Como remover sujeira do vaso sanitário com soluções naturais

Como remover sujeira do vaso sanitário com soluções naturais

Como remover sujeira do vaso sanitário com soluções naturais graças às propriedades de alguns ingredientes caseiros, como o bicarbonato de sódio ou a água oxigenada.

Podemos limpar e desinfetar o nosso vaso sanitário sem recorrer a produtos químicos agressivos. O vaso sanitário é uma dessas áreas da nossa casa que tentamos manter o mais desinfetada possível.

Por razões óbvias, sabemos que é um foco de micróbios, umidade e outros resíduos que, de alguma forma, ficam em sua superfície.

Embora existam muitos produtos químicos que o mantém limpo e livre de odores desagradáveis, às vezes percebemos que isso não é suficiente para evitar a formação de manchas e sujeiras.

Falamos de uma cor amarelada ou marrom que não sai com a lavagem habitual e a sua aparência pode ser interpretada como falta de higiene.

A verdade é que essas manchas aparecem devido a um acúmulo de cálcio e minerais presentes no abastecimento de água, que adquire essas cores quando entra em contato com bactérias e detritos.

Embora existam muitas alternativas convencionais que ajudam a eliminá-las, é melhor optar por soluções naturais amigas do meio ambiente.

Pensando nisso, queremos compartilhar 4 boas alternativas para que não hesite em experimentá-las antes de usar outro método agressivo.


Bicarbonato de sódio água oxigenada e limão

Bicarbonato serve para remover sujeira do vaso sanitário o bicarbonato de sódio é um produto adstringente e branqueador que nos ajuda a deixar as superfícies desinfetadas e livres de todos os tipos de resíduos.

Neste tratamento combinaremos o bicarbonato com água oxigenada e suco de limão, dois ingredientes que melhoram sua ação antimicrobiana e de limpeza.

Ingredientes

½ xícara de bicarbonato de sódio (100 g)
2 colheres de sopa de água oxigenada (30 ml)
O suco de um limão

Preparação

Coloque o bicarbonato de sódio em uma tigela e misture com a água oxigenada e o suco de limão. Deixe o efeito efervescente passar e mexa até obter uma pasta grossa.

Se você achar necessário, adicione um pouco de água para obter a consistência desejada.

Modo de uso

Aplique o produto na superfície do banheiro e esfregue vigorosamente com um pano ou uma esponja abrasiva. Deixe agir 20 minutos e enxágue. Repita o procedimento uma vez por semana.


Vinagre branco e bicarbonato de sódio 

Vinagre branco serve para remover sujeira do vaso. O vinagre branco é um dos produtos de limpeza ecológicos que podem nos ajudar a eliminar uma grande variedade de germes que proliferam no banheiro.

Sua mistura com bicarbonato de sódio nos permite remover as manchas amarelas, enquanto neutralizamos os maus odores.

Ingredientes

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (30 g)
2 colheres de sopa de vinagre branco (30 ml)

Preparação

Adicione o bicarbonato de sódio em uma tigela e misture com o vinagre branco. Aguarde que a reação efervescente passe e crie uma pasta grossa.

Modo de aplicação

Coloque a pasta em uma esponja abrasiva e esfregue-a em todas as áreas com manchas. Deixe atuar por 15 minutos e enxágue. Repita seu uso até 2 vezes por semana.


Vinagre de maçã e limão

O poder desinfetante do vinagre de maçã também pode ser usado como uma solução alternativa para deixar a superfície do seu vaso sanitário livre de germes.

Seus ácidos orgânicos são combinados com os óleos e os ácidos do limão para nos dar um produto inigualável contra a sujeira e o amarelado desagradável.

Ingredientes

½ xícara de vinagre de maçã (125 ml)
O suco de um limão

Preparação

Misture o vinagre de maçã com suco de limão.

Modo de uso

Molhe uma esponja com a mistura e esfregue toda a superfície do vaso. Deixe o produto atuar por 10 minutos e enxágue. Use-o uma vez por semana.


Bicarbonato de sódio, sal e vinagre branco

Bicarbonato serve para remover sujeira do vaso. Devido ao seu efeito abrasivo e desinfetante, este produto natural permite remover os resíduos responsáveis por formar as manchas escuras no vaso.

Os seus compostos antimicrobianos eliminam os germes e, por sua vez, fornecem um efeito desodorante contra os maus odores.

