Entupimento de colunas coletoras

Entupimento de colunas coletoras

Entupimento de colunas coletoras você já chegou na garagem ou entrou no apartamento, e encontrou tudo alagado? Isso pode ser um sinal de que as colunas coletoras estão com problema.

Confira nosso post e conheça as causas e como prevenir o entupimento de colunas coletoras. Se você já chegou em casa e encontrou água para todos os lados no seu apartamento.

Sabe como esses alagamentos podem causar grandes transtornos. Para evitar que problemas assim ocorram em apartamentos e condomínios, moradores e administradores precisam ter cuidado extra com o encanamento.

Confira nossas dicas para deixar o entupimento bem longe das colunas coletoras do seu prédio!


Sistema de colunas coletoras de esgoto

Assim como nas casas, os prédios e condomínios também precisam contar com um sistema de escoamento esgoto. E para isso, as colunas coletoras são instaladas na estrutura dos prédios.

Uma vez que um grande número de pessoas utiliza o mesmo sistema de esgoto, é importante que todos tenham o devido cuidado e sigam as boas práticas.

Como forma de prezar pelo bom funcionamento do sistema e bem estar de todos os moradores. O sistema de esgoto é instalado na horizontal, geralmente no teto da garagem.

E recebe os efluentes vindos das colunas e todo resíduo presente nos canos.


O que causa entupimento de colunas coletoras

Dentre os principais motivos que podem causar o entupimento de colunas coletoras, além da tubulação antiga e canos desgastados, estão o mau uso do vaso sanitário, da pia e ralo do banheiro, além da pia da cozinha.

O entupimento de colunas coletoras acontece, principalmente, pelo acúmulo de sujeira e excesso de gordura despejado nos ralos. A gordura dificulta a passagem da água e dejetos, fazendo com que aconteça o entupimento.

Confira algumas das principais atitudes que acabam causando o entupimento desse sistema.

No vaso sanitário:

– Utilizar o vaso como lixo, descartando preservativos, papel higiênico usado, absorvente higiênico, além de outros materiais.

Na pia ou ralo do banheiro:

– Deixar cair pelos, barba e fios de cabelo, que depois são levados pela água;

– Usar sabonete e shampoo em excesso;

Os componentes utilizados nesses produtos formam uma gordura que fica presa nas tubulações, juntando outras sujeiras como fios de cabelo e provocando o entupimento dos canos.

Na pia da cozinha:

– Jogar restos de alimentos;

– Jogar óleo de cozinha.

É comum acontecer o alagamento de garagens e apartamentos quando as colunas coletoras entopem e a água acaba vazando. Para evitar que o alagamento aconteça, é preciso ficar atento com os seguintes sinais:

– Cheiro forte de esgoto exalando pelos ralos; – se você já percebe o cheiro forte em sua casa, confira nosso post para saber como eliminar o mau cheiro do ralo.

– Ao puxar a descarga, a água do vaso sanitário primeiro sobe e depois desce lentamente;

– Barulho nos ralos.


Como prevenir o entupimento de colunas coletoras

No vaso sanitário, deverão ser descartados apenas dejetos humanos. Hastes flexíveis, absorventes, fraldas, preservativos e outros materiais precisam ser colocados no lixo adequado.

Ao tomar banho ou pentear o cabelo próximo a pia, não deixe os fios de cabelo caírem no ralo. Sempre procure retirar com um papel higiênico, para juntar todos os fios, e descarte no lixo orgânico.

Na pia da cozinha coloque uma pequena peneira, para evitar que restos de comida passem pelo ralo e possam ficar presos no encanamento, provocando o entupimento.

Essa peneira também pode ser utilizada na saída de água das máquinas de lavar roupa, para evitar que fiapos de tecido escoem pelo ralo.

Depois de terminar de cozinhar alguma refeição que tenha utilizado muita gordura, despeje o óleo em uma garrafa pet e entregue nos locais específicos, e evite despejar na pia.

Este é um dos principais causadores de entupimento no sistema de esgoto. Jogar água quente nos ralos também pode ajudar a desprender a gordura, mas apenas para remediar o estágio inicial do problema.

Se a quantidade de gordura for grande, esse procedimento pode não ajudar muito. Não esqueça de se certificar sobre o material dos canos, pois dependendo da qualidade, o cano pode não suportar a alta temperatura.

Realizando essas boas práticas, é possível prevenir vários transtornos relacionados às tubulações, especialmente o entupimento e transbordamento do esgoto, que por vezes pode causar danos estruturais no prédio ou condomínio.

Sempre é importante lembrar que prédios e condomínios precisam passar por manutenções periódicas, como realizar a limpeza das caixas de gordura, verificação do sistema de escoamento e afins.


As principais causas de entupimento das colunas coletoras

O sistema de coleta de esgoto em uma estrutura vertical é chamado de coluna coletora. Ela é comum em prédios e condomínios.

Essa “coluna” possui muitas similaridades com o encanamento comum de residências. A sua diferença principal é que ela coleta todo o esgoto do condomínio na vertical.

De forma bem simples, imagine que um prédio tem um cano por onde todo o esgoto passa. Não é difícil entender a importância de manter o bom funcionamento de uma dessas colunas.

Caso a coluna coletora entupa é possível que todo o prédio ou parte dele acabe entrando pelo cano. Não é incomum ver notícias de áreas alagadas em condomínios.

Esses alagamentos muitas vezes acontecem por entupimento das colunas coletoras. Geralmente a garagem é o primeiro lugar que sofre com esse problema.


Sintomas de coluna coletora entupida 

Água da pia e dos ralos começa a descer mais lentamente. Ralos que fazem barulhos como se estivessem “borbulhando”.

Mau cheiro vindo do ralo do lavatório ou da pia da cozinha. Água da descarga sobe muito antes de começar a descer e desce muito lentamente.

Esses são os sintomas iniciais. É importante prestar atenção neles, afinal é muito mais fácil realizar o reparo quando o problema está apenas começando.

Um sintoma mais preocupando é quando restos de comida ou o esgoto dos ralos começa a “voltar”. Quando nesse estado o encanamento pode estar entupido a muito tempo e é necessário um acompanhamento técnico imediato.

A melhor coisa a se fazer nessa situação é avisar a administração do prédio, assim como os outros moradores e chamar uma desentupidora capacitada para realizar o serviço de análise e manutenção.


Como evitar o entupimento da coluna coletora

Melhor do que remediar é prevenir. Não é mesmo? Tome as seguintes precauções para evitar encanamentos entupidos em condomínios:

Use grade de ralos para pias e para os lavatórios. Eles evitam que objetos sólidos caiam dentro do esgoto e causem obstruções futuras.

Não jogue resto de comidas pelo ralo da pia. Nunca jogue gordura ou óleo dentro do encanamento. A gordura e o óleo endurecem dentro do cano e acabam causando uma das piores obstruções.

Preservativos, absorventes e papel higiênico são um dos maiores causadores de entupimentos no Brasil. Nunca jogue eles pela descarga.

Sempre limpe o cabelo que fica enroscado nos ralos e na pia, não deixe que ele seja carregado pela água.
Essas são dicas simples que irão evitar o entupimento da coluna coletora.

Além dessas precauções é necessário fazer uma manutenção preventiva a cada 6 meses com uma empresa de confiança.