Confira 5 dicas para desentupir a pia

Confira 5 dicas para desentupir a pia

Confira 5 dicas para desentupir a pia pedaços de alimentos, gordura, cabelo, tudo isso pode entupir uma pia com o passar do tempo.

Pia entupida é uma das coisas mais corriqueiras no dia-a-dia dos afazeres domésticos. Na cozinha, restos de alimentos acabam caindo no ralo então brevemente terá de fazer umas dicas para desentupir a pia.

No banheiro, seja de barba ou cabelo, os tufos acabam entupindo a pia. Listamos 5 dicas caseiras para que você mesmo possa resolver esse problema e desentupir a vida. Confira agora:

1) Jogue bicarbonato de sódio no ralo da pia. A quantidade vai depender do quão ela está entupida, podendo variar de 1 a 4 colheres de sopa. Aguarde um minuto e jogue uma xícara de vinagre branco.

Espere por meia hora, até uma espuma com mau cheiro começar a sair do ralo, depois disso jogue água fervente para fazer uma limpeza.

2) Na cozinha, é normal que a pia fique entupida por causa do acumulo de gordura. Então se o problema for só esse ferva 5 litros de água com detergente líquido ou sabão em pó e vá despejando aos poucos no ralo.

Essa mistura dissolverá a gordura e resolverá o problema.

3) Muito cuidado ao usar essa terceira dica, ela é indicada para casos mais críticos e urgentes, onde um profissional capacitado não terá tempo para resolver.

Dissolva soda cáustica em 5 litros de água e jogue gradativamente no ralo, mas atenção: use todos os equipamentos de proteção (luvas, óculos e botas).

4) Um método mais simples e barato e usar uma garrafa de 2 litros de Coca-Cola, pois o refrigerante possui substâncias que ajudam no desentupimento.

5) Limpe o sifão. Às vezes o entupimento acontece por conta da sujeira acumulada na parte debaixo da pia. Coloque um balde para armazenar a água que cai na hora que de desrosquear o sifão e limpe-o com esponja e detergente.


Dicas para desentupir os canos da sua casa

Algo que toda residência tem um comum é o encanamento e algo que todo encanamento tem em comum são entupimentos. Entupimentos sempre acontecem uma vez ou outra e são até normais em certos níveis.

Por ser algo normal e fácil de acontecer, é importante saber como lidar com esse problema. Há muitas dicas do que fazer, mas nem todas dão certo ou são viáveis no momento.

Procure evitar jogar muitos dejetos pelas pias, ralos e principalmente pela descarga. Outra boa dica de prevenção é pelo menos a cada 15 dias jogar um pouco de água fervente nos canos para derreter gorduras acumuladas.

Esse procedimento garante mais tranquilidade e diminui o tempo entre um entupimento e outro. Existem várias formas de desentupir o seu encanamento dependendo do problema.

Algumas delas podem ser fáceis e descomplicadas enquanto outras podem precisar de um pouquinho de engenhosidade, mas ainda assim podem ser feitas de formas simples.


O que não fazer para desentupir canos

Antes de darmos dicas para desentupir seus canos, vamos começar falando sobre algumas coisas que devem ser evitadas ao tentar resolver o problema de entupimento da pia ou vaso sanitário.

O que devemos sempre lembrar é que canos e tubulações são desenhadas para resistir a ação do tempo e de certos produtos, mas não são tão resistentes a ação humana, podendo facilmente quebrar se forçados ou batidos.

Ao se deparar com um entupimento não tente enfiar cabos de vassoura ou outro objeto rígido que podem rachar ou quebrar os canos.

Um cano quebrado exige muito mais trabalho e dinheiro para consertar do que um simples entupimento. Evite jogar produtos químicos dentro da tubulação.

Tudo que é jogado dentro do sistema de esgoto vai parar na estação de tratamento e pode prejudicar a qualidade da água e causar danos ao meio ambiente, sem contar que alguns produtos químicos podem danificar os canos.

Apesar de ser uma dica dita como muito efetiva e prática, também evite usar soda cáustica para resolver obstruções no encanamento.

A soda cáustica é um químico muito forte que quando não manuseada de forma correta pode causar queimaduras nas mãos e danificar os olhos.

A soda cáustica pode também piorar o problema de obstrução pois pode ocorrer o efeito de saponificação entupindo ainda mais os canos e caixas de coleta.



Dicas para desentupir a pia utilizando bicarbonato de sódio e vinagre

Uma excelente forma de desentupir o seu encanamento sem precisar de muito esforço físico nem precisar desmontar o cano ou sifão é utilizando uma mistura de bicarbonato e vinagre.

A mistura dos dois elementos causa uma forte efervescência que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros dejetos que podem estar obstruindo o cano.

Para realizar o desentupimento com esses produtos basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogar vinagre.

Quando a mistura começar a efervescer cubra o cano com um pano quente e deixe agir por 25 minutos. Logo após jogue água fervente para terminar o trabalho.

Uma boa dica é substituir a água fervente por suco de limão quente, além de potencializar o efeito de desentupimento o suco de limão também deixa um cheiro agradável no ralo.


Água fervendo no ralo

Água quente é uma grande aliada não só na prevenção dos entupimentos, mas é eficiente também na desobstrução de canos e ralos quando aliadas aos ingredientes corretos.

Um bom exemplo de como solucionar o problema de cano entupido com água fervente é colocar duas colheres de fermento em pó e despejar a água quente logo em seguida.

O efeito efervescente irá desobstruir o cano e liberar a sujeira grudada nas paredes do encanamento. Colocar detergente dentro do cano e depois água fervente resolve o problema de entupimento caso a pia e o sifão.

Em alguns casos mais simples apenas a água quente é capaz de resolver o problema.


Dicas para desentupir a pia usando pedaço arame pode resolver muitos problemas

Muitos entupimentos podem ser causados pelo acúmulo de objetos dentro do cano, isso acontece principalmente com ralos que facilmente são entupidos por fios de cabelo e outros objetos semelhantes.

Quando o entupimento for causado por esse tipo de material, procure resolver com um simples pedaço de arame. O arame é uma excelente ferramenta para o desentupimento de canos.

Em especial em tubo de esgoto, cujo bloqueio quase sempre é devido a algum objeto que fica preso na tubulação, impedindo a passagem de água.

O arame, neste caso, remove o objeto e permite novamente a passagem de água. Uma das vantagens deste método de desentupimento é que o arame é flexível.

Sendo assim ele é capaz de percorrer por toda a tubulação, independentemente de trajetória. Faça um ganchinho com uma das pontas do arame e enfie no ralo ou na pia do banheiro e tente puxar o objeto para fora.

Com movimentos leves e repetidos. É uma solução simples e prática, mas não funciona para qualquer caso. É preciso ter paciência se não der certo nas primeiras vezes.