Ingredientes

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (30g)
1 colher de sopa de sal fino (15g)
1 taça de vinagre branco (125 ml)
1 taça de água quente (250 ml)

Preparação
Misture o bicarbonato com o sal. Reserve o vinagre branco e a água quente.

Modo de uso

Com a ajuda de um pano ou esponja, esfregue o bicarbonato com o sal na superfície do vaso sanitário. Depois, verta o vinagre branco em uma garrafinha com spray e borrife sobre o bicarbonato e sal.

Deixe atuar 10 minutos e despeje a taça de água quente. Repita esse procedimento uma vez por semana para manter o seu vaso sanitário sempre perfeito.


Truques práticos para eliminar manchas do vaso 

Ainda que não sejam prejudiciais, sempre é recomendável que, quando utilizarmos qualquer um destes remédios para limpar o vaso sanitário, utilizemos tanto luvas quando máscara para evitar irritações.

O vaso sanitário é um dos elementos do lar que mais utilizamos ao longo do dia e, por razões óbvias, é fundamental limpá-lo e desinfetá-lo regularmente.

É bom quando vemos que o vaso está limpo e livre de mau cheiro, já que isso harmoniza todo o banheiro e nos permite relaxar no momento de usá-lo.

No entanto, devido ao acúmulo dos germes, umidade e de outras substâncias que fazem contato com sua superfície, é comum que apresente manchas que são muito difíceis de eliminar.

Essas manchas, caracterizadas por uma cor amarelada ou marrom, podem ser geradas pelo acúmulo de cálcio e de outros minerais presentes na água que abastece nossas casas.

Ainda que as indústrias ofereçam uma ampla variedade de produtos químicos para minimizar seu aspecto, muitos desaconselham seu uso pelo impacto ambiental que provocam.

O bom é que existem soluções ecológicas que, elaboradas com ingredientes naturais, ajudam a remover essas manchas sem afetar o ambiente ou a sua saúde.

Neste artigo, queremos compartilhar 5 truques que podem facilitar essa tarefa para manter seu vaso sanitário impecável.


Vinagre branco e limão para limpar o vaso sanitário

A combinação de vinagre branco com limão é um desinfetante natural por excelência que, durante décadas, tem representado uma forma ecológica de manter muitas superfícies limpas.

Neste caso, ela é bastante útil porque os ácidos naturais de ambos os ingredientes decompõem facilmente os depósitos de minerais e sujeira do banheiro.

Sua aplicação diminui de maneira notável as manchas e também remove os micro-organismos que causam os maus odores.

Ingredientes

½ xícara de vinagre branco (125 ml) Suco de 1 limão

O que você deve fazer?

Adicione o suco de um limão à meia xícara de vinagre branco e esfregue a mistura energicamente sobre as áreas que deseja limpar.

De acordo com o tipo de mancha, você pode utilizar uma esponja de aço ou lixa d’água para facilitar a tarefa.


Coca-Cola e bicarbonato para remover sujeira do vaso sanitário

É muito provável que, alguma vez, você já tenha visto o truque da Coca-Cola como uma opção para desentupir banheiros e ralos.

Porém, o que talvez você não saiba é que seus compostos podem ser combinados a outros produtos para remover a sujeira e as manchas que se formam na superfície do vaso sanitário.

Ingredientes

1 lata de Coca-Cola (330 ml)
1 xícara de vinagre branco (250 ml)
3 colheres de bicarbonato de sódio (30 g)

Como fazer?

Sobre o vaso sanitário limpo, despeje a Coca-Cola cobrindo as áreas em que se concentram as manchas. Deixe agir por 30 minutos e use uma escova para retirar a sujeira.

Em seguida, incorpore o vinagre branco e o bicarbonato de sódio para obter um efeito efervescente. Espere agir por mais 15 minutos e esfregue com uma escova e enxágue.


Bórax para remover sujeira do vaso sanitário

Considerado um excelente agente de limpeza, o bórax é uma substância útil para desinfetar e branquear os vasos sanitários do lar. Ainda que seja um pouco mais agressivo que os ingredientes anteriores, não causa grandes.

Ingredientes

1 xícara de vinagre branco (250 ml)
4 colheres de bórax em pó (40 g)
1 litro de água quente

Como fazer?

Coloque o vinagre branco na superfície do vaso e deixe agir por 20 minutos. Esfregue com uma escova e, em seguida, adicione as colheres de bórax em pó.

Use luvas e uma máscara ao manipular esses ingredientes, evitando acidentes. Depois de mais 15 minutos, despeje um litro de água quente e retire as impurezas com a ajuda de uma esponja.