Desentupimentos residenciais que você precisará um dia

Desentupimentos residenciais que você precisará um dia

Desentupimentos residenciais que você precisará um dia, para manter as instalações de sua casa em pleno funcionamento.

É preciso levar em conta alguns cuidados inclusive com a parte hidráulica, as vezes esquecida por muitas pessoas. Encanamentos que não passam por manutenção e limpeza periodicamente.

Podem apresentar problemas de entupimento e obstrução, ocasionando o mal funcionamento de toda a rede. Já parou para pensar nos tipos de desentupimentos residenciais que você pode precisar um dia?

Algo que toda residência tem um comum é o encanamento e algo que todo encanamento tem em comum são entupimentos. Entupimentos sempre acontecem uma vez ou outra e são até normais em certos níveis.


Desentupimento de pias

A maior incidência de entupimentos ocorre em pias de cozinha devido ao despejo de restos de comida e óleo de cozinha. Para resolver o problema as empresas especializadas utilizam equipamentos adequados.

Para cada tamanho de tubulação, os quais efetuam raspagem das laterais e limpeza que desobstrui o encanamento.


Dicas para desentupir a pia

Bicarbonato de sódio – jogue bicarbonato de sódio no  ralo da pia, a quantidade vai depender do quão ela está entupida, podendo variar de 1 a 4 colheres de sopa. 

Aguarde um minuto e jogue uma xícara de vinagre branco. Espere por meia hora, até uma espuma com mau cheiro começar a sair do ralo, depois disso jogue água fervente para fazer uma limpeza.

Detergente líquido na cozinha, é normal que a pia fique entupida por causa do acumulo de gordura. Então se o problema for só esse ferva 5 litros de água.

Com detergente líquido ou sabão em pó e vá despejando aos poucos no ralo. Essa mistura dissolverá a gordura e resolverá o problema.

Soda cáustica – muito cuidado ao usar essa terceira dica, ela é indicada para casos mais críticos e urgentes, onde um profissional capacitado não terá tempo para resolver. 

Dissolva soda cáustica em 5 litros de água e jogue gradativamente no ralo, mas atenção: use todos os equipamentos de proteção (luvas, óculos e botas).

Limpe o sifão – às vezes o entupimento acontece por conta da sujeira acumulada na parte debaixo da pia. Coloque um balde para armazenar a água que cai na hora que de desrosquear o sifão e limpe-o com esponja e detergente.


Desentupimento de ralos

Seja no banheiro ou no quintal, o serviço de desentupimento de ralos permite sua desobstrução imediata. Com a utilização dos equipamentos corretos não é necessário quebrar pisos ou paredes.


Dicas para desentupir o ralo

Mangueira ou arame – o uso de uma mangueira ou arame também é uma boa alternativa para desentupir ralos, principalmente os que são localizados em áreas de serviço deve ser inserido no ralo após a remoção da tampa.

Desentupidor manual – não podemos esquecer o tradicional desentupidor manual. Para utilizá-lo, é necessário deixar a pia com um pouco de água e movimentá-lo para cima e para baixo para que o ralo desentupa.

Se possível, faça com que o objeto que estava obstruindo o caminho volte para a pia, para que você possa recolhê-lo e não corra o risco de entupir a tubulação novamente.


Desentupimentos residenciais de vasos sanitários

Imagine que seu vaso sanitário está entupido bem na hora que a visita chega. É uma situação muito embaraçosa, não é mesmo? Ninguém pode prever quando isso vai acontecer.  por isso, este é um dos 5 desentupimentos residenciais que você pode precisar um dia. O hidrojateamento pode ser utilizado para sanar o problema.


Desentupimentos residenciais ficas para desentupir os vasos sanitários

Jogue água sanitária no vaso – uma das primeiras tentativas válidas é jogar um pouco de água sanitária no vaso, esperar cerca de três horas e depois dar descarga. Vai depender da causa do entupimento. 

Se for excremento, a água sanitária pode desobstruir a passagem. Nos casos em que o entupimento é provocado por panos, madeira, plástico, o uso da água sanitária será ineficaz.

Jogue vinagre e bicarbonato de sódio no vaso – misture ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre e jogue diretamente no vaso sanitário. Esta é uma solução caseira que algumas vezes traz bons resultados.

Tente dar descarga vedando completamente a entrada de ar – cubra o assento do vaso com um saco de lixo ou com papel filme. Certifique-se de que não restou nenhum espaço aberto para a passagem de ar. Depois, feche a tampa, sente-se em cima da tampa do vaso e acione a descarga por cerca de 30 segundos.


Desentupimento de colunas

As colunas são encontradas em condomínios residenciais e funcionam como a rede de esgoto do local. Geralmente, elas entopem devido ao descarte incorreto de resíduos. A raspagem das tubulações resolve o problema.


A importância do desentupimento de colunas

Como informamos, as colunas são responsáveis por coletar o esgoto de diversos ambientes de uma única vez. Se uma coluna entope, todo o encanamento acima daquele ponto pode ter o fluxo completamente parado. 

Em prédios residenciais e comerciais de grande porte isso pode causar um grande prejuízo e transtorno de grandes proporções.

Assim que o problema surgir em uma coluna de qualquer prédio, é preciso realizar o desentupimento o quanto antes. Aliás, o desentupimento de coluna é algo tão fundamental, que é recomendado realizar manutenções semestrais.


Desentupimento de esgoto

Entre os desentupimentos residenciais que você pode precisar um dia, está o da rede de esgoto. A rede de esgoto entope por causa do acúmulo de resíduos, inclusive de casas vizinhas.

Para resolver o problema são utilizados equipamentos com cabos moldáveis e giratórios que proporcionam a imediata desobstrução das tubulações sem a necessidade de quebrar pisos.


Dicas para desentupir o esgoto

Água fervente e outros ingredientes 

água quente é uma grande aliada não só na prevenção dos entupimentos, mas é eficiente também na desobstrução de canos e ralos quando aliadas aos ingredientes corretos.

Um bom exemplo de como solucionar o problema de cano entupido com água fervente é colocar duas colheres de fermento em pó e despejar a água quente logo em seguida.

O efeito efervescente irá desobstruir o cano e liberar a sujeira grudada nas paredes do encanamento. Colocar detergente dentro do cano e depois água fervente resolve o problema de entupimento.

Caso a pia e o sifão estejam sem água, em alguns casos mais simples apenas a água quente é capaz de resolver o problema.

Sempre tenha um desentupidor em casa desentupidores são práticos e na sua grande maioria são baratos e fáceis de conseguir. São ferramentas excelentes para resolver qualquer entupimento.

Sem causar dano nenhum para o encanamento e peças adjacentes, sem contar que são ecologicamente corretos e fáceis de usar. O desentupidor consiste num copo de borracha pesada que está ligado a uma pega do lado fechado. 

É usado ao colocá-lo sobre a abertura do tubo de saída bloqueado e depois empurrá-lo para cima e para baixo rapidamente sobre o buraco. A sucção causada por esta ação ajudará a mover o bloqueio.

Mesmo assim, ainda existem algumas coisas que você pode fazer caso não tenha um desentupidor e esteja em uma situação de emergência. Uma excelente maneira de desentupir o vaso sanitário. Ou algum cano é cortar uma garrafa PET.

Agora é só colocar a garrafa dentro do cano que quer desentupir ou então dentro da privada e “empurrar” a garrafa para dentro do cano. A pressão do ar feita pela garrafa através do movimento irá expulsar o objeto de entupimento.