Como Desentupir Vaso com Soda Caustica

Como Desentupir Vaso com Soda Caustica

Como Desentupir Vaso com Soda Caustica vaso entupido é um problema comum em qualquer residência. Até mesmo papel higiênico pode obstruir a passagem do vaso sanitário, causando o entupimento. Para lidar com isso, muitas pessoas recorrem ao método de como desentupir vaso com soda caustica.

A soda caustica, também conhecida como hidróxido de sódio, é uma base forte que possui componentes químicos capazes de dissolver materiais solúveis. Por isso, é muito usada no desentupimento de vasos sanitários e desentupimento de ralos. Antes de usar a soda caustica, é importante tomar certas medidas de segurança.

 O uso de luvas e óculos de proteção é fundamental, pois ao entrar em contato com a pele, a soda caustica pode deixar queimaduras e até mesmo causar cegueira. O produto deve ser armazenado fora do alcance de crianças e animais. A proximidade com alimentos também é altamente contraindicada.

 Mesmo durante as compras, evite deixar a soda caustica próxima a alimentos ou guardar na mesma sacola.


Como Desentupir Vaso com Soda Caustica Passo a Passo

Compre 250 g de soda caustica. Ferva uma panela de água e reserve. Despeje a soda caustica no vaso sanitário entupido. Despeje a água fervente no vaso sanitário entupido. Deixe agir por uma hora. Contraindicações de Desentupir Vaso com Soda Caustica .Como Desentupir Vaso com Soda Caustica

A soda caustica é um químico extremamente corrosivo e poluente. Como já explicamos acima, o contato com a soda pode causar feridas gravíssimas e irreversíveis. Por isso, ele não deveria ser manuseado sem equipamentos de proteção adequados. Mas os problemas não param por aí. A soda caustica tem um grave impacto ambiental. 

Quando você tenta desentupir vaso com soda caustica, o químico é despejado na rede de esgoto, que eventualmente é levada às estações de tratamento de água e retornada às residências ou aos rios. Mesmo com o tratamento do esgoto, os tóxicos deixados pela soda caustica não são facilmente retirados.

E são esses tóxicos que você está devolvendo para a sua casa. Por fim, um dos principais motivos para não usar a soda caustica é o efeito saponificação. Embora desentupir vaso com soda caustica pareça um dos métodos mais eficazes, o que faz com que as pessoas tenham certa preferência por esse químico.

A mistura da soda caustica com outros resíduos encontrados nos canos pode levar a entupimentos mais graves


Posso usar soda cáustica para desentupir vaso sanitário?

Manter a casa limpa e em ordem é muito prazeroso. O transtorno causado pelo mau cheiro, a impossibilidade de utilizar e o comprometimento de higiene geral do banheiro são apenas algumas das dificuldades que um vaso sanitário entupido pode proporcionar.

Quando ocorre o contratempo de entupir o vaso sanitário muitas são as dicas para dar um jeitinho e conseguir fazer com que o módulo volte a funcionar, porém, dependendo do motivo do entupimento não é tão simples solucionar.


Quando usar soda cáustica para desentupir o vaso sanitário?

A soda cáustica é um produto químico corrosivo que promove o desentupimento das tubulações do vaso sanitário quando o entupimento for causado por material orgânico, como por exemplo:

– descarte de papel;

– excesso de material orgânico;

– resto de alimentos;

– absorventes biodegradáveis;

– lenços biodegradáveis.


Quando não utilizar soda cáustica para desentupir vaso sanitário?

A soda não fará efeito em situações que a obstrução foi causada pelo descarte inapropriado de materiais como: teste de gravidez, cotonete, fio dental, cigarro, preservativos, brinquedos, meias, lenços umedecido, absorventes, plásticos, objetos em geral.


Como desentupir o vaso sanitário usando a soda cáustica?

Para preparar a solução use óculos protetor, luvas e tome cuidado para não inalar ou entrar em contato com o produto. Em um recipiente de plástico com capacidade para 8 litros ou mais coloque 2 litros de água morna. Em seguida acrescente aos poucos cerca de 500 gramas de soda cáustica.

Misture com uma espátula de cabo longo de plástico ou madeira. Após dissolver totalmente despeje devagar no vaso sanitário. Aguarde por cerca de 12 horas para dar descarga. Limpe o vaso sanitário e dê descarga por 5 vezes antes de voltar a utilizá-lo.

Caso não consiga desentupir com esse procedimento, não repita o processo porque a soda cáustica pode desgastar a tubulação e provocar vazamentos. Nesse caso, chame uma desentupidora especializada.


Como desentupir vaso sanitário com Soda Caústica

Como desentupir o vaso sanitário? Vou lhe mostrar uma maneira bastante eficaz para desentupir o vaso sanitário. Uma mistura caseira que pode desentupir o vaso sanitário ou o ralo do chuveiro e fazer com que a água desça normalmente. Mas (atenção) para manusear a soda caustica.

Em contato com a pele pode trazer queimaduras, portanto deve usar luvas, óculos de proteção e tomar bastante cuidado. Você irá utilizar:

Soda cáustica 2 colheres (sopa)

Sal 2 colheres (sopa)

Água 1 balde


Modo de preparar a solução para desentupir o vaso sanitário.

Coloque a soda cáustica e o sal em um balde com água. Misture bem com um pedaço de madeira até a soda cáustica e o sal se dissolverem por inteiro.  Despeje a mistura no vaso sanitário ou no ralo do chuveiro.  Deixe agir durante 30 minutos aproximadamente.

Despeje aos poucos um balde de água fervendo. A água voltará a passar completamente. Deve usar esta forma de desentupir o vaso sanitário ou ralo durante o dia e com as janelas abertas, para que os gases formados possam se dissipar rapidamente ok.


Aprenda 5 jeitos de desentupir o vaso sanitário de forma simples

Todo mundo gosta de manter sua casa limpa e em ordem, não é mesmo?! Mas, às vezes, pequenos imprevistos podem acontecer. E um dos que mais causam preocupação, sem dúvida, é o vaso sanitário entupido. Além de causar mau cheiro, o vaso sanitário entupido compromete a higiene geral do banheiro e ainda o deixa inutilizável.

Mas para que este não seja um motivo de desespero na sua casa, veja abaixo algumas maneiras de desentupir o vaso sanitário, de forma simples e sem sujeiras:


Bata na parte de trás da bacia

Use um sapato, por exemplo, e bata com força na parte traseira da bacia. Claro, sempre com cuidado para não quebrá-la. Muitas vezes isso é o suficiente para resolver casos de entupimentos menores.


Jogue água fervente no vaso

Despeje um balde de água bem quente dentro do vaso sanitário. Provavelmente será necessário usar no mínimo dois baldes para resolver o entupimento. Despeje a água rapidamente, mas sempre tomando cuidado para não se queimar (com a água quente) e nem molhar muito o chão.


Jogue água sanitária no vaso

Uma das primeiras tentativas válidas é jogar um pouco de água sanitária no vaso, esperar cerca de 3 horas e depois dar descarga.


Jogue vinagre e bicarbonato de sódio no vaso

Misture ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre e jogue diretamente no vaso sanitário. Esta é uma solução caseira que muitas vezes traz bons resultados. Porém, se não der certo, você terá que partir para outro método.