Desentupimento de Rede de Esgoto

Desentupimento de Rede de Esgoto

Desentupimento de Rede de Esgoto, sabemos o quanto é incomodativo ter um cano de esgoto, até mesmo a rede principal da sua residência.

 E que não conseguimos sozinhos solucionar o desentupimento de Rede de Esgoto. Algo que toda residência tem um comum é o encanamento. E algo que todo encanamento tem em comum são os entupimentos. 

Entupimentos sempre acontecem uma vez ou outra e são até normais em certos níveis. Por ser algo normal e fácil de acontecer, é importante saber como lidar com esse problema. 

Há diversas dicas do que fazer, mais nem todas dão certas ou são viáveis no momento. Procure evitar jogar muitos dejetos pelas pias, ralos e principalmente pela descarga.

É importante manter hábitos que não sejam nocivos a tubulações da rede de esgoto. Sempre buscando manter a higiene evitando assim um entupimento indesejado. 


Dicas Caseiras para o desentupimento da Rede de Esgoto:

Uma boa dica e prevenção para é jogar água fervente nos canos de 15 em 15 dias para derreter a gordura acumulada. Essa dica garante mais tranquilidade e diminui o tempo entre um entupimento e outro.


Como desentupir canos de esgoto com arame

Com um arame não muito rígido enfie na tubulação. Girando e empurrando o mesmo para dentro da tubulação para que o mesmo chegue até a área obstruída. Para que faça o rompimento dos objetos que causam o entupimento.


Como desentupir canos de esgoto com Diabo Verde

Abra o produto e jogue diretamente no encanamento para que o mesmo dilua a sujeira no encanamento e faça o desentupimento da rede. Nenhum imóvel está livre de passar por problemas de entupimento da rede de esgoto.

Se não adotar medidas preventivas. O primeiro passo para não comprometer o funcionamento de toda a tubulação do imóvel é adotar hábitos adequados. Se continuar usando o ralo da pia para despejar óleo usado.

Por exemplo, mais cedo será necessário fazer o desentupimento da caixa de gordura. As redes de esgoto são construídas para receber 99% de material líquido e apenas 1% de material sólido.

Ou seja, as tubulações instaladas nos imóveis devem receber apenas a água que já foi utilizada na pia da cozinha e do banheiro, no chuveiro, no tanque ou no vaso sanitário. 

Logo, é importante entender que é preciso mudar algumas rotinas para preservar o bom funcionamento de todos os encanamentos. A utilização incorreta da rede de esgoto pode causar prejuízos materiais para o morador do imóvel.

Além dos riscos de contaminação. Não é incomum encontrar durante o desentupimento da rede uma grande quantidade de gordura que se formou ao redor da tubulação pelo despejo indevido do óleo de fritura no ralo da pia.

Além de talheres, restos de alimentos, escova de dente, garrafas plásticas, absorventes, fraldas, cotonetes, estopa, roupas íntimas, entre muitos outros itens. 

Fique atento a alguns sinais de alerta e corra para solucionar o problema com especialistas em desentupimentos, evitando um transtorno ainda maior. 

A demora no escoamento da água no ralo da pia ou do banheiro é um claro recado de obstrução. A dificuldade de descer água se dá devido ao acúmulo de gordura na tubulação. 

Neste caso, o quanto antes realizar a limpeza do local, melhor para evitar problemas mais graves. Folhas ou raízes de árvores próximas aos ralos e bueiros são um perigo para a tubulação.

Pois acabam obstruindo a passagem de água aos poucos, até impedir por completo. Ao perceber estes elementos realize imediatamente o desentupimento e a limpeza especializada preventiva. 

Já entupimentos em vasos sanitários podem ser percebidos pela demora da água escorrer pelo cano. Vazamentos não são comuns, mas podem acontecer.


Como Evitar Entupimentos de Esgoto

– Não jogue objetos no vaso sanitário, pia ou tanque. Evite que papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, roupas, restos de comida e outros objetos alcancem a rede de esgoto.

