Como tirar gordura do cano de esgoto?

Como tirar gordura do cano de esgoto?

Como tirar gordura do cano de esgoto? Dentre os incidentes recorrentes no que se refere aos entupimentos de tubulações em geral.

O acúmulo de gordura no cano de esgoto é certamente aquele que ocorre com maior frequência. Por receber no ralo da pia, muitas vezes restos de alimentos gordurosos, e até mesmo quantidades exacerbadas de óleo de cozinha.

Erroneamente descartado dentro do ralo, a gordura se acomoda nos canos, criando obstrução. Com isso, a água não mais escoa, e a pia fica entupida, prejudicando a infraestrutura local.

A falta de limpeza da caixa de gordura também contribui com a incidência deste problema que tanto atrapalha a nossa vida. No entanto, se o entupimento do cano de esgoto devido a presença da gordura.

Não for do tipo grave, é possível você mesmo solucionar a questão. Não, não estamos nos referindo aquelas técnicas caseiras que são muitas vezes, nocivas à saúde e ao encanamento, como o uso de produtos químicos.

Quer saber como tirar gordura do cano de esgoto de um jeito fácil e rápido? Continue conosco que iremos te contar a seguir. tirar gordura do cano de esgoto entupidos com gordura são os incidentes mais comuns relacionados ao encanamento da cozinha. 

Isso acontece porque a maioria das pessoas ainda tem o costume de descartar óleo de cozinha pelo ralo. Até mesmo quem tem o costume de jogar o óleo em lugares adequados acaba deixando passar uma vez ou outra.

Esse óleo acaba acumulando dentro dos canos. A gordura e o óleo esfriam e criam uma crosta na parede do encanamento. Após um tempo a passagem de água fica muito apertada para realizar o escoamento correto.

Em casos mais graves o cano é completamente fechado pela gordura, causando um grande desconforto. Além de causar um grande problema para o encanamento e para a caixa de gordura.

O óleo de cozinha também é altamente poluente para a água potável. Um litro de óleo é capaz de poluir 20 mil litros de água. Essa é uma verdadeira ameaça para todos os corpos d’água da região.

Infelizmente, apesar do entupimento por gordura ser algo comum, não é tão simples conseguir desentupir esse tipo de obstrução. Geralmente a única forma de resolver esse tipo de obstrução é através de ajuda profissional.

Mas como diz o velho ditado: É melhor prevenir do que remediar. Sempre pense nisso na hora que lembrar do encanamento. O ideal é evitar que os canos fiquem entupidos de gordura.


Para tanto, confira algumas dicas:

-Nunca despeje óleo no ralo da pia;

-Use uma grade de proteção na entrada do ralo;

-Antes de lavar pratos, facas, garfos e panelas, ao menos retire o excesso de restos de comida, utilizando para isso um papel toalha ou guardanapo;

-Ao menos uma vez por semana, procure ferventar um litro de água e jogue dentro do ralo.

-Jogue um pouco de detergente dentro do cano;

Aguarde alguns instantes e despeje um pouco de água quente;

-Se o entupimento for devido a gordura, é bem capaz que o detergente quebre as partículas gordurosas, liberando então o fluxo no cano.

-Como dissemos antes, infelizmente é bem difícil de se livrar de um entupimento causado por gordura, por isso é tão importante prevenir.

Mas se você precisa dar um jeito no encanamento entupido por gordura há algumas formas que podem funcionar. Caso a pia esteja seca e sem água no cano, tente jogar um pouco de detergente.

Após alguns minutos jogue água quente dentro do cano para tentar empurrar a obstrução. O detergente quebra as partículas de gordura e pode acabar desobstruindo o caminho;

Água quente com bicarbonato também pode funcionar. Para realizar o desentupimento dessa maneira é preciso jogar bicarbonato dentro do cano e logo depois água quente. 

