Como funciona o serviço de limpa fossa?

Como funciona o serviço de limpa fossa?

O serviço de desentupidora de fossa é um dos mais comuns, seja quando falamos de empresas ou de áreas residenciais. Esses sistemas servem para tratamento do esgoto e recebem grande volume de resíduos e, por isso, precisam de manutenção periódica.

As fossas sépticas, portanto, realizam um tratamento inicial do esgoto. Elas constituem no primeiro lugar em que os resíduos chegam e iniciam o processo de separação dos dejetos. Entenda por que é necessário o serviço de desentupidora de fossa.


Quando a fossa séptica entope

Qualquer sistema de esgoto pode acabar tendo o mesmo problema: o entupimento. Desse modo, com as fossas não é diferente do que seria com as pias e os ralos, por exemplo. Todos eles com o mesmo dano em potencial.

O fato de entupir não significa que houve má utilização da fossa. Pelo contrário, pode ter acontecido simplesmente porque por ali passa um grande volume de resíduos e, com o tempo, pode acabar gerando problemas.

O serviço de desentupidora de fossa tem como alvo justamente remediar isto. Seja para acabar com o entupimento ou para realizar manutenções periódicas. Ele é necessário para evitar danos maiores às tubulações e à saúde da população.


Como funciona a desentupidora de fossa

Se o caso for o do pior cenário possível, isto é, da fossa séptica ter entupido, é necessário um serviço de desentupidora de fossa. Salientamos, novamente, que a nossa experiência na Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas garante que a prevenir é o melhor. Ainda assim, é possível acabar com o problema caso tenha ocorrido.

O serviço mais indicado, neste caso, é o de sucção à vácuo, realizado por um caminhão da Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas. Ele retira da fossa o que está causando o entupimento. Em seguida, leva para descarte num local apropriado, sem danos ao meio ambiente.


Como são realizados os serviços de limpa fossa?

Saiba porque o serviço de limpa fossa é essencial para a saúde das pessoas, e também evita danos ao meio ambiente. Existem locais onde não possuem tratamento de esgoto, entretanto são utilizadas fossas para a coleta de dejetos do banheiro, da lavanderia e cozinha. Desse modo, é ideal que a população faça constantemente a limpeza de toda estrutura para evitar danos à saúde.

O que é fossa?

É uma escavação, ou tratamento de esgoto simples onde são despejados acúmulos de dejetos de residências não servidas por rede de esgoto. Geralmente, as fossas são encontradas em regiões muito pobres, ou em áreas nobres afastadas do centro da cidade.


 

Tipos de Fossas

Normalmente há dois tipos de fossas que são utilizadas, uma delas é a fossa séptica, é a mais indicada por ser uma cavidade de cimento ou bases planejadas para receber, depositar e retirar os resíduos corretamente, evitando assim os riscos de contaminação, em outros casos existe a fossa negra, que é escavada diretamente no solo, contribuindo assim para contaminação do solo e dos seres vivos.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) os proprietários de fossas devem seguir normas específicas para higiene, conforto e segurança dos usuários, ela faz exigências sobre o projeto de execução e manutenção correta das fossas, ainda existe uma Lei sobre o descarte irregular de detritos, onde se trata de crime ambiental que incide sobre o proprietário.


Os riscos que uma fossa pode causar a saúde

As Contaminações através das fossas atingem não só o meio ambiente, como também as pessoas. Esse contato com esgoto e águas poluídas podem trazer doenças fatais para o ser humano, e abrange principalmente em idosos e crianças.

As doenças mais comuns causadas por contaminação são: cólera, hepatite, leptospirose, giardíase, febre tifoide, diarreia e muito mais, essas doenças surgem quando a água ou o esgoto não recebem o devido tratamento, assim quando indivíduo entra em contato com esgoto contaminado, através de enchentes, entupimentos, ou ingestão acidental, há grandes chances de adoecer.


