Como funciona o serviço de desentupimento de fossa?

Como funciona o serviço de desentupimento de fossa?

Como funciona o serviço de desentupimento de fossa? o serviço de desentupidora de fossas é um dos mais comuns, seja quando falamos de empresas ou de áreas residenciais.

Esses sistemas servem para tratamento do esgoto e recebem grande volume de resíduos e, por isso, precisam de manutenção periódica. As fossas sépticas, portanto, realizam um tratamento inicial do esgoto.

Elas constituem no primeiro lugar em que os resíduos chegam e iniciam o processo de separação dos dejetos. Entenda por que é necessário o serviço de desentupidora de fossa.


Quando a fossa séptica entope

Qualquer sistema de esgoto pode acabar tendo o mesmo problema: o entupimento. Desse modo, com as fossas não é diferente do que seria com as pias e os ralos, por exemplo. Todos eles com o mesmo dano em potencial.

O fato de entupir não significa que houve má utilização da fossa. Pelo contrário, pode ter acontecido simplesmente porque por ali passa um grande volume de resíduos e, com o tempo, pode acabar gerando problemas.

O serviço de desentupidora de fossa tem como alvo justamente remediar isto. Seja para acabar com o entupimento ou para realizar manutenções periódicas. 

Ele é necessário para evitar danos maiores às tubulações e à saúde da população.


Como funciona a desentupidora de fossa

Se o caso for o do pior cenário possível, isto é, da fossa séptica ter entupido, é necessário um serviço de desentupidora de fossa. Salientamos, novamente.

Que a nossa experiência na limpa fossa porto alegre 24horas garante que a prevenir é o melhor. Ainda assim, é possível acabar com o problema caso tenha ocorrido.

O serviço mais indicado, neste caso, é o de sucção à vácuo, realizado por um caminhão da limpa fossa porto alegre 24horas. Ele retira da fossa o que está causando o entupimento. 

Em seguida, leva para descarte num local apropriado, sem danos ao meio ambiente.


Serviço de limpa fossa entenda como funciona e quando contratar

Você conhece ou já precisou do serviço de limpa fossa alguma vez? Confira o post desta semana e entenda como ele funciona e quando contratar para não passar sufoco.

As fossas sépticas são uma unidade de tratamento primário para o esgoto doméstico e também costumam ser encontradas em residências mais distantes da cidade ou de zona rural.

Onde não tem o sistema de tratamento de esgoto. Se você é daqueles que gosta de curtir os feriadões nas cidades litorâneas, certamente já deve ter se deparado com problemas de fossa. 

Isso porque, diversos desses municípios não têm sistema de tratamento de esgoto e utilizam o sistema de fossa para o escoamento do esgoto. O sistema funciona perfeitamente para os moradores locais.

Porém, ao chegar a temporada e a cidade lotar de veranistas, aí é que os problemas começam acontecer.


Como funciona o serviço de limpa fossa?

Você entra em contato com uma desentupidora especializada, que envia seus profissionais até o local, acompanhados do caminhão equipado com reservatório e equipamentos necessários. 

Com a ajuda de um caminhão e mangueira, é feita a sucção a vácuo dos dejetos, desobstruindo a passagem dos canos e limpando a fossa. O conteúdo coletado da fossa precisa ser descartado corretamente.

Para não colocar em risco a saúde das pessoas e o meio ambiente. Por isso, ao contratar a empresa, verifique se ela realiza o descarte correto dos resíduos e se possui esse certificado de destinação.


Quando contratar?

Por questões de saúde e higiene, é de extrema importância que a limpeza de fossa seja feita ao menos uma vez por ano. Isso contribui para o bom funcionamento do sistema e evita que aconteçam entupimentos.

E consequentemente, dores de cabeça com transbordamento de fossa, mau cheiro e contaminação do solo.


Como escolher uma empresa de limpa fossa?

Confira algumas dicas que separamos para você acertar na contratação da empresa de limpa fossa:

Desentupidora responsável: as empresas especializadas em manutenção e limpeza de fossas devem seguir as normas NBR 13969 e NBR 7229, que determinam a maneira correta da realização do serviço e do descarte desses efluentes. 

Essas normas existem para tentar diminuir o impacto que esses resíduos podem causar no meio ambiente, por isso, antes da contratação, verifique se a empresa respeita essas normas.

Experiência: para realizar o desentupimento ou manutenção de uma fossa, é preciso contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e saiba como realizar os procedimentos.

 para manter correto funcionamento desse sistema, sem prejudicar o meio ambiente. Garantia: certifique-se de que a empresa contratada oferece garantia no serviço prestado, isso é fundamental.

Desentupidora 24 horas: imprevistos não marcam hora para acontecer, não é mesmo? Por isso, contrate uma desentupidora 24 horas. 

Assim você fica mais tranquilo, sabendo que pode contar com ela a qualquer hora do dia e da noite.


Cuidados e manutenção com as fossas

A fossa séptica precisa ser construída de forma circular ou retangular. Quando a fossa estiver cheia, isto indica que é o momento ideal para a sua limpeza. 

Evitar qualquer equipamento pesado próximo ao local. Cuidado para todo tipo de material, objeto jogado nos ralos e pias, pois estes podem entupir os canos. 

Quanto entupir, usar água fervente e não soda cáustica. Uma atenção também, antes de contratar uma empresa de limpa fossa, pois há muitas empresas que sequer possuem a licença e o cadastro na Cetesb.

Antes de contratar, verifique e pesquise. É importante que a empresa possua uma excelente estrutura, bem como os melhores equipamentos para o desentupimento.

Além-claro de profissionais capacitados e qualificados em fazer esse tipo de serviço.


Como fazer a limpeza da fossa

O procedimento deve ser realizado em um dia que a fossa não receba nenhum tipo de resíduo. A tampa deve ser aberta e a fossa deve respirar por alguns minutos .

Não acenda nenhum tipo de fósforo ou isqueiro nessa etapa, pois os gases ali confinados podem ser inflamáveis. O carrinho sobre o qual se encontra a bomba diafragma para fluídos deve ser levado até a fossa. 

A bomba deve ser de sucção, manual ou elétrica. O mangote deve ser introduzido diretamente na caixa de inspeção da fossa (ou no tubo de limpeza se esse for o caso).

Os resíduos retirados devem ser encaminhados para secagem ou para um carro-tanque especializado, que dará o destino adequado perante os procedimentos sanitários corretos.

Se os resíduos ficarem rígidos, pode ser adicionada uma quantidade de água e algumas agitadas resolverão o problema.

NUNCA deve ser retirado todo o resíduo da fossa, pois isso dificulta a reiniciação do processo de trabalho da fossa, por isso recomenda-se deixar aproximadamente 10% da quantidade original de resíduos.