Como fazer a limpeza de ralos e pias

Como fazer a limpeza de ralos e pias

Como fazer a limpeza de ralos e pias um dos piores momentos na hora de fazer a faxina de casa é limpar ralos, pias e desentupir tubos de cozinha e banheiro.

Por mais que os moradores tomem cuidado na hora de descartar líquidos, estes podem ainda ter algum elemento sólido que pode entupir as pias. Leia neste artigo como fazer a limpeza de uma forma fácil.

Ralos e pias constantemente ficam entupidos por resíduos sólidos, gordura, óleo, cabelo e pelos. Na hora da limpeza, é preciso estar atento e procurar manter ralos limpos e sem bloqueios para a passagem da água.

A maioria das pessoas acaba utilizando produtos químicos pesados para limpeza de ralos e pias, mas existem soluções caseiras e eficientes, não tóxicas.


Como fazer

Separe meio copo de bicarbonato de sódio, três litros e meio de água quente, uma xícara de vinagre branco e meio limão espremido. Jogue o bicarbonato de sódio pelo ralo.

Depois, misture a xícara de vinagre branco com o meio limão espremido e despeje essa mistura no ralo, sobre o bicarbonato. Espere cinco minutos e coloque a água quente no ralo.

A água vai lavar a mistura, deixando seu ralo limpo. Mas como isso funciona? na limpeza de ralos e pias ? Simples: são reações químicas naturais de produtos que usamos no dia a dia.

E que não agridem tanto o meio ambiente, para onde os dejetos que descartamos são enviados. O bicarbonato de sódio é um composto químico alcalino que vai quebrar as partículas de gordura que existem na tubulação do ralo.

O vinagre é um ácido que facilita a ação do bicarbonato na tubulação. Essa mistura previne os entupimentos, evitando o acúmulo de resíduos.


Como fazer a limpeza de ralos e pias.

Outro cuidado necessário é com a limpeza do sifão, uma peça do encanamento em forma de “U”, que impede que o gás do esgoto retorne pelo ralo da pia.

Ele precisa ser limpo com frequência, pois resíduos se acumulam no ralo da pia, lavatório ou tanque e podem levar ao entupimento da pia do banheiro ou cozinha.

Para limpar o sifão, você precisa primeiro colocar um balde embaixo dele para conter a água. Retire o sifão e limpe-o com um arame dotado de bucha na ponta, retirando a sujeira acumulada.

Depois é só encaixá-lo novamente e verificar se a água está passando sem vazamento. Para o sifão em forma de cotovelo, a diferença na limpeza está em desconectar o copo que fica no fundo e limpá-lo.

Depois basta repetir os outros passos e checar se não há vazamentos. Sempre use luvas de borracha para fazer qualquer procedimento de limpeza em ralos e pias.


Como limpar o ralo do banheiro

Sabe quando aparecem aquelas mosquinhas de banheiro, as chamadas drain fly? Isso é sinal de que está na hora de limpar o ralo do banheiro.

Claro que você não precisa esperar que a criação se instale, o melhor mesmo é fazer uma limpeza periódica, eliminando os resíduos que acabam propiciando a proliferação destes insetos.

Causando mau cheiro e até entupimento. Quando tomamos banho, parte da gordura natural do corpo sai na água e se acumula no ralo em forma de uma geleia que também tem suas bactérias.

Estas, por sua vez, são um alimento perfeito para as larvas das drain fly, principais indicadoras de que a hora de fazer a limpeza do ralo já está até atrasada.

Fazer a limpeza do ralo de forma correta é tão simples que você nem precisa deixar chegar nesse ponto. Veja como limpar o ralo de forma rápida e eficiente!


água e cloro gel

A dica do biomédico Roberto Figueiredo, conhecido em todo o país como Doutor Bactéria, é bastante simples. Ele lembra, entretanto.

Que nos ralos a limpeza deve ser mais profunda pela enorme quantidade de germes e a possibilidade de proliferação de insetos como a drain fly.

O primeiro passo é proteger as mãos com luvas de borracha, dessas próprias para limpeza, e retirar o tampão. Depois providencie uma escova bem comprida de forma que possa esfregar bem o ralo com sabão e água morna.

Agora enxágue abundantemente com água bem quente. Para garantir que está bem limpinho, finalize jogando uma solução composta por um copo com água e um copo com Vim Cloro Gel.

