Desentupimento de Calhas

Desentupimento de Calhas

Desentupimento de Calhas a limpeza de uma casa não se resume apenas em área interna. Não basta varrer ou passar o aspirador no chão, tirar o pó.

É necessário também olhar para o lado de fora, mais precisamente para as calhas, ver se tem folhas, galhos, areia e poeira, entupindo os tubos condutores de água que vem do telhado.

De modo geral, é importante observar o estado das calhas e checar se há um acúmulo considerável de sujeira a cada seis meses. Mas, se ela fica próxima a árvores ou locais com ventos que trazem muita poeira.

Faça a inspeção e a desentupimento de calhas mais vezes para garantir o bom funcionamento. Mas quem deve fazer a limpeza de calhas?

Em muitos casos, é preciso subir no telhado para realizar a limpeza das calhas e dos tubos condutores. Em situações como essa, uma empresa ou profissional especializado deve ser contratado, porque o serviço demanda.

Equipamentos de proteção individual adequado e requer uma série de procedimentos de segurança.


Dicas de Desentupimento de Calhas:

-Faça a inspeção da calha frequentemente para verificar se já está na hora de fazer a limpeza.

-No caso dos edifícios, a limpeza de calhas deve ser realizada por profissionais. Existem profissionais e empresas especializadas em limpeza de calhas. Como eles vão subir no telhado.

-Não faça a limpeza de calhas em dias de chuva, especialmente em tempestades com ocorrência de raios.

-A mangueira de alta pressão é excelente para fazer a limpeza de calhas.

-Antes de subir no telhado, separe tudo que precisa levar: sacolas, luvas, colheres, pá e mangueiras.


Desentupimento de Calhas e Qual é a sua importância

As Calhas são dispositivos que coletam a água da chuva e encaminham para os dutos verticais que irão descartar a água na rede pluvial. As Calhas possuem grande importância.

Já que são usadas para evitar que a água da chuva fique represada em um local e infiltre no teto ou paredes da residência. As Calhas podem ser usadas em telhados, beiral de casas e deve sempre ter ligação.

Com um encanamento vertical com acesso a rede de esgoto ou pluvial, o mais correto e indicado. Na falta de calhas, o local pode ficar comprometido já que a água poderá ficar parada e favorecer infiltrações. 

Além disso, em locais que não possuem problemas de infiltrar, porém a queda da água é grande do telhado toda vez que chove, a calha auxilia a dar caminho e destino sem causar contratempos.


Existem vários tipos de Calhas no mercado tais como:

-Calha de PVC;

-Calha Galvanizada;

-Calha de Zinco.

A Calha de PVC é uma das mais conhecidas e usadas por conta do seu custo benefício. Barata e fácil de instalar, as Calhas de PVC oferecem boa resistência e durabilidade tanto aos efeitos da natureza como muito sol e chuva.

E também em relação a ação do tempo. O único ponto negativo nesse tipo de Calha é ser mais frágil e leve que as outras opções, podendo cair caso não esteja bem ajustada.

 A Calha Galvanizada e de Zinco são similares, já que ambas oferecem material de alta qualidade e resistência, além de durabilidade e o melhor: não enferruja nunca! O único ponto desfavorável é para quem deseja pintar a calha.

Pois nesse caso o modelo em PVC é o mais indicado. É importante frisar que Calhas são diferentes de Rufos, um outro tipo de objeto e com outra finalidade. O Rufo são peças moldadas e fixas.

Em paredes para evitar que haja infiltrações. O Rufo é preso com rebites e pregos, além de argamassa para vedação. Feito em materiais similares as calhas, podem ser confundidos com elas, porém não coleta e nem encaminha água.


Como acontece entupimento de Calhas?

Independente do local onde está a Calha, pode haver por vários motivos uma obstrução que impede da água passar e ser descartada pelo encanamento, oferecendo vários problemas.

Folhas, objetos plásticos, além de restos de materiais de construção, são alguns dos possíveis resíduos que entopem calhas, que mesmo com a força da água da chuva não consegue desobstruir o caminho.

Nesses casos, muitas pessoas apelam para produtos químicos variados e que são apenas paliativos ou podem até prejudicar mais o encanamento. Soda Cáustica e Diabo Verde, ambos produtos de mesmo princípio ativo.

São geralmente usados por moradores para desobstrução de esgoto e podem utilizar em calhas também. O problema é que este produto em contato com a sujeira forma um tipo de massa grudenta, firme e que deixa o caminho.

Ainda mais obstruído, piorando a situação. Além disso, existe o risco de furar a tubulação e causar vazamentos, já que esse produto é altamente corrosivo. Outro problema de produtos químicos é sua periculosidade.

Já que o manuseio deve ser feito com o máximo de cuidado, pois oferece problemas que vão desde irritações na pele e alergias, até queimaduras graves e óbito se ingerido.


Como é feito o Desentupimento de Calhas

Em calhas baixas, o próprio morador poderá fazer uma limpeza básica regular, bastando retirar sempre folhas secas e possíveis objetos como sacos plásticos, porém se a obstrução for maior com objetos mais petrificados.

E até perigosos, o indicado é chamar um profissional como Desentupidora São Paulo. Já em calhas altas a dica é sempre solicitar uma Desentupidora de calhas com profissionais capacitados e preparados para limpar e utilizar.

Produtos e equipamentos corretos para a total desobstrução da calha. Em geral, as Desentupidoras vão ao local e avaliam a situação da calha, observando o tamanho do problema e onde ele ocorre. 

Assim que o cliente aceita o serviço, é feita a utilização de equipamento como Hidrojateamento, que é a colocação de uma mangueira dentro da calha e dutos fechados que desobstruem o caminho. 

O Hidrojateamento utiliza água pressurizada que consegue destruir obstruções e limpa ao mesmo tempo. Além desse equipamento, existem outras opções que são escolhidas pelos profissionais dependendo do tipo de obstrução.

O Hidrojateamento utiliza água pressurizada que consegue destruir obstruções e limpa ao mesmo tempo. Além desse equipamento, existem outras opções que são escolhidas pelos profissionais dependendo do tipo de obstrução.

E sua gravidade, em calhas baixas, o próprio morador poderá fazer uma limpeza básica regular, bastando retirar sempre folhas secas e possíveis objetos como sacos plásticos.

Porém se a obstrução for maior com objetos mais petrificados e até perigosos, o indicado é chamar um profissional como Desentupidora São Paulo. 

Já em calhas altas a dica é sempre solicitar uma Desentupidora de calhas com profissionais capacitados e preparados para limpar e utilizar produtos e equipamentos corretos para a total desobstrução da calha.

Em geral, as Desentupidoras vão ao local e avaliam a situação da calha, observando o tamanho do problema e onde ele ocorre. Assim que o cliente aceita o serviço, é feita a utilização de equipamento como Hidrojateamento.

 Que é a colocação de uma mangueira dentro da calha e dutos fechados que desobstruem o caminho. O Hidrojateamento utiliza água pressurizada que consegue destruir obstruções e limpa ao mesmo tempo. 

Além desse equipamento, existem outras opções que são escolhidas pelos profissionais dependendo do tipo de obstrução e sua gravidade.


Dicas para evitar entupimentos em calhas

As Calhas são feitas para coletar e encaminhar a água para os dutos verticais, e muitas vezes na hora de levá-la, pode ir também restos de galhos, folhas de árvores e até lixo como plástico, obstruindo a passagem e diminuindo.