Como desentupir vaso em 8 dicas fáceis e sem fazer sujeira!

Como desentupir vaso em 8 dicas fáceis e sem fazer sujeira!

Não sabe como desentupir vaso? Fique tranquilo! A Limpa Fossa Porto Alegre trouxe dicas infalíveis que vão te ajudar a revolver essa questão e deixar o banheiro limpinho!Só quem já viveu o problema de um vaso entupido sabe o quanto esse imprevisto é desagradável. Além do mau cheiro, compromete toda a higiene do banheiro e ainda há o risco de inundar o cômodo.

Nessa hora, é preciso agir rápido para evitar que o inconveniente se torne um problemão e cause estragos na sua casa. Por isso, continue lendo esse post!

Como desentupir vaso? Entenda por que ele entope

Antes de aprender os nossos truques, é bom você entender por que o vaso sanitário entope, até mesmo para evitar que o problema volte a acontecer no futuro.

Geralmente, o problema é de responsabilidade dos próprios usuários do banheiro / moradores da casa. Jogar papel higiênico no vaso, usar pedrinhas sanitárias, nunca dar manutenção ou mesmo ter uma descarga com pouca pressão podem contribuir para entupir o vaso.

As curvas que existem na estrutura do vaso formam barreiras para os objetos sólidos, por isso, nada de descartar lixo, cigarro, ou papel dentro do sanitário. Se o cheiro do papel higiênico de incomoda, opte por lixeiras de tampa com pedal e coloque algumas gotinhas de desinfetante para espantar o mau cheiro.

Veja 4 dicas imperdíveis de como manter seu vaso sanitário sempre limpo.

Aprenda como desentupir o vaso

Agora vamos ao que interessa: dicas infalíveis de como desentupir vaso. Antes de realizar qualquer um dos procedimentos abaixo, lembre-se vestir luvas de borracha para evitar contaminação.

Como desentupir vaso com água sanitária

Nossa primeira dica de como desentupir vaso é usar um produto muito comum na casa das pessoas: a água sanitária. Despeje um pouco no produto no vaso, deixe descansar por aproximadamente 3 horas e dê a descarga.

Como desentupir vaso com água fervente

Pegue uma panela grande – se possível, a maior que tiver na sua casa – e encha com água, deixando no fogo até ferver. Jogue a água quente em um balde, para deixar o procedimento mais seguro, e depois despeje no vaso. Repita o processo, caso seja necessário, e tome cuidado para não se queimar.

Para melhorar o resultado, jogue também detergente, antes da água quente. Ele vai quebrar as moléculas de gordura e facilitar o desentupimento.

Como desentupir vaso com garrafa PET

Para esse método, você vai precisar de uma garrafa PET vazia, um cabo de vassoura e tesoura.

Corte a garrafa no meio, usando a tesoura, deixando a parte do bico com cerca de 1/3 da altura total.
Encaixe a bico da garrafa no cabo da vassoura. Se ficar folgado, ajuste com uma fita isolante.
Agora, é só colocar dentro do vaso e usar como se fosse um desentupidor comum.

Como desentupir vaso com papel filme

Esse truque consiste em vedar a entrada de ar e aumentar a pressão no vaso sanitário. Cubra toda a privada usando papel filme, certificando-se de que não sobrou nenhum espacinho para o ar entrar. Feche a tampa e dê uma descarga de 30 segundos. Você vai criar um vácuo que ajuda a eliminar os casos mais simples de entupimento.

Como desentupir vaso com cabide

Pegue um cabide que não usa mais e corte-o com o auxílio de um alicate, procurando deixá-lo o mais reto possível. Dê preferência a cabide com revestimento de plástico, já que o arame pode danificar a porcelana.

Insira-o dentro do vaso, até chegar ao fundo e vá mexendo em várias direções, para quebrar os dejetos. Agora é só dar a descarga e repetir o procedimento, caso seja necessário.

Como desentupir vaso com vinagre e bicarbonato

Não poderia faltar uma receita com os produtos curinga de toda casa: vinagre e bicarbonato de sódio. Crie uma solução usando meio copo de cada um e jogue dentro do caso. Funciona melhor em casos mais simples de entupimento.

Como desentupir vaso com refrigerante

Compre uma garrafa de 2 L de refrigerante de cola e despeje todo o conteúdo no vaso. Ele vai ajudar a dissolver os dejetos que estão entupindo o vaso. Agora é só acionar a descarga e pronto!

Privada entupida: conheça a solução!

Se você possui um desentupidor próprio para vaso sanitário, usando a ferramenta enquanto dá descargas. Ele funciona melhor se houver muita água dentro da privada.

É uma das formas mais eficientes de desentupir o vaso, mas nem todo mundo possui o desentupidor em casa. O ideal e evitar práticas ruins, como eliminar resíduos e papel no vaso ou usar a descarga de forma inadequada.