela descarga.

Outra boa dica de prevenção é pelo menos a cada 15 dias jogar um pouco de água fervente nos canos para derreter gorduras acumuladas. Esse procedimento garante mais tranquilidade e diminui o tempo entre um entupimento e outro.

Existem várias formas de desentupir o seu encanamento dependendo do problema. Algumas delas podem ser fáceis e descomplicadas enquanto outras podem precisar de um pouquinho de engenhosidade, mas ainda assim podem ser feitas de formas simples.


O que não fazer para desentupir canos

Antes de darmos dicas para desentupir seus canos, vamos começar falando sobre algumas coisas que devem ser evitadas ao tentar resolver o problema de entupimento da pia ou vaso sanitário. O que devemos sempre lembrar é que canos e tubulações são desenhadas para resistir a ação do tempo e de certos produtos.

Mas não são tão resistentes a ação humana, podendo facilmente quebrar se forçados ou batidos. Ao se deparar com um entupimento não tente enfiar cabos de vassoura ou outro objeto rígido que podem rachar ou quebrar os canos. Um cano quebrado exige muito mais trabalho e dinheiro para consertar do que um simples entupimento.

Evite jogar produtos químicos dentro da tubulação, tudo que é jogado dentro do sistema de esgoto vai parar na estação de tratamento e pode prejudicar a qualidade da água e causar danos ao meio ambiente, sem contar que alguns produtos químicos podem danificar os canos.

Apesar de ser uma dica dita como muito efetiva e prática, também evite usar soda cáustica para resolver obstruções no encanamento. A soda cáustica é um químico muito forte que quando não manuseada de forma correta pode causar queimaduras nas mãos e danificar os olhos.

A soda cáustica pode também piorar o problema de obstrução pois pode ocorrer o efeito de saponificação entupindo ainda mais os canos e caixas de coleta.