Como evitar o entupimento dos ralos do seu quintal

Como evitar o entupimento dos ralos do seu quintal

Como evitar o entupimento dos ralos do seu quintal a queda de folhas das árvores, flores, pelos de animais e poeira vinda da rua são as principais causas de entupimentos.

Em tubulações de escoamento de água ou em encanamentos e ralos de áreas externas. Descubra como se prevenir! Por estarem em um ambiente externo e suscetível a esses resíduos.

Os ralos do quintal precisam de uma atenção especial para evitar o entupimento. Apesar de serem orgânicos, esses resíduos levam um tempo para entrar em decomposição.

E enquanto isso não acontece, bloqueiam a passagem de água. Porém, com um pouco de cuidado e manutenção básica é possível evitar o entupimento dos ralos do seu quintal.


Mantenha as folhas longe dos ralos

Quem tem árvore no quintal de casa sabe: as folhas não dão trégua e caem no chão o tempo todo. Após cair, muitas vezes essas folhas acabam sendo levadas pelo vento até os ralos.

O que pode impedir o escoamento da água da chuva e até causar entupimentos. Por isso, é importante que as árvores passem por manutenção, ou seja, podas regulares.

Isso ajuda a evitar o excesso de quedas de folhas, além de deixá-la mais fortes e saudáveis. Assim, fica mais fácil de você conseguir conter a quantidade de folhas e mantê-las longe dos ralos.


Cuidado com os pelos dos pets

Outro resíduo que costuma causar entupimento nos ralos externos são os pelos de animais. Por isso, se seu pet fica no quintal, uma ótima dica para conter os indesejados pelos espalhados pela calçada é a escovação.

Escove semanalmente os pelos do seu cãozinho. Além de ser bom para ele, que ficará livre do excesso de pelos velhos, é bom para você, que não terá esses pelos caindo posteriormente na calçada, nem nos ralos.


Mantenha seu sempre quintal limpo

Procure varrer a calçada diariamente, removendo poeira, pelos, folhas e sujeiras em geral. Assim, quando chover, não existirão muitos resíduos parados no ralo, impedindo a passagem da água, ou pior:

Sendo levados para dentro das tubulações. Nunca jogue a poeira da calçada pelo ralo, pois ela também é uma das principais causas de entupimento.


Limpe os ralos

Limpe os ralos periodicamente, tanto do lado interno, quanto do lado externo. Assim você evita que os resíduos lacrem e bloqueiem a passagem da água.

Mantenha os ralos sempre com telas de proteção, como forma de evitar que as folhas consigam alcançar o interior do ralo e ainda dificultem a entrada de demais resíduos.


Entupiu, e agora?

Com a ajuda de uma mangueira de jardim, você pode utilizar a pressão da água para tentar resolver o problema. Se a situação estiver mais grave, procure a ajuda de um especialista.

As desentupidoras possuem recursos para resolver seu problema de modo rápido e sem quebra-quebra. O hidrojateamento, por exemplo.

É muito utilizado para resolver problemas com entupimento de ralos e tubulações devido a areia/pó, folhas, entre outros resíduos, comumente causados nas áreas externas.


Como evitar entupimentos por folhas no seu quintal

A queda de folhas é uma das maiores causas de entupimentos em tubulações de escoamento de água ou em encanamentos de áreas externas, como dos quintais de casas e empresas.

Apesar de serem orgânicas, as folhas levam um tempo para entrar em decomposição e, enquanto isto não acontece, bloqueiam a passagem de água.

Com um pouco de cuidado e manutenção básica, é possível evitar os entupimentos no quintal. As folhas são fáceis de limpar e podem ser removidas facilmente na maioria das situações.

Então siga bem essas dicas para não sofrer com os entupimentos causados por folhas no quintal!


Não se esqueça da poda de manutenção das árvores

Se você tiver árvores, é indispensável que faça podas de manutenção delas para que não caiam tantas folhas e, além disso, continuem saudáveis e fortes. Porém, nem sempre o entupimento é de folhas que caem dentro do seu quintal.


Faça limpeza de rotina nas calhas

A limpeza da calha é um dos pontos mais importantes para evitar entupimentos com folha. Essa é, na verdade, a manutenção básica pra qualquer sistema de escoamento com calhas.

É importante não apoiar a escada nela pra que não danifique e usar luvas para proteger as mãos.


Preste atenção no ladrão da calha

Prestar atenção no ladrão da calha é importante. Se a água estiver vazando por ele é sinal de que tem algo obstruindo a passagem de água muito provavelmente folhas, se você fizer limpezas rotineiras.

Varra as folhas secas do quintal

As folhas secas que caem no chão podem dar um efeito bem legal na casa quando estão amarelinhas e lindas no outono, mas tem grandes chances de entupir os ralos do quintal.


Limpe as áreas internas e externas dos ralos

As folhas secas que são levadas para o ralo devem ser removidas. Apesar de serem materiais orgânicos e que entrarão em decomposição, elas prejudicarão o sistema de escoamento de água da chuva.


Use telas de proteção em calhas e ralos

Para evitar que as folhas entrem nos ralos ou nos canos das calhas, você pode usar pequenas redes de proteção. Porém, isso não impede que elas atrapalhem o sistema de escoamento de água.


Atenção aos pelos dos animais de estimação

Outra dica de como evitar o entupimento dos ralos do seu quintal, é evitar que pelos de animais de estimação cheguem ao ralo, pois também causa entupimento. Por isso, varra o quintal e escove seu animal.


Desentupimento profissional

Se o entupimento dos ralos do seu quintal já existe procure quem entende do assunto! A limpa fossa porto alegre 24horas realiza serviços de desentupimento de ralos. Entre em contato e peça um orçamento sem compromisso.


Serviços de manutenção e desentupimento

Além de todas essas técnicas que podem ser usadas, muitas empresas, como a limpa fossa porto alegre 24horas , oferecem serviços de manutenção e prevenção que evitam esses problemas e serviço de desentupimento.