Entupimento da rede de esgoto entenda por que e como prevenir

Entupimento da rede de esgoto entenda por que e como prevenir

Entupimento da rede de esgoto entenda por que e como prevenir você sabia que os objetos e resíduos descartados incorretamente nos ralos e vasos.

Podem prejudicar não somente as tubulações da sua residência, como também causar entupimento na rede de esgoto? Confira este post e descubra como e por que prevenir.

Atitudes como jogar restos de comida e óleo de cozinha ralo abaixo fazem parte do seu dia a dia? Então cuidado! Você pode estar prejudicando não só a tubulação da sua casa, como também a rede geral de esgoto.

Responsável por levar todo esse resíduo da sua residência e de seus vizinhos para o tratamento adequado. Ao descartar materiais inadequados em ralos e vasos fio dental, preservativos.

Absorventes, papel higiênico, entre outros, no caso do vaso sanitário e restos de comida, óleo de cozinha, pelos e fios e cabelo, nos ralos, eles podem ficar presos durante o caminho e causar obstrução do cano.

Da mesma forma, existem dejetos que conseguem chegar até a rede de esgoto e ali se juntar a outros materiais, ocasionando um grande entupimento.

Os óleos, por sua vez, quando descartados de forma incorreta no esgoto, formam crostas que grudam nas paredes das tubulações e, com o tempo, vão causar dores de cabeça.

Quando a rede geral de esgoto encontra-se entupida, pode ocorrer transbordamento em vias públicas, contaminação do meio ambiente, proliferação de pragas e transmissão de doença à população.

Além disso, também existe o prejuízo financeiro para a cidade, que precisa arcar com as despesas do desentupimento, o qual poderia ser evitado.


Como prevenir o entupimento da rede geral de esgoto

O uso correto da rede de esgoto deve ser uma preocupação de todos os moradores, não só por ele, mas também pelo coletivo. A conscientização é a principal forma de prevenção desses acidentes.


Como contribuir para o bom funcionamento da rede de esgoto?

Em primeiro lugar, o cuidado deve começar dentro da sua residência. Converse com os demais moradores da casa sobre boas práticas na hora de mandar algo ralo abaixo.

Na hora de lavar a louça, raspe todo o resto de alimento no lixo. Descarte o óleo de cozinha de forma correta: após utilizado, coloque-o em uma garrafa pet e encaminhe-o para a coleta adequada.

Ao pentear o cabelo ou fazer a barba, retire os fios que tenham caído na pia e coloque-os no lixo. Após o banho, retire os fios de cabelo que possam ter ficado no ralo e deposite no lixo.

No quintal, tenha cuidado na hora de varrer poeira e folhas próximo dos ralos. Se tiver animais, procure sempre pegar os pelos da calçada, para que não entrem no ralo.

Além desses cuidados básicos, também é importante manter as manutenções em dia, como a limpeza da caixa de gordura e das colunas coletoras, no caso de condomínios.


Entupimento de esgotos prevenção é o melhor remédio

Os canos da nossa casa representam uma parte vital de todo o funcionamento da residência. Sua importância é tão grande. Que em caso de problemas nesta rede o desconforto e incômodo podem acabar com o dia.

É por isso que é preciso evitar o entupimento do encanamento o máximo possível. Os entupimentos não causam apenas transtornos e problemas enquanto estão ocorrendo, mas podem ser prejudiciais a longo prazo.

Já imaginou precisar trocar a tubulação por causa de um entupimento que quebrou o cano? Toda essa dor de cabeça pode ser evitada com estratégias simples e que devem ser adotadas durante o dia a dia.

É preciso prevenir esses problemas para evitar transtornos, prejuízos para a estrutura do imóvel, gastos desnecessários e inconvenientes gerados pelo entupimento.

Vale sempre lembrar que prevenir é o melhor remédio. Para saber como prevenir o entupimento do encanamento é importante saber quais são as suas principais causas.


Os maiores causadores de entupimento são:

Acúmulo de gordura. Objetos enroscados no encanamento. Acúmulo de cabelos e unhas nos ralos do banheiro e da pia. Papel higiênico, preservativos e absorventes jogados no ralo

E objetos esquecidos bolsos de roupas que acabam indo até o encanamento. Existem alguns outros motivos para entupimentos, mas esses cobrem o básico do problema.

É bem fácil acabar com a ocorrência desses defeitos. Para fazer isso, basta adotar uma série de medidas e de ações preventivas que irão proteger o seu encanamento.


Como prevenir o entupimento do encanamento na cozinha

O principal causador de entupimentos no encanamento da cozinha é o despejo de óleo, gordura e outros restos dentro da pia.

Esses restos acabam acumulando dentro do encanamento formando uma crosta na parede do cano. O óleo e a gordura são os principais culpados por causar esse efeito.

Evitar esse tipo de obstrução é bem fácil, basta lembrar de nunca jogar restos de comida pelo ralo. Antes de lavar a louça, jogue todo o resto no lixo e evite deixar que grãozinhos caiam dentro do ralo.

Nunca jogue óleo pelo ralo também, destine-o a algum lugar responsável por reciclar o óleo. Caso não seja possível, despeje-o em um canto de terra, mas não torne isso um hábito, pois o óleo também prejudica o solo.

Parecido com uma redinha, que tem como objetivo segurar objetos sólidos que passariam pelo encanamento. Adotando essas simples precauções no dia a dia.

É possível garantir um longo tempo de tranquilidade com o seu encanamento.Uma dica interessante para ajudar a evitar futuros entupimentos é o uso de água quente.

Basta ferver a água e jogar dentro do ralo da pia para derreter barreiras de gordura. Faça isso uma vez a cada 15 dias e o encanamento estará ainda mais protegido.


Como evitar o entupimento do encanamento na sua residência

Os outros pontos dos imóveis não recebem despejo de gordura e resto de comida. Portanto o grande causador de entupimentos desse tipo de encanamento são objetos sólidos que não passam pelo cano.

A grande maioria das vezes esses objetos são jogados pelo próprio usuário da rede de esgoto. É importante aprender, ou lembrar, que objetos sólidos nunca devem ser jogados nos encanamentos.

Palitos de dente, absorventes, preservativos, papel higiênico, lenços umedecidos, resto de maquiagem, entre outras coisas, são todos prejudiciais para o encanamento.

Esses objetos podem enroscar nos canos e em suas curvas e criar uma obstrução difícil de ser removida, geralmente esse é o pior tipo de entupimento em encanamento.

No caso da área do chuveiro é bom lembrar de limpar o ralo periodicamente para remover o acúmulo de cabelo. O cabelo quando acumulado também se torna uma obstrução.

E se entrar dentro do cano pode ser bem difícil de ser retirado. Seguindo essas dicas simples é fácil de manter o funcionamento do encanamento da sua residência sem ter problemas ou dores de cabeça desnecessariamente.

Nunca se esqueça que prevenir é a melhor opção para cuidar do seu encanamento. Além de ser o método mais barato de “resolver problemas”, é o mais simples e com certeza o mais efetivo.

Está com problemas com encanamento e precisa de ajuda profissional? Entre em contato com a nossa empresa e tenha os melhores profissionais prontos para atender o seu problema com eficiência e agilidade.

Com anos de experiência no mercado, estamos preparados para qualquer tipo de problema. Garantimos que o entupimento do seu encanamento será resolvido da melhor maneira possível.