Pronto! Se você fizer esse procedimento uma vez por mês as mosquinhas de banheiro desaparecerão. Mas se a família for grande e o banheiro tiver muito movimento, repita o processo a cada 15 ou 20 dias.


Vinagre e bicarbonato também dão resultado

Além da gordura natural do corpo que, literalmente, vai por água a baixo, o ralo também recebe restos de sabonete, fios de cabelo e pelos do corpo.

Que podem se solidificar e entupir o local com bastante facilidade. Para evitar que isso aconteça, você pode usar soluções ecoeficientes como esta:

Jogue ½ copo de bicarbonato de sódio no ralo. Depois misture ½ limão espremido em 1 xícara de vinagre branco e jogue no ralo, por cima do bicarbonato de sódio.

Espere por cerca de 5 minutos até a mistura fazer efeito. Por fim, jogue 3,5 litros de água quente, para lavar tudo e deixar o ralo completamente limpo.


Dicas para desentupir o ralo da pia do banheiro e da cozinha

Quem não fica nervoso quando ao tomar banho, percebe que o ralo está entupido e começa a formar uma mini piscina no Box? E o ralo da pia da cozinha que depois de lavada a louça, a água insiste em não descer?


Desentupir ralo banheiro

Essas situações são contratempos chatos e muitas vezes inesperados, que muitas vezes nos deixam em uma situação difícil e sem saber o que fazer. Mas antes de chamar um serviço profissional, existe outra solução?

Em geral sim. Alguns produtos que temos em casa, são eficientes para desobstruir todo tipo de encanamento e fazer com que o ralo funcione direitinho, porém alguns.

produtos encontrados em mercados nem sempre são a melhor opção e pode até causar situações mais graves.

Para saber mais, confira neste artigo algumas dicas para desentupir o ralo da pia dos banheiros e cozinha com produtos que se encontram em qualquer cozinha e quais os menos indicados e a hora exata para uma desentupidora.

Produtos e equipamentos simples para desentupir ralos e pias


Bicarbonato de sódio

Conhecido por seu poder corrosivo, o Bicarbonato de sódio é um compostos químicos indicado para vários fins abrasivos como branqueamento de superfícies.

E até combate da acidez estomacal, sendo muito eficiente para limpeza de encanamentos. Por sua ação alcalina é um importante corrosivo natural e pode ser usado com outros.

Produtos caseiros para intensificar esse poder abrasivo. Junto com o bicarbonato, sal de cozinha pode ser colocado no ralo e potencializado com água quente para limpeza regular.

Um receita básica é jogar um pouco de bicarbonato com vinagre e água quente nas tubulações e deixar agir, colocando mais água quente e testando com água fria para garantir o escoamento da água.


Com água quente/fervente

A água quente ou fervente é usada geralmente com o bicarbonato para limpar e desobstruir encanamentos, mas sozinha ela pode ser uma forma de prevenir vazamentos, já que o calor derrete sujeira e gordura pelo caminho.

Para ser eficiente, principalmente contra gordura, use um pouco de detergente na água que ele quebrará as moléculas de gordura.

Apenas tome cuidado com a temperatura da água, pois em estado de ebulição, o encanamento de pvc pode não suportar, já que foi feito para aguentar até 45 graus. Fique esperto!


Desentupidor de pia

O desentupidor de pia é um objeto de uso comum em residências e serve para desobstruir encanamentos através da sucção.

A pressão colocada e processo de retirada, faz com que o que estiver obstruindo saia do lugar e abra caminho para água passar livremente.


Com mangueira

A mangueira é uma outra opção para quando os ralos da cozinha e banheiro estão bem sujos. Como se fosse um aparelho de hidrojateamento.

Muito usado em desentupidoras, a mangueira pode desobstruir os encanamentos desde que a pressão da água esteja forte para remover a sujeira impregnada.


Com arame

Com um arame, é possível fazer uma limpeza total no ralo, pelo menos superficialmente e evitar que mais lixo caia na rede de esgoto.

A dica é pegar um arame firme, de tamanho médio e com uma ponta dobrável e virá-la até formar um anzol.Depois é só colocar no ralo e ir puxando desde fios de cabelo até fios dental.

Restos de sabonete e até papel, além de restos de alimentos, quando na pia da cozinha. O arame pode não ir muito fundo, mas consegue fazer uma boa limpeza visível e ajudar a amenizar o problema de sujeira no encanamento.