Como realizar a limpeza de fossa corretamente

Como mencionamos anteriormente, as manutenções e serviços de limpa fossa são obrigatórios por lei. A retirada dos detritos devem ser periodicamente, de acordo com a capacidade da fossa, após a retirada dos dejetos, os mesmos devem ser descartados em estações de tratamento onde são efetuados os procedimentos de aniquilação de resíduos, esse trabalho evita contaminação e o mau cheiro do ambiente.

Para realizar corretamente toda a limpeza de uma fossa é preciso muito cuidado e profissionalismo, o mau uso dos equipamentos pode danificar a tubulação, estragar o funcionamento e trazer doenças graves. Afim de evitar maiores danos é de suma importância a presença de uma empresa especializada como a Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas, com profissionais capacitados que atuam há mais de 39 anos no segmento.

Com o sistema de limpa fossa, esse material descartado se torna menos agressivo ao meio ambiente. Sendo assim, a fossa séptica é um tanque impenetrável, com capacidade variável, que acumula os esgotos brutos não tratados, antes de serem lançados numa rede de coleta, como estações de tratamento de esgoto, por exemplo.

Para evitar mau cheiro em fossas sépticas, a instalação não deve ser feita próxima de residências e deve ser projetada ao lado do banheiro, em linha reta, para evitar curvas nas canalizações. Uma observação importante de limpa fossa, é que a fossa séptica deve estar bem longe de poços artesianos, com distância mínima de 30m. A medida é imprescindível para que não haja contaminação da água, se ocorrer algum vazamento.

Para não prejudicar as condições de seu funcionamento, uma fossa séptica não deve receber águas pluviais nem despejos industriais. Deve ser localizada em uma área livre, de fácil acesso para a limpeza periódica (limpa fossa).

As fossas sépticas são necessárias nas residências e essenciais para a melhoria das condições de higiene das populações de zonas rurais e de localidades não servidas por redes de coleta pública de esgotos.

Porém, é preciso deixar claro que o tratamento não é completo, como o realizado em estações de tratamento de esgotos.


Porque é necessário a limpeza – limpa fossa?

A manutenção e a limpeza das fossas sépticas devem ser feitas por empresas de desentupimento. O uso de fossa séptica e limpa fossa é primordial para a contribuição da melhoria das condições de higiene das populações e, consequentemente, para a conservação do meio ambiente.

Traz segurança à residência no sentido de combate às doenças, vermes e endemias como, por exemplo, a cólera. Além de evitar a proliferação de animais em geral, como baratas, ratos e outros insetos que podem prejudicar a saúde humana.

Dessa forma, a limpeza de esgotos e fossas sépticas (limpa fossa) evita alguns problemas graves à saúde, já que muitas infecções ocorrem pelo contato com águas de esgotos contaminadas. Adotar esse procedimento impede o lançamento dos dejetos humanos em rios ou mesmo diretamente no solo.

Sendo também fundamental para a preservação do meio ambiente. Outro detalhe importante é que deve seita a retirada de águas e lamas das fossas com regularidade. Isso é importante para manter limpeza do local.

A importância da contratação de uma empresa especializada (desentupidora) para a execução do serviço de limpa fossa é outro ponto relevante, visto que algumas fossas são repositórios de gorduras ou caixa de águas. Dessa forma, são necessários equipamentos e ferramentas adequados para fazer a sucção dos dejetos orgânicos depositados.

Ao contratar um serviço de limpa fossa é fundamental analisar a certificação da empresa, que deve ser especializada no segmento.


Essa é uma pergunta comum, que se repete várias vezes.. Afinal, quem paga a limpeza da fossa, o inquilino ou o proprietário?

Sabemos que as fossas sépticas são importantes para aqueles locais que não contam com sistema de esgoto. Talvez pode até não parecer, mas esses sistemas são sim muito populares e podem estar presentes até em grandes cidades.

Isso é comum com os imóveis alugados. Muitas casas e prédios comerciais alugados podem apresentar fossas sépticas como a opção para tratamento de esgoto. Alguns condomínios também utilizam desse sistema.

