Empresa de limpa fossa precisa estar cadastrada na Cetesb?

Empresa de limpa fossa precisa estar cadastrada na Cetesb?

Empresa de limpa fossa precisa estar cadastrada na Cetesb? o trabalho de uma empresa de limpeza de fossa é visto como um serviço pesado e difícil.

Esse tipo de serviço é prestado em casas, condomínios, escolas, comércios, empresas, indústrias, onde é realizada a limpeza de fossa seca (geralmente em cobertura), negra (dejetos que caem no terreno) e séptica (esgoto doméstico).

A fossa é um buraco no chão que possui tampa de concreto, onde os resíduos (esgoto) são eliminados. Quando essa fossa enche é preciso chamar uma empresa que irá limpar a mesma.

O trabalho de uma limpeza de fossa é normalmente prestado por empresas de desentupimento, as chamadas desentupidoras. Compreende-se esse trabalho através de um serviço de saneamento básico.

Realizado por empresas autorizadas pelos órgãos se secretária do meio ambiente e da saúde pública.


Cadastro na Cetesb

Mas antes desse trabalho ser realizado é preciso saber que toda empresa de limpa fossa necessita ter licença da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para atuar. 

Isso porque a companhia faz o controle, bem como a fiscalização e o monitoramento das empresas credenciadas em trabalhar com fossa. A Cetesb tem como objetivo integrar cada vez mais o trabalho de órgãos e empresas.

Para fiscalizar e prevenir acidentes e assim coordenar trabalhos em conjunto em acidentes que envolver produtos tóxicos ou má destinação desses resíduos recolhidos. 

Além disso, a Cetesb também faz o licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.


A companhia além do licenciamento ambiental elabora o seguinte:

-Cria autorização para supressão de vegetação nativa e/ou intervenção em áreas de preservação permanente;

-Autorização para queima controlada para fins fitossanitários;


CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental)

Além de ter cadastro na Cetesb, o trabalho da empresa responsável por esse tipo de serviço precisa ser qualificado. É preciso também ter certificação da SABESP para transportar e descartar os resíduos retirados da limpeza.

Porque uma das questões que todo esse trabalho envolve, diz respeito à saúde hidráulica tanto domiciliar, como comercial ou industrial. Nesses casos devem-se respeitar as normas, ter conhecimentos específicos.

E os equipamentos adequados para esse tipo de serviço.


O trabalho de limpa fossa

Vale salientar que existem diversos tipos de fossas, como: fossa negra, secas, caixas de gordura, fossas sépticas e outras. E esse trabalho é realizado com caminhões que são equipados com bombas de alta pressão.

Que realiza que fazem a coleta e transporte dos detritos. É importante que a empresa de limpa fossa tenha equipamentos de segurança exigidos pelas normas NR33 e NR18 que regulam serviços em espaço confinado e altura.

Além de manter sua equipe de trabalho qualificada, para proporcionar aos clientes um bom atendimento profissional.


Alguns dos serviços prestados pela limpeza de fossa são os seguintes:

-Limpeza do esgotamento de fossa;

-Limpeza em Indústrias;

-Desentupimento;

-Dedetização entre outros serviços;


Quando é necessário realizar a limpeza da fossa de uso doméstico?

Uma limpeza da fossa sempre é indicada quando a capacidade de armazenamento estiver mais próxima do seu limite, para assim evitar evitando o acumulo de resíduos de esgoto em geral e a proliferação de pragas.

Depois de feito a remoção desses resíduos, a empresa de limpa fossa faz o transporte desses resíduos até um local indicado que é autorizado pela CETESB.

A empresa de limpa fossa precisa ter uma equipe técnica especializada, com bons equipamentos higienizados e variados para o atendimento junto às residências, aos comércios e indústrias.


Conhecendo um pouco das fossas

Há diversos tipos de fossas, e cada uma delas merece uma atenção diferente.


Fossa Séptica: 

Esse tipo de fossa é muito utilizado em esgotos domésticos porque possui um sistema de tratamento primário. Na sua composição há um revestimento interno que vai impedir o contato dos detritos com água e o solo. 

