Como desentupir pia

Como desentupir pia

Como desentupir pia em todo mundo tem aquela afinidade com lavar a louça, o que faz com que essa seja uma tarefa muitas vezes maçante. 

Quando a pia entope, então, parece que já não é mais o seu dia e quando você vai escovar os dentes e a pia enche? Que atraso! Mas não se preocupe: saiba como desentupir pia com métodos que vão deixar o seu dia bem menos complicado.


Como desentupir pia com bicarbonato

Ingredientes

1 copo de bicarbonato de sódio

1/2 xícara de vinagre

Pano de prato

Água quente

Passo a passo

Jogue o bicarbonato de sódio dentro do ralo da pia. Coloque, em seguida, o vinagre para começar a reação química.  Para evitar retorno de sólidos, tampe o ralo com um pano. Aguarde por 30 minutos.

Despeje água quente em abundância por cima do ralo para ajudar a dissolver as impurezas.


Como desentupir pia com soda cáustica

Ingredientes

1 litro de soda cáustica (cuidado, muito corrosivo!)

Água quente

Passo a passo

Antes de começar o desentupimento da pia, jogue água quente nela. Isso ajuda a evitar que a soda cáustica corroa os canos, além do que está entupindo a pia.

Tomando muito cuidado para não entrar em contato direto com a soda cáustica, despeje-a no ralo. Deixe agir por 5 minutos. Cuidado com possíveis gases que podem sair do ralo, proteja os olhos.

Despeje água quente em grande quantidade no ralo.


Como desentupir pia de cozinha rápido

Ingredientes

1 litro de detergente

5 litros de água bem quente

Passo a passo

Misture o detergente e a água. Despeje a mistura aos poucos no ralo até que a água volte a escorrer normalmente.


Como desentupir pia de cozinha com garrafa pet

Ingredientes

1 garrafa pet de 2L

Água morna

Detergente líquido

Passo a passo

Retire a tampa da garrafa pet e a esvazie. Coloque a água morna na pia, de modo que o nível da água fique pelo menos 4 dedos acima do ralo.  Adicione 100 ml de detergente líquido à água da pia. 

Aperte a garrafa pet tirando o seu ar interno. Com a garrafa de ponta cabeça, posicione o bico em cima do ralo.  Deixe a água entrar dentro da garrafa pet. 

Aperte a garrafa com força para que a água saia e faça pressão dentro da tubulação. Deixe a água entrar novamente dentro da garrafa. Repita o processo até desentupir a pia.


Como desentupir pia com sal

Ingredientes

1 copo de sal

4 litros de água fervendo

Pano de prato

Passo a passo

Coloque o sal dentro do ralo e o aperte bem. Despeje a água fervendo.  Tampe o ralo com o pano de prato para dar pressão.  Aguarde 15 min ou até ouvir um barulho, sinal de que a pia foi desentupida.


Como desentupir pia cheia de água

Ingredientes

Balde vazio

Luvas

Passo a passo

Posicione o balde diretamente abaixo da saída do ralo. Coloque as luvas para uma melhor higiene. Desrosqueie o sifão (aquela mangueira sanfonada em baixo da pia) do ralo. 

Deixe toda a água e sujeira escorrerem para o balde. Rosqueie novamente o sifão na pia. Descarte o conteúdo do balde. Verifique se a pia está funcionando corretamente.


Como desentupir pia com resto de comida

Ingredientes

Balde de água vazio grande

Luvas

Mangueira de água

Passo a passo

Posicione o balde abaixo da saída do ralo. Coloque as luvas. Retire os restos de comida da pia. Desrosqueie o sifão do ralo. Deixe toda a água e sujeira escorrerem no balde. 

Caso ainda ficar restos de comida dentro do ralo, utilize a mangueira de água para empurrá-los para o balde. Rosqueie novamente o sifão na pia.


Como desentupir pia com cabelo

Ingredientes

Pinça

Luvas

Passo a passo

Coloque as luvas. Utilizando uma pinça (pode ser de sobrancelha), retire os fios de cabelo acumulados sobre o ralo. Se o escoamento voltar ao normal, sinal que o entupimento era superficial e não voltar, utilize outro método.


Como desentupir pia com refrigerante de cola

Ingredientes

2L de refrigerante de cola

Passo a passo

Despeje o refrigerante de cola (pode ser aquele vencido ou sem gás mesmo) na pia entupida. O refrigerante à base de cola tem ácido fosfórico e consegue dissolver a gordura dos canos.

