Dicas limpar sua fossa

Dicas limpar sua fossa

Dicas limpar sua fossa muitas residências ainda possuem fossas próprias, também chamadas de fossas sépticas, geralmente instaladas em um canto no quintal.

Quem possui uma fossa assim, precisa ficar atento para sua manutenção. Para ajudar, mostramos aqui 8 dicas para limpar sua fossa e garantir o bom funcionamento sem prejudicar o seu cotidiano. 

Vale lembrar que quando o problema é grave ou você não tem as habilidades necessárias nem o tempo, o ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de fossa. Elas possuem equipamentos e técnicos.

Que irão fazer a limpeza completa, resolvendo o problema sem agredir o meio ambiente, usando substâncias especiais no processo. O risco de fazer sozinho quando há algo mais complicado é o de não saber muito bem onde.

Muitas vezes isso causa a necessidade de trocar toda a tubulação para resolver o problema, deixando todo o processo muito mais caro. 


Conheça as 8 dicas para limpar sua fossa

1) Se os ralos da casa começam a exalar um mau cheiro é hora de agir. Faça o mesmo se notar que a tampa da fossa ou da caixa de gordura possui alguma infiltração. Quem pretende seguir as dicas para limpar sua fossa sozinho deve.

Escolher um dia e um período em que ela não vá receber resíduos. De preferência, use luvas durante todo o processo.

2) O primeiro passo é abrir a fossa para que ela possa “respirar” durante algum tempo bastam alguns minutos. Atenção: existe gás explosivo acumulado dentro da fossa, por isso, nada de fósforos, cigarros.

ou qualquer tipo de fogo por perto. O aconselhado é abrir e sair de perto por alguns minutos. Por essa mesma razão, mantenha crianças e animais longe do local enquanto você realiza a limpeza.

3) Você precisará de uma bomba específica para fluídos, manual, elétrica ou de sucção. Coloque a bomba sobre um carrinho para facilitar o transporte. Também é preciso um local para colocar e transportar e o resíduo retirado.

4)    Observe se a fossa possui uma caixa de inspeção ou um tubo específico para limpeza. Encaixe a mangueira da bomba em um desses dois lugares para começar a limpeza e ligue a bomba. Veja se o resíduo está sendo armazenado.

 5)    Caso você note que os resíduos dentro da fossa estão muito endurecidos, coloque um pouco de água. Use algo apropriado para misturar e amolecer o resíduo. Isso facilitará a limpeza e deixará seu trabalho mais fácil.

6)    Separe os resíduos retirados da fossa. Eles devem ser encaminhados para um local adequado para receber lixo sanitário.

7)    Não retire totalmente os resíduos da fossa. O ideal é deixar aproximadamente 10% cheia para que a fossa possa voltar a trabalhar sem problemas.

8)    Ao terminar o trabalho, lave com cuidado todas as peças que foram usadas no processo e deixe a fossa tampada e o local limpo. Lave também suas mãos muito bem. Bem úteis essas dicas, hein! 

Mas não se esqueça: se preferir chamar uma empresa especializada em limpeza de fossas, pode contar conosco. Será uma satisfação lhe atender!


Como encontrar uma fossa séptica no jardim

Quando se precisa encontrar a fossa séptica, você pode ter um pouco de problema. Há alguns diferentes meios de localizá-la em seu quintal. O mais importante é se manter focado e entender se a primeira tentativa falhar.

Com um pouco de paciência e os conhecimentos certos, você pode localizar sua fossa séptica.


Passo 1

Chame o escritório de zoneamento de sua região. Muitos locais mantêm registros que podem incluir a localização de sua fossa.


Passo 2

Estude os registros se encontrar algum. O registro dará a localização aproximada de sua fossa séptica.


Passo 3

Descubra qual empresa instalou seu sistema séptico. Se puder saber o nome dela, você poderá descobrir o local da fossa. A maioria das empresas mantém registros detalhados de instalação e localização das fossas sépticas.