– Use ralos, grelhas e sifões nas pias e tanques

– Não canalize águas de chuva nos esgotos sanitários, pois sobrecarregam a rede de esgoto provocando transbordamento e retorno para dentro das residências

– Mantenha a caixa de gordura e de inspeção sempre limpas, pois através delas é realizada a inspeção e desobstrução da rede de esgoto, evitando assim entupimentos e a presença de insetos e odores desagradáveis.

– Casos de obstrução em tubulações de esgoto representam um sério risco à saúde. Evite a proliferação de bactérias e fungos com a limpeza e desentupimento do dispositivo


Prevenção é a melhor opção

Como muitas outras situações, o melhor a se fazer é sempre tentar prevenir um entupimento. Um esgoto entupido é um problema que pode causar grandes transtornos dependendo da parte da tubulação que foi obstruída.

Por exemplo, uma caixa de gordura obstruída pode fazer com que o esgoto que sai da pia da cozinha transborde. Por causa da gordura, o cheiro de um entupimento assim é azedo e incomoda bastante.

Em poucas horas, um entupimento na caixa de gordura apode deixar a situação de um ambiente bem complicada de ser aturada. Não precisamos nem comentar como é a situação quando o entupimento está no banheiro.


Portanto, para evitar canos entupidos, você precisa adotar certos cuidados, como:

-Usar protetor de ralo em todas as pias do imóvel;

-Na cozinha, nunca jogar óleo usado dentro do ralo;

-Nunca despejar restos de comida dentro da pia ao lavar a louça, a menos que a pia seja equipada com triturador de alimentos;

-Nunca jogar objetos sólidos, principalmente preservativos e absorventes, dentro da descarga;

-Nunca lavar escova de cabelos em pias e no chuveiro. Caso faça, retire todos os cabelos manualmente e não deixe eles entrarem dentro da tubulação.

-Uma vez por semana, ferva água e jogue pelo encanamento da cozinha, isso vai ajudar a gordura a desgrudar das paredes do cano e evitar acúmulo e consequentemente a obstrução.

-Com essas dicas, você evitar problemas de entupimento. Porém, se você precisar de desentupimento de esgoto, confira quais as melhores práticas do mercado.


Desentupimento de esgoto: qual o método mais eficaz

O desentupimento de esgoto possui diferentes métodos para diferentes ocasiões. Cada tipo de desentupimento vai exigir um método diferente. Por exemplo, em pequenas obstruções com apenas dejetos orgânicos.

Químicos como o diabo verde podem funcionar muito bem. Já no caso de obstruções sólidas, é fundamental utilizar equipamentos de desentupimento para conseguir retirar o objeto de dentro da tubulação.

Existem diferentes métodos utilizados pelas empresas de desentupimento. Entre os mais comuns estão o a máquina de desentupimento, que é um sistema portátil, com uma haste de ferro flexível capaz de entrar pelo cano.

E puxar ou quebrar a obstrução, liberando novamente o fluxo normal da água. Existem diferentes equipamentos para realizar esse trabalho, todos com precisão e com a eficiência exigida pelo mercado.

Indo mais além, temos o Hidrojateamento. Com certeza esse é o método mais eficaz para realizar qualquer tipo de desentupimento de esgoto.

Esse sistema funciona através de uma mangueira ligada a um compressor que joga água em alta pressão. A água é expelida por um bico de aço omni-direcional.

A pressão da água e forte o suficiente para quebrar e remover qualquer tipo de obstrução de um encanamento, até mesmo objetos sólidos de diferentes níveis.

Porém, o que vale a pena ser mencionado neste ponto é que o Hidrojateamento é um procedimento complexo e custoso e que deve ser usado em casos especiais. 

Por isso é importante contar com uma empresa profissional para garantir um diagnóstico preciso e exato do seu problema e oferecer a melhor solução.

Ao contar com os serviços profissionais da Desentupidora Esgotecnica para desentupir o esgoto, você terá todo o apoio necessário para encontrar o método mais eficaz.

Obs: Não aconselhamos o uso destes produtos, pois em muitos casos acabam criando uma camada de gordura sólida na tubulação o qual dificulta ainda mais a desobstrução do encanamento.