Então, é só esperar ele descer e pronto!


Como desentupir pia com arame

Ingredientes

Arame ou cabide de metal

Luvas

Passo a passo

Coloque as luvas. Insira o arame (você pode desentortar um cabide de metal que também dá certo) no ralo.  Force o que estiver obstruindo o cano para que a água possa fluir normalmente.

Muito fácil, não é mesmo? Com essas dicas, ficou simples desentupir pia! Você está pronta para encarar o que der e vier, é só escolher a dica mais adequada para o seu problema e colocar em prática.


Como desentupir pia de cozinha 4 dicas valiosas

Pia de cozinha entupida é sinônimo de estresse. Esse é um problema que consegue tirar a alegria de uma família toda. Os grandes vilões para o entupimento das pias de cozinha.

São as camadas de gordura que impedem o fluxo do restante dos líquidos.

Que ficam localizados na caixa de gordura. A caixa de gordura é importante, porque ela impede que entre restos de alimentos e gordura nos sistemas aeróbios e anaeróbios. 

A sua função é impedir que essa gordura chegue até à rede de esgoto. O tamanho da caixa de gordura pode variar de acordo com o tamanho do ambiente.

Mas elas geralmente são feitas de concreto ou de plástico PVC. Restos de alimentos e óleos, que com o passar do tempo se solidificam no interior dos canos.

Também causam o entupimento. Às vezes, o sinal do entupimento inicia aos poucos. Quando você perceber que a água começa a demorar em escoar, já é um alerta de que alguma coisa precisa ser feita.


Ninguém está livre dessa situação, mas é possível evitar.

Evite despejar o óleo usado no preparo de alimentos, no ralo da cozinha. Este tipo de ação pode trazer consequência não só como o entupimento da pia em longo prazo.

Em vez de despejar, coloque em alguns litrões e potes. Depois, leve para espaços de recolhimentos espalhados em sua cidade que fazem esse tipo de coleta.

Faça regularmente a manutenção da caixa de gordura. Você pode chamar o serviço especializado de desentupidora, se quiser. É um serviço de qualidade e você não precisa se preocupar em limpar.

Quando não é feita a limpeza, consequentemente há um escoamento mais lento da água e posteriormente entupimento, além do mau cheiro. Para que isso não aconteça.

Tenha na pia de sua cozinha um filtro que fica na entrada do cano onde flui a água. Esse filtro, vai ajudar para que outros objetos como restos de alimentos. Frutas e folhas não caem direto no cano.

Para impedir que a pia fique com aquele cheiro desagradável, você pode fazer uma solução utilizando água e um pouquinho de água sanitária e fazer a limpeza diariamente. Assim, bactérias e outros fungos ficarão longe.

Agora, se você teve esses cuidados, ou não teve, e sua pia entupiu, abaixo vamos passar quatro dicas valiosas que irão lhe ajudar a desentupir a pia de cozinha.

Qualquer dúvida, sempre chame o serviço de desentupidora especializada que possui profissionais qualificados e os melhores equipamentos para fazer esse tipo de serviço.

E atenção: jamais utilize métodos caseiros como soda cáustica, ou coca cola para fazer a limpeza ou desentupimento da pia de cozinha. Esses métodos podem ou até colocar em risco a sua vida e de sua família.


4 dicas valiosas para desentupir pia de cozinha

Retirar o sifão e fazer a limpeza manual: Essa é uma maneira simples de fazer o desentupimento. Você mesmo pode verificar e fazer. O sifão fica bem na saída da pia e tem o formato de S.

Para fazer isso, você o desenrosca e depois limpa com um pano e esponja. Importante: não se esqueça de colocar um balde embaixo da pia quando desenroscar o sifão.

Desentupidor: O desentupidor pode ser o mais clássico, o moderno, alongado ou bicudo e ainda o de mangueira. Ao fazer sucção, ele liberta o cano dos restos de dejetos que causaram o entupimento.


Desobstruindo os canos

Se já tiver tentado as duas opções acima e não obtiver o resultado, é hora de desobstruir os canos. Primeiro, é importante retirar toda a água acumulada do cano.

Depois, é colocar água sanitária para tentar limpar o cano. Se você achar que não vai dar, não hesite em chamar o serviço de desentupidora especializado.

Despejar água fervente: Essa é uma forma prática. Mas pode ser feita apenas se o caso não for tão grave assim. Basta ferver um pouco de água e despejar diretamente na pia da cozinha.