Desentupir a pia com bicarbonato funciona?

Desentupir a pia com bicarbonato funciona?

Desentupir a pia com bicarbonato funciona? Alternativas simples, baratas e eficientes para desentupir a pia surgem o tempo todo na internet. Algumas realmente funcionam, outras não. 

O bicarbonato de sódio é uma dessas alternativas que são muito comentadas e compartilhadas pela internet, mas será que ele funciona realmente?

Para entender melhor. É preciso saber como o bicarbonato funciona. Ele é um composto utilizado para diferentes fins, até mesmo culinário, como confecção de bolos.

Porém, ele também tem uma função de limpeza muito aproveitada. É comum ver pessoas utilizam o bicarbonato para limpar sofás e tecidos grossos sem molhar e deixar cheiro.

 Ele é, sem dúvidas, um dos compostos mais versáteis que temos em nossas casas. A solução feita com bicarbonato de sódio realmente funciona para desentupir pias.

Mas apenas quando este entupimento é de substâncias menores. O bicarbonato, apesar do poder de limpeza, não consegue remover resíduos grandes. 

Nesses casos, a melhor alternativa é buscar por produtos ou profissionais especializados.


Como desentupir pia com bicarbonato

Se você deseja testar a mistura feita com bicarbonato de sódio para desentupir pia na sua casa, a receita é simples e bem fácil de aplicar. Não tem segredos, mas preste bastante atenção em nossas dicas para não fazer errado.

Para começar, misture meio copo de vinagre com um copo de bicarbonato de sódio. Mexa bem para que a solução comece a agir e despeje o copo na pia que está entupida. 

Após isso, use um pano de pia velho para tampar o ralo enquanto a substância age. O tempo ideal para descanso que a composição deverá agir é cerca de trinta minutos. 

Deixe esse tempo e depois despeje água morna para ajudar a dissolver os resíduos da tubulação e para limpar os canos, removendo todos os materiais que estão presos nos canos.

Inclusive a mistura para desentupir pia com bicarbonato. Se o cano não ficar completamente desentupido, você pode repetir o processo. E não estranhe se substância espumar um pouco. Essa é a reação do bicarbonato.


Outros métodos para desentupir pias

Além dessa ideia de desentupir pias com bicarbonato, existem muitas outras alternativas disponíveis. Mas não se iluda com elas.

A maior parte das dicas que se espalham pela internet podem trazer prejuízos para a tubulação e muita dor de cabeça. Entre as mais famosas, estão a utilização de soda caustica.

Que pode corroer toda sua tubulação por ser abrasiva, e usar metais finos para empurrar os resíduos, que pode furar os canos. Caso a mistura com bicarbonato de sódio não resolver o problema da sua pia.

Não recorra a essas outras falsas dicas. A melhor alternativa é buscar uma desentupidora para o serviço.


Bicarbonato e vinagre desentopem a pia naturalmente

Para quem não tem afinidade com as tarefas domésticas, lavar a louça pode ser uma chateação diária. E se a pia estiver entupida, dificultando o escoamento da água, a atividade pode ser ainda mais incômoda.

Quando isso acontece a tendência é só piorar. Os famosos desentupidores de pia, aqueles para pressionar o ralo, deixam de funcionar depois de algum tempo.

 E os produtos químicos à base de soda são perigosos de manusear e ainda prejudicam o meio ambiente. Diante do impasse, a melhor solução é fazer o desentupimento usando produtos mais naturais, como vinagre.

Sal e bicarbonato. A receitinha caseira é simples e muito eficaz, e também pode ser usada para desentupir o ralo do banheiro. Anote aí e livre-se desse tipo de aborrecimento:


Reprodução

Com a pia vazia, use um desentupidor manual fazendo uma boa pressão para mandar embora possíveis resíduos sólidos. Na sequência, faça uma mistura de ½ xícara de sal refinado e ½ xícara de bicarbonato de sódio.

 E despeje no ralo. Em seguida jogue no ralo 1 xícara de vinagre branco morno. Cubra o ralo com um pano velho porque esta mistura vai diluir as gorduras acumuladas no ralo e ao longo do sifão.

Causando efervescência. O pano vai evitar que resíduos sejam jogados para fora do ralo. Deixe a mistura agir por cerca de meia hora. Para finalizar, despeje no ralo uma chaleira de água fervente.

Depois disso a sua pia deverá estar desentupida, caso o entupimento persista, remova o sifão e faça uma limpeza por dentro dele usando mais água quente e sacudindo a peça para que a gordura presa se solte.

Depois de limpo reinstale o sifão na pia. Dica importante: antes de retirar o sifão coloque um balde abaixo do cano para aparar a sujeira e a água que sairão.


Aposte na prevenção

Para evitar que a pia entupa constantemente o melhor ainda é investir na prevenção. Por isso, não jogue no ralo restos de óleo nem de comida. Ambos podem ter outro destino muito mais ecológico.

Existem empresas que recebem o óleo para reutilizá-lo em diferentes fins. Já os restos de comida podem render um excelente adubo por meio de compostagem. 

Se você não tem espaço em casa para isso, coloque todos os restos de comida no lixo orgânico. Para evitar o entupimento use uma peneirinha bem firme sobre o ralo da pia.

Outra iniciativa que ajuda a prevenir o problema é jogar uma chaleira de água fervente no ralo uma vez por semana, mas cuidado para não se queimar.


Como desentupir pia com soda cáustica

Ingredientes

1 litro de soda cáustica (cuidado, muito corrosivo!) Água quente

Passo a passo

Antes de começar o desentupimento da pia, jogue água quente nela. Isso ajuda a evitar que a soda cáustica corroa os canos, além do que está entupindo a pia.

Tomando muito cuidado para não entrar em contato direto com a soda cáustica, despeje-a no ralo. Deixe agir por 5 minutos. Cuidado com possíveis gases que podem sair do ralo, proteja os olhos, boca e nariz.

Despeje água quente em grande quantidade no ralo.


Como desentupir pia de cozinha rápido

Ingredientes

1 litro de detergente. 5 litros de água bem quente

Passo a passo

Misture o detergente e a água. Despeje a mistura aos poucos no ralo até que a água volte a escorrer normalmente.


Como desentupir pia de cozinha com garrafa pet

Ingredientes

1 garrafa pet de 2L

Água morna

Detergente líquido

Passo a passo

Retire a tampa da garrafa pet e a esvazie. Coloque a água morna na pia, de modo que o nível da água fique pelo menos 4 dedos acima do ralo. Adicione 100 ml de detergente líquido à água da pia.

Aperte a garrafa pet tirando o seu ar interno. Com a garrafa de ponta cabeça, posicione o bico em cima do ralo. Deixe a água entrar dentro da garrafa pet.

Aperte a garrafa com força para que a água saia e faça pressão dentro da tubulação. Deixe a água entrar novamente dentro da garrafa. Repita o processo até desentupir a pia.