Como eliminar o mau cheiro dos canos

Como eliminar o mau cheiro dos canos

Como eliminar o mau cheiro dos canos além de eliminar o mau cheiro dos canos, é fundamental saber o que causa esse problema. Assim poderemos evitá-lo no futuro.

Um dos problemas mais comuns nas residências é a falta de limpeza no encanamento. Eliminar o mau cheiro dos canos é mais fácil do que pensamos.

Mas para isso precisamos nos comprometer a cumprir uma certa rotina de higiene. É claro que os tubos não entopem ou ficam sujos apenas por falta de limpeza.

Já que as atividades diárias os vão manchando e carregando de mofo e outros resíduos. Neste artigo daremos algumas dicas.


Canos e mau cheiro causas

Tanto o encanamento doméstico como o sistema de esgoto podem provocar maus odores. Não importa se você o utiliza muito ou pouco, ele vai acabar entupido e com mau cheiro mais cedo ou mais tarde.

Como primeira medida, você deve verificar por que os canos cheiram mal e, assim, evitar que eles fiquem entupidos novamente:


Uso de sabões e detergentes

Tubos e mau cheiro causas hoje em dia, os produtos de limpeza são muito fortes e contêm uma boa dose de substâncias químicas. Os resíduos de sabões, detergentes e produtos de limpeza vão ficando presos.

Nos canos e com o tempo se decompõe causando maus odores, assim, a melhor maneira de evitá-lo é comprando fórmulas mais naturais, ou usando apenas a quantidade mínima para cada lavagem.


Água parada

Algumas seções dos canos não têm um desague completo, e é assim que a água vai ficando parada. Algumas seções dos canos não têm um desague completo, e é assim que a água vai ficando parada.

Se a isso somarmos o calor, os produtos de limpeza e a comida que passa por ali, é fácil entender por que as bactérias se proliferam e há um mau cheiro.


Degradação dos canos

Devido à umidade, ao mofo e à degradação natural dos materiais com os quais são feitos, os canos vão se deteriorando com o tempo.

Devido à umidade, ao mofo e à degradação natural dos materiais com os quais são feitos, os canos vão se deteriorando com o tempo. Como resultado, a situação se agrava e o mau cheiro é sentido em todo momento.

Talvez seja hora de trocar os canos e colocar alguns mais modernos.


Restos de comida

Os restos de comida são um dos principais motivos pelos quais os canos têm um mau cheiro. Este é um dos principais motivos pelos quais os canos têm um mau cheiro.

Quando lavamos pratos ou cozinhamos, muitos restos de comida vão pelo ralo. Destes, uma boa quantidade não é completamente eliminada e assim acaba obstruindo a passagem da água.

Além disso, entra em decomposição e gera aromas desagradáveis ​​para a cozinha. Algo semelhante acontece no banheiro, mas com o cabelo que cai quando tomamos banho.

Portanto, é essencial colocar filtros de ralos para assim reduzir ao máximo a quantidade de restos orgânicos que apodrecem nas tubulações.


Dicas para eliminar o mau cheiro dos canos

Existem diferentes receitas caseiras que podem ser úteis para eliminar o mau cheiro dos canos e realizar uma limpeza mais profunda desta área tão problemática da casa:


Vinagre branco

Uma receita “de avó” que serve bem para desentupir os canos e eliminar odores desagradáveis. Você precisa de uma xícara de vinagre branco, um copo de água e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Em uma panela, coloque a água e o vinagre branco e aqueça até ferver. Retire do fogo e adicione bicarbonato de sódio. Misture bem e, antes que esfrie, despeje-o na pia, no ralo do chuveiro ou no vaso sanitário.

Para um melhor efeito, não utilize a água em um intervalo de meia hora.


Levedura ou fermento de pão

A levedura pode ajudar contra o mau cheiro em canos uma alternativa caseira muito eficaz, fácil e rápida de usar. Basta despejar uma colher de sopa de fermento na pia à noite e deixar agir até a manhã seguinte.


Café

O café é uma dos produtos mais utilizados ​​quando se trata de maus odores o café é um dos produtos mais utilizados ​​quando se trata de maus odores. E o melhor de tudo é que você vai gastar grãos de café já utilizados​.

Portanto, uma excelente reutilização! Jogue o café pelo ralo e procure não abrir a torneira por algumas horas. Tenha em mente que, às vezes, essas soluções domésticas não são suficientes.

E você precisará contratar uma empresa especializada em limpeza de encanamentos. Eles contam com ferramentas e produtos especiais, utilizados ​​especialmente quando há obstruções ou um grande acúmulo de alimentos.


Formas de tirar o mau cheiro do encanamento

Quando há cheiro de esgoto no banheiro, na cozinha ou outros ambientes da casa, se torna muito difícil fazer qualquer coisa. O odor se transforma em um incômodo gigante e parece que está espalhado por todos os cantos.

Que não há sequer um espaço da casa que ainda não tenha sido contagiado pelo mau cheiro. Isso é um problema muito comum na vida das pessoas.

Primeiro se sente o mau cheiro, difícil de identificar, as pessoas logo pensam que foi algo especifico, coisa da cabeça delas, jogam algum produto de limpeza que ajuda a mascarar o problema por pouco tempo.

Horas depois, o cheiro volta, e, dessa vez, muito pior. A identificação do mau cheiro pode ser uma tarefa extremamente complicada, pois ele pode ser decorrente de uma série de coisas.

Existem muitos motivos que levam ao cheiro de esgoto. Esse cheiro de odor pode ser inflamável, trazer problemas para a saúde, além de ser extremamente desagradável, para você e para as pessoas que recebe em casa.

Porém, há também algo positivo nisso. Geralmente, quando se identifica esse tipo de problema, a sua correção pode ser feita facilmente.


O encanamento é a causa campeã

encanamento em forma de Dentre as muitas causas que podem fazer com que o mau cheiro se espalhe pela casa, o encanamento se destaca. Esse é o motivo dos odores na maioria dos casos.

E para ter uma melhor ideia como esse problema acontece, basta que você entenda algo básico, a forma como o encanamento funciona.

Ao olhar embaixo das pias, sejam as do banheiro, cozinha, lavanderia, etc., se pode perceber que o tubo por onde a água passa tem o formato de um U.

Esse tubo se liga a outro cano, esse bifurcado. Uma de suas extremidades vai de encontro ao esgoto, enquanto outra se liga ao teto, para que entrem gases e ar fresco, assim se desfazendo dos maus cheiros.

Porém, em muitas casas, principalmente em apartamentos, essa extremidade para a entrada de ar não existe. Um tubo sanfonado, também chamado de sifão, é usado, nesses casos.

Para que não seja possível que o mau cheiro retorne para o ralo ou pia em questão. Uma pequena quantidade de água fica no sifão sempre que o sistema de água é desligado.

Essa pequena quantidade é o suficiente para manter os ambientes livres do mau cheiro, ela descarta esses odores de volta para o esgoto. Outros problemas também podem resultar em uma de caixa de gordura suja.

Ou algum resíduo entalado, entupindo os canos (nesse caso, os próprios resíduos já têm um odor desagradável). Os excessos de lavagem também podem resultar em odores.

O resíduo de sabões e detergentes, depois de certo tempo, ocasionam o mau cheiro.


Se livrando dos problemas com o mau cheiro

Como dito anteriormente, não é difícil resolver problemas no encanamento depois de identificá-los. Existem diferentes formas práticas e receitas caseiras para se manter longe dos odores que tanto incomodam.