Como desentupir fossa

Como desentupir fossa

Como desentupir fossa quando os encanamentos de sua casa acabam entupindo normalmente o problema é relacionado com excesso de gordura que se fixa na tubulação.

Existem diversos métodos para proceder ao desentupimento dos canos, entre eles vale citar produtos como Soda Cáustica, Diabo Verde ou mesmo meios mecânicos como arames.

Aqui vou dar duas dicas interessantes de como poderá desentupir fossa e potencializar os efeitos da soda cáustica sobre a gordura que está nos canos, assim tendo maiores chances de conseguir .


Soda cáustica muito forte!

Se seu encanamento está completamente entupido e a água demora horas para passar, ou mesmo nem passa mais, o primeiro passo é deixar que o cano fique sem água (esperar a água baixar ou drenar).

Prepare normalmente a solução para começar a desentupir fossa usando soda cáustica com água quente e despeje no cano a ser desentupido, após isso despeje neste mesmo cano metade da quantidade de água com soda cáustica de vinagre.

É normal que esta solução produza vapores (que podem irritar as vias aéreas) com mau cheiro e também espuma. Não tampe o ralo, é importante que estes gases tenham como sair de seu encanamento.

Este método fará com que toda a gordura que esteja na tubulação seja retirada, cerca de 3 horas depois abra a torneira para deixar a água fluir normalmente.

Este método de desentupir fossa é bastante indicado para casos em que o entupimento ainda não está tão severo ou mesmo para casos em que não pretende produzir mau cheiro no ambiente.

O preparo da soda cáustica neste caso é muito simples, prepare a soda cáustica normalmente, após isso basta acrescentar um pouco de sal na solução, não exagere no sal.


Como Desentupir Fossa

Quando utilizamos métodos caseiros sempre há chances de acabarmos piorando ainda mais a situação com um rompimento parcial dos encanamentos ou descolamento das conexões.

Isso pode provocar vazamento de esgoto que, num primeiro momento será imperceptível. Mas com o passar do tempo o problema se tornará crônico e, em casos extremos.

Poderia até comprometer a estrutura da casa. Por isso, sempre que se deparar com uma obstrução na fossa é recomendável consultar um técnico especializado nesse procedimento de desentupir fossa.


8 dicas para limpar sua fossa

Limpeza de Fossa Doméstica Muitas residências ainda possuem fossas próprias, também chamadas de fossas sépticas, geralmente instaladas em um canto no quintal.

Quem possui uma fossa assim, precisa ficar atento para sua manutenção. Para ajudar, mostramos aqui 8 dicas para limpar sua fossa e garantir o bom funcionamento sem prejudicar o seu cotidiano. 

Vale lembrar que quando o problema é grave ou você não tem as habilidades necessárias nem o tempo, o ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de fossa. 

Elas possuem equipamentos e técnicos que irão fazer a limpeza completa, resolvendo o problema sem agredir o meio ambiente, usando substâncias especiais no processo. 

O risco de fazer sozinho quando há algo mais complicado é o de não saber muito bem onde interferir e piorar a situação. Muitas vezes isso causa a necessidade de trocar toda a tubulação .


Conheça as 8 dicas para limpar sua fossa

1) Se os ralos da casa começam a exalar um mau cheiro é hora de agir. Faça o mesmo se notar que a tampa da fossa ou da caixa de gordura possui alguma infiltração. 

Quem pretende seguir as dicas para limpar sua fossa sozinho deve escolher um dia e um período em que ela não vá receber resíduos. De preferência, use luvas durante todo o processo.

2) O primeiro passo é abrir a fossa para que ela possa “respirar” durante algum tempo – bastam alguns minutos. Atenção: existe gás explosivo acumulado dentro da fossa, por isso.

Nada de fósforos, cigarros ou qualquer tipo de fogo por perto. O aconselhado é abrir e sair de perto por alguns minutos. Por essa mesma razão.

