Como limpar fossa

Como limpar fossa

Como limpar fossas Fazer a limpeza de fossa não é uma tarefa simples e prazerosa. Esse serviço requer tempo e paciência e capricho para que fique tudo em ordem.

Já que a limpeza de fossa é um serviço primário de saneamento básico. A melhor sugestão é contratar uma empresa de limpa fossa que faz essa prestação de serviço.

Ela possui os melhores equipamentos e uma equipe qualificada para lidar de acordo com cada tipo de fossa. Além disso, ela vai conseguir tratar todos os dejetos descartados, não poluindo o meio ambiente, como rios.

Lagos ou até a contaminação direta com as pessoas. A limpeza de fossa será feita através de um caminhão. Este caminhão é equipado com bombas de alta pressão.

Depois de feito todo o trabalho, os restos desses dejetos serão depositados em lugares autorizados pela SABESP, para que evite a contaminação com meio ambiente.

A limpa fossa vai prestar o serviço para limpar as fossas sépticas que são as residenciais. As fossas sépticas são responsáveis por receber os resíduos domésticos ou industriais e transformá-los em compostos mais simples.


Quando sei que deve ser feita a limpeza?

Normalmente as pessoas chamam o serviço especializado quando o fossa já apresenta problemas graves. O correto é cuidar regularmente e ficar de olho.

Para saber quando é a hora, se você começar a sentir mau cheiro no ralo e no vaso sanitário, é porque já esta na hora. O mesmo vale, quando for acionar a descarga e ela borbulhar muito, hora de chamar o serviço especializado.

Se verificar, que a tampa da fossa ou da caixa de gordura apresenta infiltração, está na hora. Esses são apenas alguns dos sinais de que você deve contratar o serviço especializado de limpa fossa, legalizada e com as melhores condições.

Fazer esse tipo de limpeza, não é algo simples e rápido. Há muitos casos, em que os próprios moradores pioram a situação e muitas vezes, é necessário trocar toda a tabulação devido a um erro cometido pelo próprio morador.

Não arrisque, contrate um serviço especializado que lhe dará a garantia sobre o serviço prestado e tranquilidade.


Como é feita a limpeza?

Assim que você contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza de sua fossa, primeiramente a empresa de limpa fossa faz a limpeza da fossa séptica e da caixa de gordura.

Depois, serão desobstruídas as redes de esgoto e as galerias pluviais. Após, são removidos os resíduos. Com a bomba de alta pressão é feita a sucção desses resíduos.

Posteriormente, é colocado um adubo orgânico líquido que ficará agindo. A quantidade de vezes que a fossa deverá ser limpa vai variar pelo tamanho da família e o quanto de água é gasto.

Não coloque nada pesado ou próximo à fossa séptica. Evite ter plantas ou árvores próximas à fossa. O mesmo vale para o automóvel, cuidar para não passar em cima da fossa ou até mesmo um caminhão.

Você pode jogar água quente, mas jamais utilize soda cáustica ou outro material doméstico que pode colocar em risco a sua vida e de sua família.
Se acontecer de entupir, logo contrate o serviço de limpa fossa que fará o correto trabalho para a limpeza da fossa.


Como limpar a sua fossa passo a passo

Como Limpar a sua Fossa, inspeções fossa séptica, limpar a sua fossa, O que são fossas sépticas, registo de limpezas fossas, embora o saneamento básico já seja uma realidade na vida de uma percentagem.

Considerável da população portuguesa, ainda nem todas as pessoas têm acesso a esta nova medida assim sendo, pelos mais variados motivos, ainda existe uma quantidade considerável de pessoas que tem fossas sépticas em sua casa.


O que são fossas sépticas

Em primeiro lugar vou explicar-vos o que é isto de fossas sépticas. Este tipo de fossas trata-se um dispositivo de tratamento de esgotos destinado a receber a contribuição residual.

De uma ou mais residências e com capacidade de um tratamento eficiente dos esgotos. As fossas sépticas são câmaras construídas para acumular resíduos domésticos e/ou industriais.

Durante um determinado período de tempo, de forma a transformá-los em compostos mais simples e estáveis.


Como limpar a sua fossa

No entanto, como todos os aparelhos ela precisa de manutenção para que funcione de forma correta. Assim sendo vou deixar aqui algumas dicas para que proceda à limpeza da sua fossa de forma correta.

Escolha um dia/hora em que a fossa não esteja a receber resíduos. Abra a tampa e deixe a fossa respirar durante alguns minutos.

Tenha em atenção que não deve acender fósforos ou cigarros perto desta pois o gás acumulado no interior da fossa é explosivo.

Deve levar para o local um carrinho sobre o qual está montada uma bomba diafragma (para fluídos), de diâmetro de 75 mm a 100 mm. Esta pode ser de sucção, manual ou eléctrica.

Introduzir o mangote directamente na caixa de inspecção (ou no tubo de limpeza caso exista). Os resíduos (lodo) retirados da fossa são encaminhados para um leito de secagem.

Ou para um carro-tanque especial dando-lhe o destino sanitário adequado. Caso os resíduos fiquem endurecidos, deve ser adicionada água e deve-se agitar com um agitador apropriado.

Deve ter em atenção que não deve retirar todo o resíduo de dentro da fossa. Deixe sempre cerca de 10% para que o reiniciar do processo seja mais fácil.

Quando terminar todo o processo, faça a higienização dos equipamentos utilizados e do local.


Faça um registo de limpezas e inspeções da sua fossa séptica

Para que nada seja deixado ao acaso mantenha um registo de limpezas e inspecções da fossa séptica. Esse registo deve ter indicado o nome, morada e telefone dos técnicos/empresa que efectuaram os serviços.

Desta forma será mais fácil se lembrar da próxima limpeza e fica com os seus registos muito mais organizados. 


Dicas a não esquecer aquando as limpezas de fossas

Lembre-se ainda que não deve colocar coisas muito pesadas por cima da fossa séptica. Evite ter plantas de raiz profunda em áreas próximas.

Não é aconselhável que deixe o seu automóvel perto dela devido ao risco de explosão embora seja muito mais reduzido quando a fossa se encontra fechada.

Mantenha a área sobre a fossa sempre limpa. Não deixe que grandes quantidades de água entrem em contacto com a fossa pois caso isso aconteça e a água se infiltre a capacidade de escoação.

Dos resíduos fica consideravelmente reduzida. Prefira água quente para desentupir os canos/ralos a qualquer produto caústico.