Espere a solução agir por alguns minutos e depois jogue mais água para empurrar a obstrução. Substituir a água quente por suco de limão fervendo pode potencializar o efeito;

O bicarbonato de sódio junto com o vinagre também pode resolver a obstrução causada por gordura. Coloque duas colheres de bicarbonato dentro do cano, logo após despeje vinagre dentro do ralo e cubra com um pano. 

Espere 25 minutos e despeje água quente dentro do tirar gordura do cano de esgoto o suco de limão também funciona nesse método; Se a obstrução precisar de um “empurrãozinho” a mais.

Obs: Nunca tente forçar o cano com objetos como cabos de vassoura ou barras de ferro. Isso pode causar rachaduras ou até mesmo quebrar o encanamento inteiro.

Estes métodos geralmente funcionam com entupimentos simples causados por gordura. Porém se nenhum deles funcionar é melhor não tentar mais nada e chamar ajuda profissional.

O uso de produtos químicos não é recomendado, afinal eles podem causar danos ao encanamento, além de apresentarem um grande risco para a integridade física de quem está manuseando o produto.


Esses resíduos de gordura podem se acumular nos canos assim:

As coisas ficam realmente desagradáveis ​​quando essas bolas gordurosas chegam aos esgotos e se fundem com a gordura e os óleos de todos os outros. As substâncias da gordura são quebradas em suas partes componentes.

Ácidos graxos e glicerol. Esses ácidos graxos se ligam ao cálcio encontrado nos esgotos, criado a partir de processos biológicos, incluindo a corrosão do concreto, para criar um composto de “sabão”.

Quando os níveis de esgoto se elevam, essas gotas de gordura se acumulam no teto dos tubos. Criam-se estruturas do tipo estalactite que às vezes são chamadas de “fatbergs”. Na verdade, acabamos de descobrir como eles vêm a ser. 

Um artigo de 2011 na revista Environmental Science & Technology foi o primeiro a formar com sucesso esses depósitos no laboratório.

Embora seja chamado de “sabão” por causa de sua composição química, isso não é algo com o qual você gostaria de se lavar. Essas bolhas de compostos graxos podem se tornar do tamanho de um ônibus – por exemplo.


Onde é mais comum isso acontecer?

Fatbergs são mais propensos a se formar em áreas com muitos restaurantes, uma vez que há mais gordura indo para os esgotos para criar os depósitos.

As pessoas que moram em prédios antigos ou grandes também devem tomar cuidado: sua gordura está sendo compartilhada com a gordura dos vizinhos e todos os que já moraram no prédio e no quarteirão.

Até mesmo uma colher de sopa por pessoa pode realmente aumentar quando tudo se mistura juntos nos esgotos. Isso pode acontecer em qualquer nível – dentro do encanamento de uma casa ou no bairro. 

Também é possível que essas bagunças com sabão possam bloquear etapas posteriores dos processos de tratamento de água no nível da cidade. Quando esses grandes fatbergs acontecem.

Eles podem ser realmente terríveis de lidar se não forem descobertos cedo. O fatberg britânico visto acima só foi descoberto quando os moradores começaram a reclamar que não podiam lavar seus banheiros. 

Poderia ter sido muito pior. “Se não o tivéssemos descoberto a tempo, o esgoto não tratado poderia ter começado a sair dos bueiros de toda a cidade de Kingston”, disse Gordon Hailwood , o responsável pelo esgoto local.


O que fazer em vez jogar óleo e gordura no ralo então?

não jogue gordura no ralo da piaSe você utilizar muita gordura de uma só vez, digamos, fritar batatas, em algumas regiões existem empresas de reciclagem de gordura e óleo para se livrar dele e transformá-lo em biocombustível útil.

Para quantidades menores de gordura, deixe-a solidificar na panela ou em uma jarra, depois jogue a gordura sólida no lixo. Certifique-se de limpar a panela gordurosa ou o prato com uma toalha de papel para absorver o resto.

Tente obter o máximo possível de gordura e óleo no lixo em vez do dreno. Apenas o pouco que sai com o efluente pode causar problemas ao longo do tempo, especialmente em áreas com altas populações, como Porto Alegre.