Como limpar o ralo do banheiro

Como limpar o ralo do banheiro

Como limpar o ralo do banheiro sabe quando aparecem aquelas mosquinhas de banheiro, as chamadas drain fly? Isso é sinal de que está na hora de limpar o ralo do banheiro.

Claro que você não precisa esperar que a criação se instale, o melhor mesmo é fazer uma limpeza periódica, eliminando os resíduos que acabam propiciando a proliferação destes insetos.

Causando mau cheiro e até entupimento. Quando tomamos banho, parte da gordura natural do corpo sai na água e se acumula no ralo em forma de uma geleia que também tem suas bactérias.

Estas, por sua vez, são um alimento perfeito para as larvas das drain fly, principais indicadoras de que a hora de fazer a limpeza do ralo já está até atrasada.

Para limpar o ralo do banheiro de forma correta é tão simples que você nem precisa deixar chegar nesse ponto. Veja como limpar o ralo de forma rápida e eficiente!


Siga a dica água e cloro gel

A dica do biomédico Roberto Figueiredo, conhecido em todo o país como Doutor Bactéria, é bastante simples. Ele lembra, entretanto. Que nos ralos a limpeza deve ser mais profunda pela enorme quantidade de germes.

O primeiro antes de limpar o ralo do banheiro é proteger as mãos com luvas de borracha, dessas próprias para limpeza, e retirar o tampão. Depois providencie uma escova bem comprida de forma que possa esfregar bem o ralo com sabão e água morna.

Agora enxágue abundantemente com água bem quente. Para garantir que está bem limpinho, finalize jogando uma solução composta por um copo com água e um copo com Vim Cloro Gel.

Pronto! Se você fizer esse procedimento uma vez por mês as mosquinhas de banheiro desaparecerão. Mas se a família for grande e o banheiro tiver muito movimento, repita o processo a cada 15 ou 20 dias.


Vinagre e bicarbonato também dão resultado

Além da gordura natural do corpo que, literalmente, vai por água a baixo, o ralo também recebe restos de sabonete, fios de cabelo e pelos do corpo, que podem se solidificar e entupir o local com bastante facilidade.

Para evitar que isso aconteça, você pode usar soluções ecoeficientes como esta:

Jogue ½ copo de bicarbonato de sódio no ralo. Depois misture ½ limão espremido em 1 xícara de vinagre branco e jogue no ralo, por cima do bicarbonato de sódio.

Espere por cerca de 5 minutos até a mistura fazer efeito. Por fim, jogue 3,5 litros de água quente, para lavar tudo e deixar o ralo completamente limpo.

Como o bicarbonato de sódio é um químico alcalino, ele quebrará as moléculas de gordura já o vinagre, que por sua vez é ácido, fará com que o bicarbonato espume, otimizando a sua ação na tubulação.

A solução pode ser usada periodicamente e, como é ecológica, não poluirá rios e lagoas, preservando o meio ambiente.


Como limpar ralo de banheiro com bicarbonato

Quem é que não gosta de entrar em um banheiro e ele está impecavelmente limpinho e cheiroso? Pois bem, para que isso seja possível, muitas técnicas de limpar o ralo do banheiro passam a fazer parte do dia a dia das pessoas.

Nesse sentido, manter o ralo do banheiro limpinho também pode ser uma tarefa fácil, caso você use o bicarbonato de sódio.

Por incrível que pareça, esse ingrediente possui poderes incríveis quando o assunto está relacionado à limpeza. Para aprender a forma correta de usá-lo, assim como o passo a passo da limpeza do seu ralo de banheiro.

Basta ficar de olho nesse artigo. Ah! lembrando que o bicarbonato de sódio é super fácil de ser encontrado e tem muitos outros benefícios.


Limpando o ralo com bicarbonato de sódio

O vinagre e o bicarbonato clareiam e limpam o ralo. A limpeza do ralo com a utilização do bicarbonato de sódio é muito simples de ser realizada.

Para isso, preste atenção nos produtos que você vai utilizar e a forma de realizar todo o processo.