Passo 4

Caso não possa encontrar registros da fossa, descubra onde o sistema de esgoto de sua casa sai. Ele pode ser localizado em porões, forros ou na lavanderia e deve ser o ralo mais baixo de sua casa.


Passo 5

Vá até a parte externa de sua casa aproximadamente onde o cano sai. Utilizando uma haste metálica de 0,5 a 1 cm, comece a pressionar vários pontos onde a fundação encontra o cano.


Passo 6

Ande alguns passos e comece a pressionar novamente, até encontrar a próxima peça de cano. Continue o processo até encontrar a fossa séptica. Normalmente será a três a seis metros de distância da casa principal.


Passo 7

Determine o tamanho e formato aproximado da fossa usando a haste. Uma vez que tenha determinado isso, você poderá começar a cavar perto do centro da fossa.


O que são fossas séptica 

Em primeiro lugar vou explicar-vos o que é isto de fossas sépticas. Este tipo de fossas trata-se um dispositivo de tratamento de esgotos destinado a receber a contribuição residual de uma ou mais residências.

E com capacidade de um tratamento eficiente dos esgotos. As fossas sépticas são câmaras construídas para acumular resíduos domésticos e/ou industriais, durante um determinado período de tempo.

De forma a transformá-los em compostos mais simples e estáveis.


Fossa séptica 5 dicas para sua fossa funcionar melhor

Aprenda algumas dicas para se livrar de problemas como entupimento, mau cheiro e rachaduras Você tem muitos problemas com o funcionamento da sua fossa? De sempre em sempre a fossa fica entupida e o mau cheiro.

 Ou, talvez os roedores e baratas já façam parte da sua família? Listamos alguns cuidados que podem te ajudar a solucionar estes problemas de forma bem simples. Por isso, leia com atenção a nossa lista com 5 dicas.

Super especiais e livre-se das dores de cabeça com a sua fossa séptica, evitando futuros prejuízos.


Limpar a fossa é sempre bom, né

Basicamente, o funcionamento da fossa séptica consiste em separar a água das substâncias sólidas, porém, quando essas substâncias começam a acumular muita sujeira, acontecem problemas na purificação da água.

Causando então os temidos transbordamentos. Por isso, deixar a fossa limpinha é extremamente importante para não entupir ou estragar, uma vez que ao limpá-la os resíduos e qualquer outro tipo de sujeira serão eliminados.


É feio descartar óleo, tintas e produtos químicos na pia

Regrinha básica pra toda a família: lugar de lixo é no lixo e não na pia. As consequências para quem despeja óleo, tinta ou qualquer líquido do tipo vão desde prejudicar significantemente o meio ambiente.

A danificar de forma intensa o seu sistema de esgoto. Atualmente, existem vários locais de recolhimento deste tipo de produto, seria legal você ficar de olho. Por isso, para manter a qualidade da sua fossa séptica.

E não agredir o planeta, jogue estes produtos nos locais corretos e evite tais problemas.


Prefira plantas e árvores com raízes não profundas perto de casa

O mais indicado é que, quando for plantar árvores ou plantas em geral escolha um local afastado da sua fossa séptica, mantendo uma distância apropriada para este tipo de plantação e uma vegetação baixa próxima a fossa.

Assim, não terá o risco do seu sistema de esgoto ser prejudicado. Outra vantagem é poder saber se a fossa está funcionando bem, pois, caso a grama fique úmida constantemente, há algo errado em sua fossa. 

Raízes profundas plantadas próximas a fossa, geralmente, danificam-na., provocando rachaduras.


Fique atento ao escoamento da água

Fique atento aos sinais da sua fossa. Assim como a grama úmida pode ser um alerta mostrando que há algo errado, observar o escoamento da água também é uma maneira de se atentar aos possíveis problemas.

Que podem estar acontecendo no funcionamento da sua fossa séptica. Se a água estiver descendo muito devagar, com certeza há algum problema, como: entupimento, fossa muito cheia ou algo mais grave.

Que deve ser reparado logo. Por isso, nestes casos vale a pena procurar um especialista.