Como desentupir o tanque de lavar roupas

Como desentupir o tanque de lavar roupas

Como desentupir o tanque de lavar roupas está com o cano da lavanderia entupido ou escoando de forma lenta?Calma, nós podemos te ajudar com isso!

Confira nosso post e descubra como desentupir o tanque de lavar roupas de forma fácil. Atire a primeira pedra quem nunca teve o tanque de lavar roupas entupido, não é mesmo?

Esse é um problema muito recorrente na maioria das casas, visto que o ralo costuma receber uma grande quantidade de pelos e bolinhas de tecido, que se soltam das roupas durante a lavagem.

Além disso, ainda podem receber, acidentalmente, moedas, papéis, entre outros pequenos objetos esquecidos no bolso das roupas.


Como prevenir o entupimento do tanque de lavar roupas?

Alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar o entupimento do seu tanque de lavar roupas, entre eles antes de colocar as roupas na máquina de lavar ou no tanque.

Verifique os bolsos e retire moedas, bala, papéis e quaisquer objetos que podem ir para o ralo. Coloque uma peneirinha de inox no ralo do tanque.

Ela impedirá que os resíduos escoem para a tubulação, dificultando o entupimento. Lembre-se de fazer a limpeza da peneira todas as vezes que lavar roupa, retirando os resíduos acumulados e jogando-os no lixo orgânico.

Se você tem animais de estimação, é possível que costume grudar pelos em sua roupa. Na hora de lavar, procure retirar o máximo desses fios, pois eles também são vilões do entupimento.


Como desentupir o tanque de lavar roupas?

Entupiu, e agora? Mãos à obra! O entupimento do tanque de lavar roupas é ocasionado por resíduos e objetos que impedem a passagem da água. Sabendo disso, a solução é remover os causadores da obstrução.

Em muitos casos, o problema pode ser resolvido de forma simples, apenas com a limpeza do sifão.


Como fazer?

Passo 1: Coloque um balde debaixo do tanque, onde está o sifão, desenrosque-o com cuidado e despeje a água que sair da peça dentro do recipiente.

Passo 2: Ao desenroscar ambas as pontas do sifão, certamente já vão ter diversos resíduos grudados nele, na saída do tanque e da parede.

Retire o máximo que conseguir, se precisar, utilize um arame, virado para cima, como no formato de um anzol, para te ajudar na remoção.

Com os resíduos retirados, limpe as saídas com água e sabão, com a ajuda de uma escova de dente.

Passo 3: Com o sifão limpo, recoloque-o novamente no lugar.

Lembrando que você nunca deve deixar o sifão esticado. O correto é que ele fique ligeiramente curvado, para que sempre fique um pouco de água parada ali e o cheiro do esgoto não retorne ao ambiente.


Fique atento!

Se o sifão já estiver em estado crítico, é melhor não insistir em limpar. Vá até a loja de materiais de construção mais próxima e adquira um novo.

Essas peças costumam ter preços acessíveis, ainda mais se forem dos modelos mais simples. Se a limpeza ou a troca do sifão não for o suficiente, isso significa que o problema já está no encanamento.

Para tentar resolver o problema, você pode utilizar o desentupidor.


Como fazer?

Com o tanque com água, posicione o desentupidor em cima do ralo e faça movimentos para cima e para baixo, de forma que faça pressão. Essa pressão deverá desobstruir o encanamento.


E caso não funcione?

Se após fazer esses procedimentos, o seu problema não for resolvido, é recomendado que você entre em contato com uma desentupidora especializada e solicite uma visita.

Essas empresas contam com equipamentos adequados e profissionais capacitados para solucionar desentupimentos de forma rápida, eficaz e sem comprometer a estrutura do seu encanamento.

Lembrando que em casos de entupimento no tanque de lavar roupa você não deve jogar soda cáustica, na tentativa de desentupir os ralos.

Confira nosso post Usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona? e entenda o porquê.


Como Desentupir Tanque de Lavar Roupas?

Precisar Desentupir Tanque de Lavar Roupas é algo muito normal. Se você usa o tanque regularmente, é natural que as fibras das roupas, botões e moedas se soltem e desçam pelo ralo.

Esses objetos obstruem a passagem da água, causando um entupimento. Agora, vamos ensinar Como Desentupir Tanque de Lavar Roupas.


Como Funciona Desentupimento de Tanque de Lavar Roupas

O Desentupimento de Tanque de Lavar Roupas é diferente do desentupimento de pias de cozinha ou privadas. Antes de tomar uma atitude sobre um cano entupido, é bom averiguar o motivo por trás do entupimento.

O local do entupimento diz muito sobre o tipo de obstrução. Quando o assunto é como desentupir pia de cozinha, a primeira ideia que vem a cabeça é que a obstrução do cano foi causada por acumulo de gordura e restos de comida.

Logo, tentamos desentupir cano dissolvendo a gordura com produtos. Enquanto isso, se você precisa saber como desentupir ralo do banheiro.

o melhor método é limpar o ralo e retirar os restos de cabelo e sabonete que provavelmente se acumularam, causando o entupimento.


Aprenda Como Desentupir Tanque de Lavar Roupas

Como você pode ver, há uma lógica básica por trás dos desentupimentos que podem ser feitos em casa. Basta deduzir quais os motivos mais prováveis que causaram a obstrução.

No caso do desentupimento do Tanque de Lavar Roupas, o motivo lógico para o entupimento são os resíduos deixados pelas próprias roupas lavadas.

Esses resíduos podem ser moedas e notas, pedaços de papel, botões, fones de ouvido e até a própria fibra do tecido, que se solta na lavagem.

Assim como cabelo, pedaços de sabonete e restos de comida, todos esses resíduos se acumulam nos canos. Mas, diferente da gordura, produtos químicos não são capazes de dissolver esses resíduos.

Eles precisam ser retirados manualmente. Para Desentupir Tanque de Lavar Roupas, você deve usar técnicas e equipamentos capazes de retirar os resíduos do cano entupido.

Vamos ensinar passo a passo 3 maneiras diferentes de desentupir Tanque de Lavar Roupas.


Como Desentupir Tanque de Lavar Roupas com Arame

Selecione três pedaços de arame. Trance os três pedaços até formar um “fio” rígido com três pontas.  Forme três ganchos com as pontas, como se fosse um anzol.

Insira o “anzol” cuidadosamente dentro da área obstruída (ex.: sifão do tanque). Com leveza, tente puxar para fora o objeto que está obstruindo o cano.

Dica: Sempre puxe com leveza para não danificar o cano! Se você forçar o anzol, é sinal de que o procedimento não está dando certo. Mantenha a paciência e continue puxando com leveza.


Como Desentupir Tanque de Lavar Roupas com Desentupidor

Encha o tanque com água. Pressione o desentupidor no ralo ou saída de água entupidos. Faça movimentos para cima e para baixo aplicando força. A pressão do ar deverá desobstruir o cano.


Como Desentupir Tanque de Lavar Roupas com Desentupidor

Desenrosque o sifão (cano curvado que se localiza logo abaixo do tanque ou pia). Deixe a água entupida sair e descarte qualquer resíduo.

Limpe o sifão com bastante água e, se possível, uma mangueira. Com cuidado, tente remover os resíduos sem forçar o cano. Dica: Se a limpeza com água não for suficiente para limpar o sifão, experimente utilizar o arame!

Se nenhuma dessas dicas conseguirem desentupir seu Tanque de Lavar Roupas, então é o caso de chamar profissionais.