Como desentupir pia de cozinha

Como desentupir pia de cozinha

Como desentupir pia de cozinha sua pia da cozinha está entupida e você já não sabe mais o que fazer? Confira nosso post e conheça 4 formas de como desentupir pia de cozinha, com ingredientes que você já tem em casa!

Uma pia entupida, ainda mais na cozinha, pode trazer transtorno a toda a família. Nada pior do que começar a lavar a louça e logo perceber que a água suja está se acumulando, não é mesmo?

Isso gera um ambiente não muito higiênico para o preparo de alimentos. Dependendo no nível de entupimento da pia, existem várias formas de liberar o fluxo de água. A maioria das pessoas tenta primeiro com um desentupidor.

Entretanto, para a pia da cozinha, esse método pode não ser o mais eficiente. Por isso, separamos 4 formas de como desentupir pia de cozinha, do mais simples ao mais eficiente. Confira:


Como desentupir pia de cozinha com água e detergente

Um dos principais motivos do entupimento das pias de cozinha é a gordura que desce pelo ralo no dia a dia. Um dos jeitos mais conhecidos de desengordurar é usar o próprio detergente lava-louças.

Basta misturar uma boa quantidade do produto em 5 litros de água quente e ir despejando aos poucos no ralo. É possível também realizar a mistura com sabão em pó, caso prefira.


Refrigerante de cola

Para quem busca uma forma rápida e barata de desentupir a pia, o refrigerante de cola pode ser a solução. Se a situação do entupimento ainda não for muito grave, apenas 2 litros da bebida, despejados lentamente no ralo.

Irão resolver. Isso acontece porque este refrigerante possui uma alta concentração de ácido fosfórico, substância ácida que ajuda a dissolver o que estiver causando o entupimento.


Sal

Esta forma é pouco conhecida, mas também pode liberar o fluxo da sua pia de maneira econômica. A técnica consiste em colocar uma quantidade generosa de sal no ralo e, em seguida, despeje água fervendo e feche com um pano.


Bicarbonato de sódio e vinagre branco

Em situações de entupimentos mais difíceis, recomendamos uma receita que mistura bicarbonato de sódio, vinagre branco e água fervente. O bicarbonato de sódio é levemente básico, enquanto o vinagre é ácido.

Juntos, eles sofrem uma reação efervescente que amolece incrustações e obstruções. Para que este método funcione, coloque uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo, depois adicione meio copo de vinagre e espere efervescer.

Em seguida, adicione meio litro de água quente e aguarde 15 minutos.


Cuidados ao desentupir pia de cozinha

No desespero de resolver o problema, muita gente recorre ao uso de soda cáustica ou outros produtos químicos. Não é recomendado o uso desses agentes, porque são materiais tóxicos e altamente abrasivos.

Que poderão prejudicar a sua tubulação, especialmente se os canos forem de PVC.


Como desentupir pia

Nem todo mundo tem aquela afinidade com lavar a louça, o que faz com que essa seja uma tarefa muitas vezes maçante. Quando a pia entope, então, parece que já não é mais o seu dia.

E quando você vai escovar os dentes e a pia enche? Que atraso! Mas não se preocupe: saiba como desentupir pia com métodos que vão deixar o seu dia bem menos complicado.


Como desentupir pia com bicarbonato

Ingredientes
1 copo de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de vinagre

Pano de prato
Água quente

Passo a passo

Jogue o bicarbonato de sódio dentro do ralo da pia. Coloque, em seguida, o vinagre para começar a reação química. Para evitar retorno de sólidos, tampe o ralo com um pano. Aguarde por 30 minutos.

Despeje água quente em abundância por cima do ralo para ajudar a dissolver as impurezas.


Como desentupir pia com soda cáustica

Ingredientes

1 litro de soda cáustica (cuidado, muito corrosivo!)

Água quente

Passo a passo

Antes de começar o desentupimento da pia, jogue água quente nela. Isso ajuda a evitar que a soda cáustica corroa os canos, além do que está entupindo a pia;

Tomando muito cuidado para não entrar em contato direto com a soda cáustica, despeje-a no ralo. Deixe agir por 5 minutos. Cuidado com possíveis gases que podem sair do ralo, proteja os olhos, boca e nariz.


Como desentupir pia de cozinha rápido

Ingredientes

1 litro de detergente

5 litros de água bem quente

Passo a passo

Misture o detergente e a água. Despeje a mistura aos poucos no ralo até que a água volte a escorrer normalmente.


Como desentupir pia de cozinha com garrafa pet

Ingredientes

1 garrafa pet de 2L

Água morna
Detergente líquido

Passo a passo

Retire a tampa da garrafa pet e a esvazie. Coloque a água morna na pia, de modo que o nível da água fique pelo menos 4 dedos acima do ralo.  Adicione 100 ml de detergente líquido à água da pia.

Aperte a garrafa pet tirando o seu ar interno. Com a garrafa de ponta cabeça, posicione o bico em cima do ralo.  Deixe a água entrar dentro da garrafa pet.

Aperte a garrafa com força para que a água saia e faça pressão dentro da tubulação. Deixe a água entrar novamente dentro da garrafa. Repita o processo até desentupir a pia.


Como desentupir pia com sal

Ingredientes
1 copo de sal
4 litros de água fervendo
Pano de prato

Passo a passo

Coloque o sal dentro do ralo e o aperte bem. Despeje a água fervendo. Tampe o ralo com o pano de prato para dar pressão.  Aguarde 15 min ou até ouvir um barulho, sinal de que a pia foi desentupida


Como desentupir pia cheia de água

Ingredientes

Balde vazio

Luvas

Passo a passo

Posicione o balde diretamente abaixo da saída do ralo. Coloque as luvas para uma melhor higiene.  Desrosqueie o sifão (aquela mangueira sanfonada em baixo da pia) do ralo.

Deixe toda a água e sujeira escorrerem para o balde. Rosqueie novamente o sifão na pia. Descarte o conteúdo do balde. Verifique se a pia está funcionando corretamente.


Como desentupir pia com resto de comida

Ingredientes

Balde de água vazio grande
Luvas
Mangueira de água

Passo a passo

Posicione o balde abaixo da saída do ralo. Coloque as luvas. Retire os restos de comida da pia. Desrosqueie o sifão do ralo. Deixe toda a água e sujeira escorrerem no balde.

Caso ainda ficar restos de comida dentro do ralo, utilize a mangueira de água para empurrá-los para o balde;
Rosqueie novamente o sifão na pia