Como limpar caixa de esgoto

Como limpar caixa de esgoto

Como limpar caixa de esgoto conheça aqui a maneira certa de como limpar a caixa de esgoto e fique livre dos riscos de entupimento e transbordamento. A caixa de esgoto, como o próprio nome já sugere.

Comumente originada da pia da cozinha. A água da pia e os esgotos vão juntos para a caixa. Chegando lá, como a esgoto é mais leve, ela flutua, e a água fica embaixo e é escoada para os canos. A caixa de esgoto serve como um filtro, que evita que as substâncias gordurosas acumulem no interior dos canos.

E impede que elas sejam direcionadas ao sistema de caixa de esgoto da cidade. Contudo, para garantir o bom funcionamento da caixa e evitar que esse coletor de esgoto entupa ou transborde, recomenda-se fazer uma limpeza periódica. O tempo de manutenção de limpeza depende do uso e local de instalação da caixa de esgoto.

É aconselhável que seja feita a limpeza a cada seis meses, evitando o acúmulo excessivo de esgoto na caixa, que podem ocasionar transbordamentos e maiores transtornos.  Está sentindo um mau cheiro vindo da tubulação ou propriamente da caixa? A água da pia está demorando mais que o normal para descer?

Verificou o aparecimento de pragas urbanas como ratos e baratas? O prazo para a limpeza periódica já venceu? Fiquem atento, esses podem ser alguns sinais de que já está passando da hora de limpar sua caixa de esgoto.


Como limpar a caixa de esgoto de maneira certa?

Ao digitar no Google “como limpar a caixa de esgoto” aparecerão milhares de resultados para a busca. Porém, muitas dessas formas têm o objetivo de diluir a esgoto que está na caixa, fazendo uso de produtos como cal, por exemplo. Ao despejar a cal na caixa de esgoto suja, a esgoto se mistura com a água e elas seguem juntas para os canos.

Resolvendo momentaneamente (e erroneamente) o problema. Entretanto, com esses procedimentos, o que acaba acontecendo realmente é que a função da caixa de esgoto acaba anulada, pois a pessoa vai jogar a esgoto no sistema de caixa de esgoto da cidade. Outro risco em fazer procedimentos como esse é que esse esgoto acumule pelos cano.


Recorra sempre a uma desentupidora profissional

Não confie a tubulação da sua casa a tutoriais mirabolantes da internet. Quando tiver algum problema com entupimento, recorra sempre a uma desentupidora de confiança. As desentupidoras fazem a limpeza da caixa de esgoto com profissionais especializados, utilizando de ferramentas e produtos apropriados.

Que não afetarão o funcionamento dela, nem prejudicará as tubulações ou o sistema de caixa de esgoto da cidade. Nós, da Limpa Fossa Porto Alegre 24 horas, realizamos a limpeza de caixas de esgoto com um a ajuda de um caminhão, que suga toda sujeira contida nela. Após, fazemos a limpeza com o hidro jato.


Aprenda a limpar a caixa de esgoto e evite entupimentos

A caixa de esgoto é um recipiente que fica entre as linhas de drenagem e as linhas de caixa de esgoto sanitário de um estabelecimento ou de sua casa. É a partir dessa caixa que é possível separar a esgoto e óleos dos alimentos da água que foi utilizada nas lavagens, prevenindo que o caixa de esgoto fique contaminado.

Dessa maneira você deve saber como limpar a caixa de esgoto para que o encanamento funcione perfeitamente. A caixa de esgoto é um recipiente que fica entre as linhas de drenagem e as linhas de caixa de esgoto sanitário de um estabelecimento ou de sua casa. É a partir dessa caixa que é possível separar a esgoto e óleos dos alimentos da água.

Que foi utilizada nas lavagens, prevenindo que o caixa de esgoto fique contaminado. Dessa maneira você deve saber como limpar a caixa de esgoto para que o encanamento funcione perfeitamente. Feitas dos mais variados materiais, as caixas de esgoto recebem toda a água das cozinhas, antes que ele corra para as caixas de esgotos de uma cidade.

Seu principal objetivo é filtrar todo e qualquer esgoto que seja despejada. Para isso existe uma divisão interna, na qual o líquido oleoso fica depositado e água sai pelo lado oposto. Em pontos comerciais e alimentícios de uma cidade, limpar a caixa de esgoto é uma preocupação que sempre deve ser  maior, já que o fluxo de óleos é mais alto.


Preocupações ao limpar a caixa de esgoto

Com a caixa cada vez mais cheia, o acúmulo de esgoto vai criando uma crosta de sujeira, como uma bola, a qual não consegue mais se movimentar pelo cano, causando problemas no mecanismo da caixa e no entupimento do mesmo. Por isso é importante sempre manter a caixa o mais limpa possível.

Fique atento a alguns sinais que o mau funcionamento da caixa apresenta e evite transtornos como, por exemplo, escoamento lento da água, transbordamento da caixa de esgoto, mau cheiro e possíveis infestações por baratas e outro insetos.

– Coloque a caixa de esgoto em linha reta com a pia da cozinha, sendo mais fácil de limpar qualquer cano.
Evite fazer curvas nas tubulações da caixa, por que isso ajuda o entupimento.

– Utilize um sistema de sifão que ajuda a reter a sujeira.
Evite jogar qualquer tipo de óleo de cozinha diretamente na pia, e se possível faça uma coleta seletiva para descartar de forma adequada.

– Evite deixar sobras de comida nos pratos para não deixar o ralo da pia congestionado.

– Faça manutenções de limpeza, o ideal é a cada seis meses.

Existem também alguns mitos sobre como limpar a caixa de esgoto, e alguns produtos que oferecem certa mágica. Não se deixe enganar por isso, e sempre prefira adquirir produtos especializados para não ocasionar estrago e perda de dinheiro ainda maior. Refrigerantes não têm o poder de desentupir pias como muito falado por ai.

A água quente só auxilia na limpeza, a soda cáustica além de ser altamente química, pode corroer seus canos e não limpar as crostas grudadas. Misturas de bicarbonato de sódio e vinagre não é uma bomba milagrosa, e assim como a água quente não tem o poder de desentupir um cano, já que sua composição não é forte o bastante.


Como a limpar a caixa de esgoto

Agora que você já sabe que a caixa de esgoto é fundamental para o bom funcionamento de qualquer rede de caixa de esgoto, aprenda como manter a manutenção periódica:

– Retire a tampa da caixa de esgoto.

– Separe uma vasilha para colocar a sujeira retirada.

– Use uma luva plástica para retirar a sujeira.

– Caso já esteja entupida, tome cuidado ao tentar desentupir com objetos pontudos.

– Depois de limpar, jogue dentro da caixa cerca de 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente para concluir a limpeza.

Todos os resíduos que você joga nas pias da sua casa vão direto para a caixa de esgoto. Desde os óleos usados na preparação dos alimentos, até os que ficam nas sobras de comida deixadas nos pratos sujos. Fique atento e certifique-se de limpar a caixa de esgotos.