Desentupir Fossa Séptica Como é Feito

Desentupir Fossa Séptica Como é Feito

Desentupir Fossa Séptica Como é Feito – Antes de falarmos sobre como desentupir uma fossa séptica, nada melhor do que conhecermos um pouco mais a respeito, como por exemplo: como funciona, para que serve. Fossa séptica é uma forma de tratamento de esgoto sanitário muito utilizado em zonas rurais devido à falta de tratamento de esgoto. Nestes casos, a fossa séptica tem como finalidade purificar a água que chega através dos vasos sanitários.

Caminhão Limpa Fossa A Vácuo

Muitas das vezes você pode resolver os problemas do sistema séptico sem precisar desenterrar a fossa ou o leito filtrante. Desenterrar seu sistema séptico pode custar bastante dinheiro e criar uma confusão no seu quintal que vai levará semanas para arrumar. Os dejetos provenientes dos vasos sanitários são armazenados em um tanque instalado a 30 metros da residência.

Nesses tanques, os dejetos sólidos são depositados no fundo, onde ocorre a decantação, ou seja, a decomposição da matéria sólida por bactérias anaeróbicas. Tal ação gera gases e para isso, os tanques contam com uma válvula de escape para dar vasão. Quando o tanque enche, o líquido passa para outro tanque que conta com o processo de filtragem que é realizado através de cascalho e areia.

É deste segundo tanque que a água é reaproveitada para outros fins ou para simplesmente ser devolvido ao meio-ambiente. Outras fossas sépticas ainda contam com adição de produtos químicos para acelerar ainda mais no processo de limpeza e aumentando o campo de utilização, por exemplo, o cloro ao atuar sobre esse processo torna a água novamente potável.



Desentupir Fossa Séptica Com Algumas Dicas

Veja Algumas De Nossas Dicas :

1 – Determine se o seu sistema está realmente danificado. Solicite a inspeção por um profissional que possa detectar danos no tanque séptico (colocando uma pequena câmera através da linha de drenagem do sistema para descobrir se há uma ruptura interna). Lembre-se de que, na maioria dos casos, os sistemas não estão “quebrados” e só precisam de uma limpeza da lama compactada ou de resíduos acumulados ao longo do tempo.

2 – Verifique se o problema não é mecânico. Você pode achar que precisa adicionar bactérias ao seu tanque. Bactérias agem como um ácido e digerem os bloqueios que têm desenvolvido. Faça o que fizer, não adicione produtos químicos! Produtos químicos não fazem nada mais do que liberar o lodo que, consequentemente, escorre para partes mais profundas do sistema séptico, o que pode piorar as coisas.

3 – Encontre um revendedor de bactérias liofilizadas mais agressivas online, e encomende um pouco mais do que a dose recomendada. Existem muitas empresas que vendem produtos diferentes para situações diferentes, por isso certifique-se de encontrar algo forte e colocá-lo rapidamente em seu sistema séptico para que o produto possa funcionar corretamente.

4 – Deixe as bactérias agirem. Isso pode levar de alguns dias a algumas semanas, dependendo da quantidade de lodo acumulado na fossa, linhas e leito filtrante. Se o seu sistema é muito antigo e tem sido negligenciado, a bactéria pode levar até 3 semanas para dar resultados, mas lembre-se, uma vez que no sistema, ela se multiplica rapidamente e come todo o material orgânico em seu caminho. As bactérias são completamente seguras e não prejudicarão seu sistema como agentes químicos podem e costumam fazer.

5 – Leia sobre como as bactérias trabalham e não deixe que um profissional de limpeza de fossas lhe convencer com o argumento de que há bactéria suficiente em forma de E-coli em nossas próprias fezes para quebrar o nosso próprio “lixo”. Isso simplesmente nem sempre é verdadeiro. Antigamente, quando não existia água sanitária, sabonetes antibacterianos e produtos de limpeza fortes.

Outras Dicas:
Não plante árvores perto da instalação séptica. Mantenha plantas de raízes profundas longe do tanque séptico e longe de tubos subterrâneos (se você souber onde eles estão) Faça a manutenção da instalação adicionando mensalmente fortes bactérias para evitar o acúmulo indesejado de esgoto e gordura. Não coloque produtos químicos na instalação séptica.

Tinta, água sanitária e fortes produtos de limpeza matam a maioria das bactérias instantaneamente e, assim, a sua instalação não pode degradar os resíduos como deveria. Use um tratamento de manutenção, se você usa esses produtos e eles acabam por se alojarem em seu tanque séptico,.
Não descarregue nada em sua instalação séptica que não seja biodegradável.

Tente não usar produtos antibacterianos como sabonete, gel, etc, em excesso, e se você usá-los certifique-se de adicionar uma dose mensal de bactérias de manutenção. Isso não vai custar muito e vai compensar as eventuais perdas de bactérias devido ao uso de produtos antibacterianos que você usa. Não dirija com o seu carro sobre o leito filtrante e mantenha equipamentos pesados longe dele.

Nunca entre na instalação séptica ou respire os gases liberados por ela. Muitas pessoas morrem quando enfiam a cabeça sob a tampa da fossa séptica para ver o que está errado. Os gases na fossa séptica são tóxicos. Nunca se deixe convencer de que você necessita de uma nova instalação séptica até que você tenha realmente certeza de que ela está danificada.

Aproveitando-se do fato de toda a instalação ser subterrânea, o que torna difícil a identificação dos danos reais, muitas companhias de reparos podem tentar convencê-lo(a) de que há necessidade de fazer uma nova instalação. Obtenha uma segunda e, até mesmo, uma terceira opinião antes de fazer qualquer coisa e certifique-se de que a instalação não está quebrada, mas sim apenas entupida.

Você pode ter uma investigação feita com uma pequena câmera e ver na tela o interior da instalação. Nunca fume perto da tampa do tanque séptico ou onde vapores pesados estão presentes. Você pode explodir a sua casa inteira, incluindo o sistema, você e outros ao seu redor.


Sucção de Fossa Porto Alegre Zona Sul