3) Você precisará de uma bomba específica para fluídos, manual, elétrica ou de sucção. Coloque a bomba sobre um carrinho para facilitar o transporte. Também é preciso um local para colocar e transportar e o resíduo retirado.

4) Observe se a fossa possui uma caixa de inspeção ou um tubo específico para limpeza. Encaixe a mangueira da bomba em um desses dois lugares para começar a limpeza e ligue a bomba.


 Veja se o resíduo está sendo armazenado no local correto.

5) Caso você note que os resíduos dentro da fossa estão muito endurecidos, coloque um pouco de água. Use algo apropriado para misturar e amolecer o resíduo. 

Isso facilitará a limpeza e deixará seu trabalho mais fácil.

6) Separe os resíduos retirados da fossa. Eles devem ser encaminhados para um local adequado para receber lixo sanitário.

7) Não retire totalmente os resíduos da fossa. O ideal é deixar aproximadamente 10% cheia para que a fossa possa voltar a trabalhar sem problemas.

8) Ao terminar o trabalho, lave com cuidado todas as peças que foram usadas no processo e deixe a fossa tampada e o local limpo. Lave também suas mãos muito bem.


Desentupimento de fossa o que você precisa saber

O desentupimento de fossa é um procedimento fundamental e importante. Tire as suas dúvidas sobre esse tipo de procedimento! A fossa séptica ainda é um dos principais sistemas de tratamento de esgoto doméstico do Brasil. 

Muitas casas e até mesmo ambientes industriais e comerciais podem contar com fossas de diferentes tipos e tamanhos. Muito presente nas residências de Zona Rural.

As fossas são um sistema caseiro de tratamento de esgoto que não depende dos processos químicos realizados através do sistema de tratamento tradicional que é realizado após a coleta urbana.

A fossa funciona de forma totalmente autossuficiente, em vários processos que, apesar de serem simples, são longes de precários, garantindo o tratamento completo dos dejetos.

Todo esse processo, porém, depende de a fossa séptica ser completamente limpa e ter uma manutenção feita de forma correta. Isso porque, a fossa suja acaba entupimento a tubulação.

Além disso, a sujeira prejudica as bactérias que estão presentes na fossa e realizam o processo biodigestor. Sendo assim, você precisa mantar a fossa limpa e com a manutenção correta.

Com isso em mente, a Desentupidora Esgotecnica está trazendo para os seus clientes este artigo que tem como objetivo falar sobre o que você precisa saber sobre o desentupimento de fossa.


Desentupimento de Fossa

A fossa pode entupir por motivos diferentes, até mesmo obstruções que enroscam em algum dos canos de passagem podem deixar toda a fossa parada. 

Porém, a grande maioria dos casos é causado pela falta de limpeza da fossa séptica.

De forma bem simples, a Fossa Séptica funciona coletando dejetos do esgoto, realizando o processo biodigestor para neutralizar as bactérias nocivas para devolver a água de volta.

A parte sólida, chamada de lodo, fica depositada no fundo da fossa. Com o tempo o lodo vai aumentando e acaba enchendo a fossa, entupimento todos os anos de entrada e saída.

A partir deste momento, a fossa será inutilizada e pode causar muito desconforto. Nesses casos o desentupimento de fossa é essencial para eu o sistema volte a funcionar normalmente.

Os sinais de entupimento da fossa são bem similares ao entupimento de esgoto padrão. O primeiro sinal vai ser a pia do banheiro e o vaso sanitário com uma vazão bem baixa.

Assim que notar que o ralo do banheiro e o vaso estejam com uma baixa vasão de água, é preciso ficar de olho na possibilidade de entupimento da fossa.


Como deve ser feito o desentupimento de fossa?

O desentupimento da fossa é um procedimento delicado e que precisa ser realizado apenas por profissionais da área com experiência e os equipamentos necessários.

 Isso porque a fossa é bastante delicada.

Isso quer dizer que, o sistema não pode sofrer danos para evitar vazamentos (o que leva à contaminação do solo) e também evitar a morte das bactérias anaeróbicas que realizam todo o processo.