Como funciona a fossa séptica e a limpeza de fossa?

Como funciona a fossa séptica e a limpeza de fossa

Nos tempos modernos, o esgoto e doenças a ele associadas já não assustam tanto. A menos que haja algum tipo de entupimento, tudo parece funcionar como mágica. É só puxar a descarga ou girar um registro que toda a sujeira some da nossa vista.

Porém, além de onde nossos olhos podem ver, muita coisa acontece para garantir a salubridade do nosso ambiente. E hoje vamos olhar mais de perto para componentes primordiais do saneamento no nosso país: a fossa séptica e a limpeza de fossa.

A fossa séptica

Para boa parte dos brasileiros, a fossa séptica é o único sistema de tratamento de esgoto disponível. Se trata de um dispositivo bem simples: um tanque enterrado fora de casa, para onde converge todo o esgoto da residência. A água suja da máquina de lavar, do vaso sanitário, da pia da cozinha… tudo se mistura e se encontra na fossa. Mas quando chega lá, começa a haver uma separação dos dejetos.

As partículas de matérias mais pesadas vão para o fundo e forma o que é chamado de lodo. No topo, fica a gordura, óleo e proteínas que formam uma camada flutuante, também chamada de escuma. No meio, fica um líquido relativamente limpo que é o efluente da fossa.

As fossas são projetadas para que somente o efluente saia e seja disposto abaixo do solo. Como ele já foi bastante degradado, ele consegue ser filtrado. E como ainda existe material orgânico, ele age como um fertilizador. Por isso, muitas vezes o solo em volta da fossa é mais saudável.

Limpeza de fossa

Mesmo com um modo de ação tão simples, as fossas requerem monitoramento constante para evitar dores de cabeças. Se você for esperar que um problema na fossa se torne evidente, já poderá ser tarde demais para uma solução simples. Consertar ou substituir uma fossa é algo muito trabalhoso e que custa bastante. Já fazer a manutenção e a limpeza de fossa, é barato, rápido e evita problemas.

Ainda que a fossa esteja com o ecossistema microbial funcionando bem e tratando o efluente, o lodo e a escuma vão se acumular com o tempo e será necessário fazer a retirada destes resíduos através de um limpa fossa. É difícil saber a hora certa de tomar esta ação, o importante é estar de olho no volume da fossa e realizá-la preventivamente de tempos em tempos.

Sem o esgotamento, a fossa pode transbordar, muitas vezes fazendo com que o esgoto volte pelo vaso e fazendo com que efluente não tratado sai para o solo. Isso atrai pragas, contamina lençóis freáticos e provoca doenças. Para realizar a limpeza de fossa é preciso contratar uma empresa especializada. Este é um trabalho que requer muito conhecimento técnico e equipamentos especiais. Portanto, não deve ser feito por amadores.

Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas

O serviço de limpeza de fossa requer profissionais treinados, caminhões limpa fossa de última geração e uma empresa legalizada que dê a destinação correta para os resíduos retirados. A Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas se destaca em todos estes quesitos. Com mais de 38 anos de tradição, nossos funcionários agem com eficiência e apuro técnico, além de buscarem sempre a excelência no atendimento.

Loading

Visited 70 times, 1 visit(s) today
Como funciona a fossa séptica e a limpeza de fossa?
× WhatsApp 99556-4343