Desentupimento caseiro pode aumentar o prejuízo

Desentupimento caseiro pode aumentar o prejuízo

Desentupimento caseiro pode aumentar o prejuízo, os sintomas podem ser sutis ou explícitos, diante da iminência de um entupimento.

A água que se esvai de forma mais lenta na pia da cozinha, banheiro ou tanque, o vaso sanitário demonstra um fluxo mais lento ao ter acionada a descarga, a demora para a água escoar nos ralos, e o cheiro ruim de esgoto.

São indícios de que algo não vai bem. Estar atento(a) aos sintomas de entupimento é importante, assim como a realização de serviços de manutenção preventiva.

Da limpeza de caixa de gordura, até serviços como caça vazamentos, limpeza de caixa d’água e também dos ralos, adotar essas práticas evita ou protela a ocorrência de problemas relacionados a obstrução da tubulação.

No entanto, muitas vezes os sintomas de possível entupimento passam desapercebidos, assim como os serviços de manutenção. 

Quase todo mundo, ao menos uma vez na vida, já deu aquele famoso “Google” na busca por uma solução de desentupimento caseiro. A moda do “faça você mesmo” é uma tendência no mundo todo.

E é adotada na solução dos mais variados tipos de problemas e situações. Com o desentupimento caseiro, não é diferente. Com isso, o prejuízo é aumentado.

Tanto financeiro quanto em relação à infraestrutura e possíveis constrangimentos. Até mesmo casos mais graves, relacionados à saúde e integridade física, são infelizmente comuns.

Em decorrência de algumas medidas de desentupimento caseiro. Somando a esses fatores, o projeto equivocado do esgotamento, bem como hábitos nocivos por parte dos moradores.

Como o descarte inadequado de materiais no vaso sanitário, o resultado não é difícil de adivinhar: canos entupidos, esgoto vazando pela casa, vaso sanitário obstruído. Com o sistema de encanamento do imóvel “doente”.

A primeira medida costuma ser um “remédio caseiro”, ao invés de adotar a “consulta médica”, ou melhor, a visita de uma empresa desentupidora. Na era dos tutoriais no YouTube, é ainda mais comum a crença.

De que basta seguir alguns passos ensinados na rede mundial de computadores, para que o problema com o esgoto e com o encanamento entupido seja solucionado.

Porém, em boa parte dos casos, o resultado não é tão satisfatório quanto se espera. Na verdade, ao contrário, o que vemos cada vez mais são pessoas adotando técnicas de desentupimento caseiro e sendo malsucedidas.

 O ponto principal a se questionar em relação ao desentupimento caseiro é porque com algumas pessoas, ele parece funcionar, e quando a gente tenta, geralmente não?

Não se trata de nenhuma paranoia, o fato é que quando alguns métodos caseiros de desobstrução dão certo, se deve pelo fato de que não se trata de um entupimento de nível drástico.

O uso de um desentupidor na privada, por exemplo. Se o problema for superficial, rapidamente será contornado. Agora, desentupir os canos com aquele famoso refrigerante de cola, por exemplo, não passa de mito. 

Ele não tem a potencialidade de corroer a obstrução. Em contrapartida, em alguns casos, a soda cáustica e produtos vendidos por aí, que prometem “engolir” a obstrução, são muitas vezes dotados de uma combinação sinistra.

Que inclui hipoclorito de sódio, hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio.


Problemas do desentupimento caseiro

Quando estamos com algum problema mais “leve” de saúde, embora não seja recomendado, é possível tomar um comprimido para dor, um chá, ou algo assim, e em pouco tempo, nos sentirmos bem, não é mesmo?

O desentupimento caseiro seria para o encanamento, esse tipo de tratamento paliativo. Ele pode amenizar os sintomas, mas apenas com o diagnóstico médico, podemos ter a solução e o tratamento adequado.

Por exemplo: quando o entupimento do vaso sanitário é superficial, o uso de desentupidores de sucção pode solucionar rapidamente o problema.

No entanto, o uso de determinados produtos oferecidos no mercado, tanto formal quanto informal, destinados ao desentupimento caseiro, podem agravar o entupimento e ainda por cima gerar maiores prejuízos.

