Dicas para limpar sua fossa

Dicas para limpar sua fossa

Dicas para limpar sua fossa limpeza de Fossa Doméstica muitas residências ainda possuem fossas próprias, também chamadas de fossas sépticas, geralmente instaladas em um canto no quintal. 

Quem possui uma fossa assim, precisa ficar atento para sua manutenção. Para ajudar, mostramos aqui 8 dicas para limpar sua fossa e garantir o bom funcionamento sem prejudicar o seu cotidiano. Vale lembrar que quando o problema é grave ou você não tem as habilidades necessárias nem o tempo.

O ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de fossa. Elas possuem equipamentos e técnicos que irão fazer a limpeza completa, resolvendo o problema sem agredir o meio ambiente, usando substâncias especiais no processo. O risco de fazer sozinho quando há algo mais complicado.

É o de não saber muito bem onde interferir e piorar a situação. Muitas vezes isso causa a necessidade de trocar toda a tubulação para resolver o problema, deixando todo o processo muito mais caro.


Conheça as 7 dicas para limpar sua fossa

1) Se os ralos da casa começam a exalar um mau cheiro é hora de agir. Faça o mesmo se notar que a tampa da fossa ou da caixa de gordura possui alguma infiltração. Quem pretende seguir as dicas para limpar sua fossa sozinho deve escolher um dia e um período em que ela não vá receber resíduos. De preferência, use luvas durante todo o processo.

2) O primeiro passo é abrir a fossa para que ela possa “respirar” durante algum tempo – bastam alguns minutos. Atenção: existe gás explosivo acumulado dentro da fossa, por isso, nada de fósforos, cigarros ou qualquer tipo de fogo por perto. O aconselhado é abrir e sair de perto por alguns minutos. Por essa mesma razão, mantenha crianças e animais longe do local enquanto você realiza a limpeza.

3) Você precisará de uma bomba específica para fluídos, manual, elétrica ou de sucção. Coloque a bomba sobre um carrinho para facilitar o transporte. Também é preciso um local para colocar e transportar e o resíduo retirado.

4) Observe se a fossa possui uma caixa de inspeção ou um tubo específico para limpeza. Encaixe a mangueira da bomba em um desses dois lugares para começar a limpeza e ligue a bomba. Veja se o resíduo está sendo armazenado no local correto.

5) Caso você note que os resíduos dentro da fossa estão muito endurecidos, coloque um pouco de água. Use algo apropriado para misturar e amolecer o resíduo. Isso facilitará a limpeza e deixará seu trabalho mais fácil.

6) Separe os resíduos retirados da fossa. Eles devem ser encaminhados para um local adequado para receber lixo sanitário.

7) Não retire totalmente os resíduos da fossa. O ideal é deixar aproximadamente 10% cheia para que a fossa possa voltar a trabalhar sem problemas.


Como limpar uma fossa séptica

Equipamentos necessários, métodos eficazes e periodicidade ideal. Fossas são sistemas de tratamento de esgoto presentes em imóveis residenciais, comerciais e industriais. As fossas sépticas são as mais comuns hoje em dia e é delas que vamos falar. Sua função é receber os resíduos sólidos e líquidos do imóvel.

Para que estes sofram uma separação através de transformação físico-química. Após esta separação, a parte líquida segue seu curso, e um lodo se acumula no fundo da fossa. Após um tempo, que pode variar de acordo com a quantidade de imóveis ou de pessoas utilizando a mesma fossa, a fossa necessita de sucção deste lodo.

Alguns equipamentos realizam este trabalho de sucção, porém a atitude mais usual é solicitar o serviço a uma empresa de limpeza de fossas equipada com caminhão de auto vácuo. E é sobre este método com caminhão de sucção auto vácuo que vamos comentar.


Conheça os passos da limpeza de uma fossa com caminhão auto vácuo

Remove-se a tampa da fossa que pode ser de metal, plástico ou concreto, esta terceira é a mais comum. Deixe a fossa respirar alguns minutos para que os gases presentes nela possam se dispersar. Após este tempo, é introduzida a mangueira de sucção que estará acoplada ao caminhão de auto vácuo. Com a sucção, os resíduos são armazenados no tanque do caminhão, e posteriormente serão descartados em adequado e licenciado.

É deixada uma parte de 10% dos resíduos para que as bactérias contidas nesta quantidade reiniciem o processo com os novos resíduos. Após a sucção de 90% dos resíduos, as paredes da fossa podem ser limpas com o uso de hidrojateamento de alta pressão. Saiba mais sobre o hidrojateamento aqui.

Com a remoção dos resíduos presos nas paredes da fossa, pode-se solicitar a empresa, uma dedetização da fossa para eliminar baratas e outros insetos que habitam o local.


Fecha-se a tampa da fossa novamente e então sua fossa foi limpa e higienizada.

Percebeu que não é tão simples realizar a limpeza de uma fossa não é mesmo? Pois em um imóvel simples já é complicado, imagine em imóveis coletivos. A quantidade de resíduos deste tipo de imóvel pode encher um tanque de um caminhão em apenas uma limpeza. Por isso a importância da limpeza preventiva.

Ela tem custo menor e previne transtornos graves como entupimentos, alagamentos, transbordamentos e mau cheiro provocados pelo esgotamento das fossas.


Muitos locais utilizam as fossas para diversos imóveis:

Condomínios residenciais
Condomínios comerciais
Condomínios mistos
Condomínios industriais
Shoppings centers
Galerias
Centros comerciais

Nestes casos, recomenda-se a limpeza de 6 em 6 meses para que não haja o esgotamento das fossas. Em imóveis individuais recomenda-se a limpeza 1 vez por ano. Também é importante destacar que as pessoas sejam conscientizadas sobre o despejo de objetos, embalagens, papel e qualquer material que não seja orgânico.

Nos locais que tem conexão com a fossa. Estes objetos não só podem obstruir a fossa causando um grande trastorno como se despejados na rede pública irão para nos rios e córregos que já são muito poluídos.


Como limpar uma fossa

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como é feita a limpeza de uma fossa, solicite um orçamento para o seu imóvel. Este não é um serviço simples para quem não possui o caminhão ou equipamento similar.Deixe este serviço especializado com uma empresa que tenha experiência e pessoal qualificado para a execução da limpeza.