Ingredientes

¼ de xícara (de chá) de bicarbonato de sódio;
Meia xícara de vinagre branco;
Água quente para finalizar.

Modo de aplicar

O primeiro passo a ser feito é retirar o cabelo que fica grudado no ralo do banheiro. Para evitar o contato direto você pode utilizar um pouco de papel higiênico ou uma bolsa de plástico.

Logo em seguida, pegue o bicarbonato de sódio e coloque na área do ralo. Você pode aplicar sem que seja necessária a retirada da grade que fecha o ralo. Depois, acrescente o vinagre.

Com a colocação do vinagre, você vai perceber que o bicarbonato vai começar a efervescer. Isso é normal, já que os dois ingredientes em contato passam por uma reação química. Deixe agir por 15 minutos.

Passado esse tempo, você vai pegar a água fervente e despejar no ralo. Nesse ponto do processo, você vai precisar ter bastante atenção, já que a água quente pode queimar seu pé ou perna.

Veja também: Como desentupir vaso sanitário com receitas caseiras.


Dica adicional

Se por acaso o seu ralo costuma expelir um mau cheiro, você pode usar o sal para resolver esse problema. Dessa forma, depois de fazer a higienização com o bicarbonato de sódio.

Coloque uma colher (de sopa) de sal no ralo com um pouco de vinagre branco.


O uso do bicarbonato de sódio  em limpar o ralo do banheiro

O bicarbonato de sódio é um sal de caráter básico mais forte. Além de auxiliar a limpeza doméstica, o bicarbonato de sódio trata problemas de saúde.

O bicarbonato de sódio é um ingrediente conhecido por se tratar de um composto sólido, cristalino e branco. Ele é bastante indicado e utilizado para tratar alguns problemas do organismo e auxiliar a limpeza doméstica.

“O bicarbonato de sódio é um sal criado pela combinação de uma base com um ácido. Ele é um sal de caráter básico mais forte, por ser derivado do hidróxido de sódio”, explica o médico Lucas Fustinoni.

No caso do ralo do banheiro, ele está bem suscetível a acumular sujeira, principalmente por estar localizado em uma área exposta a água, resíduos de sabonete e xampu.

Juntos, todos esses elementos propiciam a formação de bactérias. Lembrando também que manter o ralo limpo, seja do piso ou da pia do banheiro, é uma ótima forma de prevenir problemas mais complicados.

Como o próprio entupimento do mesmo. Veja também: Como fazer a higienização correta da pia do banheiro.


Bicarbonato de sódio e o meio ambiente

O bicarbonato de sódio agride menos o meio ambiente do que os produto de limpeza. Por ser um químico alcalino, o bicarbonato é facilmente neutralizado pela água 

O que muita gente pode estar se perguntando é o porquê da utilização do bicarbonato de sódio para desentupir o ralo, se no supermercado, outros produtos podem ser encontrados com facilidade.

A resposta é bem simples. A utilização do bicarbonato de sódio agride menos o meio ambiente do que quando utilizado qualquer outro produto de limpeza.

O bicarbonato de sódio é um químico alcalino, ou seja, facilmente neutralizado pela água. A solução pode ser usada periodicamente, já que ela é ecológica.

Dessa forma, ela não poluirá rios e lagoas, preservando o meio ambiente, ao contrário das inseticidas, detergentes, soda cáustica, entre outros.

Fora isso, ele é indicado pela sua eficácia e custo reduzido. Juntando todas essas vantagens, ele aparece como um dos ingredientes naturais mais utilizados pelas pessoas.


O efeito limpador do bicarbonato de sódio

Se por acaso o que causou o entupimento no ralo do banheiro foi à gordura, o bicarbonato de sódio age quebrando as partículas de gordura, limpando o ralo e também higienizando-o.

Quando combinado com o vinagre branco o efeito é potencializado. “A efervescência que se dá é responsável por matar todos micróbios e bactérias”, enfatiza a especialista em economia doméstica Ana R. Bravo.