Como saber se a fossa encheu

Como saber se a fossa encheu

Como saber se a fossa encheu a fossa séptica é uma das instalações mais importantes em diversas residências. Ela é usada principalmente para quem não recebe o atendimento.

Situação comum em bairros afastados do centro, zonas rurais e até mesmo em áreas urbanizadas. Há também locais que optam por usar a fossa séptica para ter mais liberdade das taxas cobradas pelas prefeituras.

E para ar mais autonomia ao imóvel. Esse é um caso comum entre condomínios e plantas industriais. Mas como é de se esperar, a fossa séptica exige bastante cuidado para que funcione de forma correta. 

Isso quer dizer que ela precisa ter não apenas uma instalação bem-feita, mas uma manutenção periódica. A principal ação preventiva em uma foça é a limpeza e esgotamento correto.

A limpa fossa porto alegre 24horas é especializada na limpeza de fossas com os melhores equipamentos e técnicas para garantir a segurança e integridade do sistema. 

É importante para os usuários desses sistemas entenderem como saber se a fossa encheu. Continue com a gente a aprenda mais sobre esse importante fator da Fossa Séptica.


Quando a fossa séptica precisa ser esvaziada?

Para saber quando a fossa séptica precisa ser esvaziada é preciso realizar uma inspeção visual dentro da própria fossa. Existem diferentes maneiras de fazer essa inspeção.

Alguns casos específicos são necessários contratar inspeção profissional, mas não é sempre o caso. Algumas fossas possuem sistemas para uma fácil visualização da parte interna.

De forma bem simples, basta abrir a fossa para saber se ela já está chegando ao nível necessário para o esgotamento. Cada reservatório possui um nível diferente que deve ser informado pela construtora.

Ou pela fabricante do equipamento. Geralmente, é recomendável que a limpeza deve ser feita quando o material dentro da fossa está a cerca de 15cm do cano de entrada de esgoto.

Existem alguns outros sinais que podem indicar que está na hora de esvaziar a fossa séptica. Eles são perceptíveis no dia a dia e durante o uso do encanamento:

Um dos primeiros sinais de que a fossa está cheia é que a vazão de água em torneiras e no vaso sanitário é restringia. Isso quer dizer que a água passa a ficar lenta ao descer pelo esgoto.

O barulho de borbulhas quando o sistema de encanamento é utilizado também representa sinais de problema com a fossa séptica. Por fim, o sinal mais característico é quando a fossa séptica começa a transbordar pela tampa.


Existe periodicidade para limpar a fossa séptica?

Apesar de não existir uma periodicidade pré-estabelecida, a maioria dos profissionais e fabricantes diz que a fossa deve ser esgotada no mínimo uma vez a cada três anos.

Claro, isso depende bastante de alguns fatores como o tamanho da fossa e a quantidade de pessoas que utilizam o sistema de esgoto. Quanto mais pessoas, mais rápido a fossa vai encher e será necessário realizar o esgotamento.

Esses fatores podem fazer com que o esvaziamento da fossa tenha que ser feito uma vez por ano ou até menos. O melhor é sempre ter essas informações diretamente do fabricante ou do construtor da fossa. 


Como é feita a limpeza de fossa séptica?

A limpeza da fossa séptica deve ser feita por uma empresa profissional e bem equipada. Essa necessidade vem da complexidade desses sistemas, As fossas sépticas funcionam bem apenas quando possuem uma estrutura.

Integra e sem defeitos. Ao realizar a limpeza sem os devidos cuidados é possível danificar a fossa e acabar prejudicando o funcionamento dela e impossibilitando o tratamento correto do esgoto.

Por isso, para realizara limpeza de fossa séptica é importante contratar uma empresa profissional, como a limpa fossa porto alegre 24horas, anossa equipe conta com todos os equipamentos necessários para realizar.

A limpeza de fossa com eficiência e segurança, alimpeza é realizada primeiro com a abertura da fossa e liberação dos gases que se acumulam dentro do compartimento.

Depois, com o uso de um caminhão limpa fossa, com equipamentos de sucção, é realizado o esvaziamento da fossa de acordo com as normas padrões do mercado.

Por fim, todo o material coletado é depositado em um local adequado para receber esses produtos. Esse é um ponto importante, afinal, o material não pode ser devolvido de qualquer maneira para o ambiente.

A limpa fossa porto alegre 24horas conta com todas as licenças e registros necessários para garantir que traremos a melhor limpeza de fossa para seus clientes! além disso, atuamos de acordo com as normas para proteger o meio ambiente.


Problemas que ocorre se a limpeza não seja feita por especialista

Há muitas pessoas que possuem fossa séptica em suas residências. Este sistema se trata basicamente de um tanque onde são despejados os dejetos que vêm dos banheiros e das pias das cozinhas.

A fossa é considerada uma unidade de tratamento primária dos efluentes domésticos em que sobrevém a primeira separação físico-química dos materiais, quando a parte sólida se deposita no fundo do tanque.

Saber como saber se a fossa encheu pode além de ser uma solução simples e barata de recolher os restos oriundos do consumo e rotina doméstica. O grande problema ocorre na hora de fazer a limpeza da fossa.

Trazendo dificuldades e muitos contratempos ambientais se for mal feita ou realizada por pessoal não especializado. Veja a seguir alguns transtornos que podem ocorrer caso esta limpeza não for realizada corretamente:


Arruinar o recipiente ou a tubulação da fossa

Os proprietários muitas vezes tentam, sozinhos, limpar as fossas e usam objetos pontiagudos ou substâncias muito corrosivas para limpar a caixa.  Desse modo, podem arruinar o recipiente ou a tubulação do sistema

Sendo necessário a substituição de várias partes da estrutura da fossa tomar medidas erradas pode fazer com que você gaste muito mais tempo e dinheiro para ter sua fossa limpa.


Infiltrações ou entupimentos

São comuns os casos em que somente quando o reservatório utilizado como fossa já apresenta alguns problemas graves de mau cheiro, infiltração ou entupimento as pessoas procuram resolver os contratempos então como saber se a fossa encheu.

O ideal é que se mantenha atento à situação da descarga e ao volume disposto na fossa, e chamar uma empresa especializada para verificar periodicamente as condições do local.

Para que continue decompondo o esgoto com segurança, a fossa deve ser limpa anualmente ou quando estiver se mostrando cheia.


Colocar a saúde em risco

A manutenção da fossa exige que, ao abrir a caixa de gordura, se espere um pouco para que o gás altamente fétido e explosivo que emana do lugar se dissipe um pouco. Deve-se deixar que o local ventile.

A exposição mais intensa não só é tóxica, como põe em risco sua saúde e a vida de seus familiares, devendo-se manter o lugar longe de materiais e objetos inflamáveis, como fósforos, isqueiros e cigarros.