Vamos agora analisar alguns fatores importantes e estar bem conversados entre as partes. Nós da Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas vamos clarear um pouco mais sobre esse assunto e discutir também sobre o funcionamento das fossas sépticas.

Como já mencionamos anteriormente, essa é uma questão um pouco complexa, já que é preciso considerar alguns fatores diferentes. Bom, a primeira coisa a se esclarecer é que de forma comum, o morador é quem deve pagar pela limpeza da fossa, assim como o desentupimento de vasos sanitários. Já que é ele quem faz o uso diariamente.

Porém, nem todos os moradores e donos proprietários entram de acordo em relação a isso e pode haver uma pequena discussão. Nós recomendamos sempre a todos é que esse pequeno detalhe esteja muito bem especificado no contrato para não haver esse problema no futuro. Mesmo que o proprietário assuma a despesa, coloque essa observação no contrato que será assinado por ambas as partes.

Já no caso dos condomínios verticais, as fossas e estações de tratamento são usados por todos e quem deve pagar é a administração do imóvel. Porém, como na maioria dos condomínios, o preço do serviço já está inserido no valor da taxa de condomínio que todos os moradores pagam por mês.

Essas despesas podem ser encaixadas como despesas ordinárias e devem funcionar da mesma forma que contas de água, luz, entre outras.

Nos condomínios horizontais, que é basicamente um bairro fechado, geralmente cada casa conta com uma fossa. Nesses casos, as regras são as mesmas para as casas alugadas, quem deve pagar pela limpeza da fossa são os inquilinos.


 Limpeza de fossas em condomínios, veja algumas dicas

Aproveitando que tocamos no assunto dos condomínios, temos algumas dicas que podem ser bastante importantes. Por exemplo, é preciso limpar mais do que as fossas, é preciso também se preocupar com as colunas de esgoto.

Outra dica que pode funcionar muito bem é o contrato com empresas para realizarem estes serviços. Com um contrato de limpeza anual, ou com qualquer outra frequência desejada, é possível economizar bastante, além de contar com a fossa sempre limpa e para evitar muitos problemas graves causados pelo acúmulo de lodo.

Outra dica fundamental é que a limpeza deve ser sempre realizada por uma empresa profissional e que conta com todos os equipamentos necessários para evitar danos na fossa e problemas para o meio ambiente como um todo.

Lembre-se de sempre contratar quem respeita você e a natureza na hora de realizar a limpeza de fossas sépticas de qualquer tipo de imóvel ou ambiente.


O que mais é responsabilidade do morador?

Além da limpeza de fossa, o morador também tem que arcar com outras partes da manutenção, tais como:

  • Reparo ou troca de torneiras. Recomenda-se que a troca seja de preferência por equipamentos da mesma marca e modelo. Na falta da mesma marca e modelo, é bom colocar torneiras de mesmo padrão.
  • Conserto ou realização da substituição de todo o encanamento externo do imóvel como, cano das louças sanitárias e pias da cozinha e tanque. Assim como a correção de vazamentos.
  • Troca de disjuntores estragados e manutenção do relógio de luz e sua fiação.
  • Troca de tomadas de energia elétrica por outras de mesmo padrão quando estragadas.
  • Troca ou conserto de peças do vaso sanitário. Isso inclui as borrachas de vedação, peças da descarga, parafusos e mais.
  • Troca de vidros quebrados ou trincados.
  • Troca ou conserto de fechaduras externas ou internas no mesmo padrão.
  • Conserto das fechaduras internas e chaves.
  • Troca de cerâmicas ou azulejos que forem lascados, riscados, trincados ou quebrados pelo inquilino.
  • Conserto ou troca do interfone do imóvel e campainha.
  • Conserto da fiação elétrica quando o problema for causado pelo inquilino.

Pronto! Agora você já sabe que o inquilino deve pagar pela limpeza de fossa. A menos que o contrário esteja escrito no contrato de locação. Para realizar um serviço de limpeza de fossa profissional, seguro e de acordo com todas as leis e normas vigentes, conte com a Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas! Atendemos sempre com profissionalismo e rapidez e economia pro seu bolso.