Como limpar caixa de gordura

Como limpar caixa de gordura

Como limpar caixa de gordura a caixa de gordura é um sistema muito importante presente em todas as casas. Esse é um reservatório localizado entre o cano da pia da cozinha e o cano de coleta principal do esgoto. É importante entender que o sistema de esgoto não está preparado para lidar com óleo e gordura.

Ao despejar esses materiais dentro da pia acontece a contaminação de uma grande quantidade de água, além de prejudicar consideravelmente o tratamento realizado pelas empresas de tratamento de água.Além de prejudicar consideravelmente o tratamento de água realizado pela companhia de saneamento da cidade.

O óleo jogado dentro do ralo da pia é um problema grave para qualquer ambiente. A Limpa Fossa Porto Alegre 24 horas realiza o desentupimento de canos e também a limpeza de caixas de gordura. Por isso, estamos trazendo algumas dicas sobre como limpar a caixa de gordura e porque esse sistema é tão importante para o seu encanamento.


O que é a caixa de gordura

O óleo é o grande inimigo dos canos do mundo inteiro. Em países europeus, com sistemas de esgoto da Era Vitoriana atualmente enfrentam problemas graves por causa do óleo jogado dentro das tubulações. Não é diferente aqui no Brasil, o óleo pode acabar criando barreiras em todo o sistema de coleta de esgoto e causar problemas graves. 

Esses problemas vão desde gastos a mais pelas companhias de saneamento até alagamentos por entupimentos. Já no ambiente privado, a gordura e óleo dentro do encanamento pode fechar canos completamente, causando um entupimento bem complicado de ser resolvido e exigindo equipamentos profissionais.

Com isso em mente, a caixa de gordura é nada mais do que um reservatório que impede que gordura entre pelo encanamento principal de esgoto. Esse sistema é tão importante que ele é exigido por lei em qualquer instalação hidráulica. A ideia por trás do funcionamento é bem simples. A caixa de gordura tem um cano de entrada.

E um cano de saída logo abaixo, com uma cobertura. Essa cobertura permite que apenas água entre pelo cano e saída e não a gordura. Com isso, a gordura fica acumulada dentro da caixa e não prejudica o resto do encanamento.


Quando realizar a limpeza de caixa de gordura

Como é de se esperar, a caixa de gordura precisa ser limpa e esvaziada com uma determinada frequência. Com o tempo a gordura acaba enchendo a caixa e evitando a passagem de água.Isso causa transbordamentos e até retorno de água pelos ralos da cozinha. Situação nada agradável.Portanto, assim que notar que a caixa de gordura está ficando cheia.

É hora de realizar uma limpeza e retirar a gordura de entro da caixa. Não existe uma periodicidade correta, afinal cada caixa terá uma capacidade diferente.De forma geral, é recomendado os seguintes períodos:De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns; De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;

De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues


Como limpar a caixa de gordura?

A limpeza da caixa gordura residencial pode ser facilmente feita sem equipamentos profissionais. Aliás, alguns modelos de caixas até possuem sistemas de limpeza fácil, com um cesto especial para a remoção simples da gordura coletada.

Para limpar a caixa de gordura em casa você vai precisar de:

Luvas,

Sacolas de lixo,

Chave de fenda.

Use as luvas para proteger as mãos e abra a tampa da caia de gordura com a chave de fenda. Se ela tiver um cesto de limpeza, basta retirá-lo pela alça e jogar toda a gordura dentro da sacola plástica.Caso não possua o cesto, use as mãos (cobertas com luva) ou algum recipiente para tirar a gordura. Nas caixas de gordura de alvenaria.


Limpeza profissional de caixa de gordura

A limpeza profissional é feita de forma diferente e é indicada para caixas de gordura maiores e que recebem muito fluxo de água ou que estejam em uma situação de entupimento completo.A limpeza profissional é feita através de um tubo de sucção capaz de remover toda a gordura das paredes, do cano de entrada e saída e deixar a caixa livre da sujeira.


Como limpar caixa de gordura SEM ESFORÇO: passo a passo!

Um dos terrores de quem cuida de casa é a caixa de gordura. A gente sabe que ela está ali e que, em algum momento, vamos ter que lidar com toda aquela gordura acumulada. Algumas pessoas, inclusive, nem sabem exatamente para que ela serve. Você já sabe que a Dr. Lava Tudo é especialista em todos os tipos de limpeza.

 Por isso, hoje vamos te ensinar como limpar caixa de gordura para você ver que não é um bicho de sete cabeças!


Como funciona o sistema de caixa de gordura?

A caixa de gordura é, basicamente, um recipiente existente na maioria das casas, apartamentos, lojas e restaurantes, que liga as instalações de água – pia da cozinha, do banheiro, a máquina lava-louça, o ralo do chuveiro ou da banheira – ao sistema de esgoto. É para lá que vai o resíduo de gordura e óleos de quando você lava a louça após cozinhar ou fritar. 

Ou até de quando está tomando banho ou lavando as mãos. Afinal, no corpo humano também temos oleosidade, certo? E é para isso que serve a caixa de gordura. Para transformar os resíduos em blocos de gordura e evitar que eles passem pelo ralo, protegendo a tubulação da sua casa e a rede de esgoto contra entupimentos.


A importância de limpar a caixa de gordura

Justamente por formar blocos de gordura com os resíduos que descem pelo ralo, em um certo momento a caixa de gordura ficará cheia, podendo chegar a transbordar, e com a tubulação obstruída. Isso pode entupir a fossa ou, até mesmo, a rede de esgoto da sua rua. Além disso, se a caixa não for limpa frequentemente.

Pode fazer com que o vazamento da sua pia fique muito lento. Sem contar que depois de muito tempo sem uma limpeza, o mau cheiro da caixa fica insuportável e pode atrair baratas e outros insetos!


Quando limpar a caixa de gordura?

A frequência ideal de limpeza da caixa de gordura pode variar. Geralmente, o mais recomendado é:

de 6 e 6 meses, no caso de casas;

a cada 3 meses para apartamentos;

Mensalmente em bares e restaurantes pequenos;

Semanalmente para restaurantes maiores e mais frequentados.

Inclua essa tarefa doméstica no calendário da sua casa e sua caixa de gordura funcionará bem por muito mais tempo! Confira nosso cronograma de limpeza e saiba de quanto em quanto tempo deve limpar os itens da sua casa.


Como saber se a caixa de gordura está entupida?

Como falamos, a caixa de gordura pode acumular resíduos ao longo do tempo e ficar entupida. Mas como saber se isso aconteceu?Existem alguns sinais para identificar esse problema, como: Mau cheiro vindo do ralo; Resíduos voltando na tubulação e saindo pela pia; Fluxo de água mais demorado;Resíduos transbordando pela caixa de gordura.


Tipos de caixa de gordura

Antes de mostrarmos como limpar caixa de gordura, é importante esclarecer que o tempo de limpeza e o bom resultado podem variar conforme o modelo da sua caixa.Em geral, as caixas feitas de PVC (imagem acima) são mais fáceis de limpar. O serviço pode ser feito em 10 minutos, a variar conforme o tamanho da sua caixa.

Mas existem ainda as caixas de alvenaria, sem revestimento. A limpeza, nesse caso, pode levar uma hora ou mais.Isso acontece porque o PVC é liso e impenetrável, fazendo com que a gordura não se acumule e grude nas paredes. Além disso, os encaixes dos canos de sucção são perfeitos, o que facilita também para que a gordura não penetre nos locais errados.