Alguns desses produtos, por exemplo, podem corroer o encanamento, acarretando em vazamentos e infiltrações. Quando isso acontece, torna-se necessário muitas vezes quebrar pisos, azulejos e paredes.

Bem como trocar e refazer toda a tubulação do local. Com isso, os gastos acabam se elevando e o prejuízo muito maior. Prejuízo esse que poderia ser evitado ou minimizado, se ao invés do desentupimento caseiro.

O responsável pelo imóvel contratasse uma empresa desentupidora, por exemplo.


Contratar empresa especializada em desentupimento: uma ótima alternativa

Casos mais profundos de entupimento devem ser solucionados por equipes especializadas de empresas desentupidoras. Ao tentar solucionar sozinho, o resultado não será o esperado e o agravamento é certo.


Para tanto, é importante seguir algumas dicas, como por exemplo:

• Pesquisar muito antes de contratar;

• Comparar preços;

• Verificar a qualidade e garantia dos serviços oferecidos;

• Observar a reputação da empresa desentupidora no mercado;

• Analisar a infraestrutura da empresa;

• Verificar se a empresa possui registro e se segue as normas vigentes estabelecidas para a execução dos serviços de desentupimento;

• Atentar-se se a empresa presta suporte 24 horas, entre outros fatores relevantes


Os problemas surgem quando você menos espera

Tudo começa um pouco lento, quando a água demora alguns minutos para descer pelo ralo, o vaso sanitário enche um pouco mais do que o ideal, o cheiro de esgoto começa a incomodar.

Esses são indícios de que o problema de esgoto esta surgindo gradativamente e se não ficar atento a esses sinais e agir rapidamente, podem surgir um problemão em poucos dias.

Alguns desses sinais acabam passando despercebidos, e você acha que não e nada e acaba deixando para depois. Mal sabe você que se fosse resolvido de imediato, poderia evitar um gasto maior e desnecessário por falta de atenção.

Mas quando o problema surge efetivamente, mais forte do que nunca, a primeira ideia que as pessoas tem e realizar o desentupimento caseiro, pois e rápido e emergencial.

Pelo menos para sanar o problema ate chamar uma desentupidora (e se chamar, não é mesmo). Em algumas situações, as pessoas não tem a minima ideia de como fazer o desentupimento caseiro e acaba pesquisando.

Porém, quando realizam um desentupimento caseiro, a chance de agravar o problema e quase certa. Por isso, saber quais os cuidados que devem ser tomados para não aumentar o entupimento podem ser a salvação da sua tubulação.


Como realizar um desentupimento caseiro seguro?

Recomendamos que seja realizado o desentupimento com acoes caseiras, somente em casos de entupimentos superficiais. Se este for o caso, você pode seguir essas dicas seguras:

Utilize vinagre e bicarbonato de sódio

Essa é uma alternativa que reduz o esforço físico, sem precisar desmontar cano, sifão ou quebrar paredes. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio causa uma ação efervescente que e capaz de desgrudar a sujeira.

Acumulada nas paredes do encanamento e desobstrui o cano sem muito problema. Mas lembre-se: isso so vai funcionar em casos simples.


Remoção do sifão

Muitas vezes a comida ou objetos ficam parados no sifão causando o entupimento. Se for este o caso, remova o sifão , retire toda a sujeira e coloque o sifão novamente no lugar. 

Isso só funciona para casos em que o sifão pode ser removido, então e preciso checar o seu imovel, antes de se animar.


Desentupidor tradicional

Tenha sempre um desentupidor tradicional no seu imovel, pois ele e uma ferramenta essencial para sanar problemas emergenciais de entupimento de esgoto.

Alem de serem fáceis de usar, são ecologicamente corretos e não causam dano algum na tubulação. Essas três dicas não substituem o serviço de uma empresa especializada em desentupimento para casos mais complexos.

O resultado? Manejo sem proteção e danos à saúde, e canos corroídos, gerando aumento no prejuízo. Se acontecer algum problema no seu imovel, entre em contato conosco.