O serviço deve ser feito regularmente para não ocorrer entupimentos.


Fossa Negra: 

Esse tipo de fossa não possui nenhum revestimento e consequentemente, pode contaminar o solo. Essa fossa não é recomendada, pois não é ecologicamente correta.  A fossa séptica sempre é a mais recomendada.


Fossa Seca:

 Sua estrutura de revestimento é feita com tábuas e a cobertura dela com laje na altura do piso, mas possui o mesmo problema da fossa negra, não possui proteção ao solo. 

Esse tipo pode trazer mau cheiro como também proliferar doenças.


Cuidados e manutenção com as fossas

-A fossa séptica precisa ser construída de forma circular ou retangular;

-Quando a fossa estiver cheia, isto indica que é o momento ideal para a sua limpeza;

-Evitar qualquer equipamento pesado próximo ao local;

-Cuidado para todo tipo de material, objeto jogado nos ralos e pias, pois estes podem entupir os canos;

-Quanto entupir, usar água fervente e não soda cáustica;

Uma atenção também, antes de contratar uma empresa de limpa fossa, pois há muitas empresas que sequer possuem a licença e o cadastro na Cetesb. Antes de contratar, verifique e pesquise. 

É importante que a empresa possua uma excelente estrutura, bem como os melhores equipamentos para o desentupimento, além-claro de profissionais capacitados e qualificados em fazer esse tipo de serviço.

Contratando uma empresa não licenciada quem perde é você e toda a comunidade que não sabe ao certo onde será depositado os restos de dejetos. Sobre empresa de limpa fossa precisa passar credibilidade.


O que é limpa fossa?

O serviço da desentupidora de limpa fossa é onde ocorre o desentupimento de esgoto. E o ao limpar a fossa acaba prevenindo problemas graves nas fossas e no meio ambiente.

A limpeza de fossa das desentupidoras pode ser feita nas fossas sépticas, fossas negras, fossas secas. Para isso, as empresas devem estar cadastradas na Cetesb (Companhia ambiental do Estado de São Paulo).

A Cetesb faz o controle, fiscalização e monitoramento das empresas de limpa fossa. É importante que você considere a localização da fossa. Pois se for construída em lugares movimentados onde passam pessoas e veículos.

Pode acabar danificando a tampa da fossa e a mesma pode desmoronar. Então, opte por colocar em lugares perto do banheiro da sua residência e evite curvas nos canos. Pois irá evitar que os mesmos entupam. 

Ao contratar uma desentupidora verifique se a mesma possui uma locação de caminhão limpa fossa com uma grande capacidade de armazenamento, para que o serviço seja mais ágil.


Como é realizado o trabalho de locação de caminhão limpa fossa?

O serviço de limpa fossa é feito com caminhões equipados com bombas de alta pressão e que possuem capacidade para transportar os restos de detritos. Depois de removido, os detritos são colocados em um lugar adequado.

Para evitar problemas com contaminações. Por isso, o trabalho de limpa fossa é de tamanha importância não apenas para as pessoas, como também para o meio ambiente.

O serviço da desentupidora especializada em limpa fossa pode ser feito em residências, condomínios, escolas, hospitais, comércio para prevenir e resolver problemas ocasionados pelo esgoto.

Contratando o serviço de locação de caminhão limpa fossa, você garantirá um meio ambiente saudável. Assim como o ambiente de sua família e comunidade. 

O trabalho de limpa fossa feito pela desentupidora vai trazer segurança e evitar a proliferação de doenças e vermes, como também a contaminação com o solo e a água.

Seja cuidadoso na hora de contratar uma empresa com a locação de caminhão limpa fossa. Há varias desentupidoras que não possuem a licença e o cadastro na Cetesb. Antes de contratar, faça uma verificação e pesquisa. 

É importante que a empresa tenha uma excelente estrutura, os melhores equipamentos para a limpeza da fossa, e profissionais capacitados e qualificados em fazer esse tipo de serviço.