Como desentupir o ralo do quintal

Como desentupir o ralo do quintal desentupir o ralo do quintal é um dos serviços principais da Esgotecnica e sabemos a importância de agilidade e experiência nessa área. Os ralos são partes importantes da tubulação de qualquer ambiente, desde residências até empresas e outros ambientes. 

Eles são responsáveis por coletar a água de ambientes e levar para o sistema de esgoto da maneira correta. Entre os vários ralos encontrados em um ambiente, temos o ralo do quintal, que é fundamental para garantir a integridade do ambiente e também garantir a boa convivência no local.

Porém, os ralos estão suscetíveis a ficarem entupidos e quando isso acontece, temos uma série de problemas eu podem acontecer e acabar prejudicando os moradores. A Limpa Fossa Porto Alegre 24 horas entende a importância desses sistemas e por isso oferece aos seus clientes várias opções para desentupir o ralo do quintal.


Ralo do Quintal como evitar o entupimento

O entupimento do ralo do quintal é bem complicado, assim como os ralos em vários outros ambientes. É um problema difícil de ser corrigido de imediato. O problema está justamente no fato de não ser fácil ver qual é, e onde está, a obstrução, o que evita uma ação caseira eficiente e certeira. Por isso.

O mais importante é sempre tentar evitar o entupimento do ralo para não ter que lidar com esses problemas. Para evitar o entupimento, é possível seguir algumas regras básicas e simples que servem para diversos outros pontos:

Nunca jogar nenhum tipo de objeto sólido dentro do ralo, principalmente quando falamos do ralo do quintal. Tenha um protetor para o ralo para evitar que objetos caiam acidentalmente dentro dele. Ao limpar o quintal e usar o ralo, evite que folhas, pedras ou até mesmo areia sejam jogados pele ralo.

É importante coletar esses materiais e deixar apenas que a água caia dentro da tubulação. Essas são recomendações simples, mas que podem fazer bastante diferença na hora de evitar entupimentos e diminuir a necessidade de desentupir o ralo do quintal. Porém, caso você já esteja enfrentando o problema.


Como desentupir o ralo do quintal

O princípio para desentupir o ralo do quintal é o mesmo que de outras partes da tubulação. É necessário aplicar pressão dentro da tubulação para conseguir empurrar a obstrução pelo encanamento, liberando a passagem da água. Caso a obstrução não possa ser empurrada.

Será necessário usar algum objeto para puxar a obstrução e resolver o problema. O problema do ralo do quintal é que ele pode ser entupido por objetos difíceis de serem empurrados. Por isso, recomenda-se não forçar muito o cano. A primeira coisa a se tentar fazer é usar um desentupidor para tentar criar pressão e empurrar a desobstrução.

Outra boa ideia é usar uma mangueira. Basta inserir a mangueira com a torneira aberta pelo cano o ralo e ir empurrando a obstrução aos poucos. Caso encontre alguma resistência forte, não tente forçar muito a mangueira, pois ela pode quebra juntas e conexões. Se o entupimento estiver próximo da entrada do ralo.

É possível usar um arame ou pedaço fino de ferro para fazer um gancho e tentar puxar a obstrução para fora. Esses são alguns dos métodos de desentupir o ralo do quintal mais praticados de forma caseira. Mas, como dissemos, nem sempre é fácil resolver essa situação.

Vale a pena mencionar um detalhe importante, nunca use soda caustica para resolver o desentupimento de ralo. A soda deve ser usada com materiais especificamente orgânicos. Como é mais difícil saber o que causou o entupimento em um ralo de quintal, pode ser que a soda caustica.

Acabe piorando consideravelmente o entupimento nesse tipo de tubulação. O entupimento nessas tubulações também pode ser causado por raízes que acabam quebrando o PVC, por isso é importante ter uma análise da situação antes de tentar alguma solução mais drástica.

Por isso, recomendamos que você contate uma empresa profissional para realizar uma análise do problema e para oferecer a melhor solução possível.


Contando com ajuda profissional

Caso o problema não seja resolvido da forma que indicamos ao longo do texto, o melhor a se fazer é contar com a ajuda de uma empresa profissional para garantir o desentupimento do ralo do quintal com eficiência e agilidade!


Como desentupir ralo aprenda 4 maneiras para acabar com esse problema

Ao morarem sozinhas, é normal que as pessoas tenham pouco tempo para se dedicarem as tarefas domésticas, como limpar a casa, fazer manutenções periódicas e até mesmo como desentupir ralo, por exemplo. O problema é que nem todo mundo sabem como um entupimento pode acontecer.

Como evitar esse tipo de dano e até como perceber os sinais que de que algo está errado.


Como desentupir ralo com água fervente e bicarbonato de sódio?

Um dos jeitos mais simples de desentupir ralos é fazer uma mistura simples com água fervente e bicarbonato de sódio. Você também vai precisar de um pano velho. Utilizado principalmente para desobstruir o entupimento causado por gordura, o primeiro passo desse método é despejar um copo de bicarbonato de sódio dentro do ralo entupido.

Depois disso, pegue o pano velho e tape o ralo por 30 minutos. Esse tempo serve para que a substância aja sobre o que está obstruindo a passagem de água. Passado esse tempo, jogue um copo de água fervente no ralo. Ela que vai diluir a sujeira e fazê-la descer pelo cano. 

Se preferir, você ainda pode adicionar limão à água. Isso potencializa o efeito de limpeza e deixa um cheiro mais agradável.


Vinagre

Indicado para casos mais graves, o vinagre é um bom truque para ser adicionado ao procedimento anterior após usar o bicarbonato. Quando os dois entram em contato, o vinagre e o bicarbonato de sódio geram reação de efervescência, fazendo a gordura do encanamento se desintegrar. 

Depois é só seguir o próximo passo e jogar água normalmente. Uma ressalva para esse truque: antes de utilizar esse método de desentupimento, você deve saber de qual material os canos são compostos, pois, dependendo o tipo, eles podem ser danificados. Alguns canos são projetados somente para a passagem de líquidos.

Não suportando outras substâncias e podendo vir a quebrar ou rachar.


Mangueira ou arame

O uso de uma mangueira ou arame também é uma boa alternativa para desentupir ralos, principalmente os que são localizados em áreas de serviço. Para fazer o desentupimento, a mangueira ou o arame deve ser inserido no ralo após a remoção da tampa. Quando não for mais possível avançar. 

significa que o local do entupimento foi encontrado e, então, você deve torcer o utensílio para que ele gire e funcione como uma broca dentro da tubulação. Nesses casos, é até melhor que seja utilizada uma mangueira, já que, além de poder girá-la, você pode ligá-la para jogar água e facilitar o desentupimento.


Desentupidor manual

Para finalizar, não podemos esquecer o tradicional desentupidor manual. Para utilizá-lo, é necessário deixar a pia com um pouco de água e movimentá-lo para cima e para baixo para que o ralo desentupa. Se possível, faça com que o objeto que estava obstruindo o caminho volte para a pia.

Para que você possa recolhê-lo e não corra o risco de entupir a tubulação novamente.