Entupimento no quintal

Entupimento no quintal

Entupimento no quintal o que causa o entupimento no quintal? Fizemos uma lista do que pode lhe causar um entupimento indesejado e inesperado.

Dicas:

-Folhas secas trazidas pelo vento ou até mesmo das árvores dos vizinhos ou a de sua calçada.

-Pedras, areias e pedrinhas pequenas que podem descer pelo ralo e entrar no encanamento.

-Varra todos os dias se possível ou pelo menos duas vezes na semana, para que a poeira não acumule.

-Antes de lavar o quintal é importante varrer o ambiente, recolher o lixo e jogar fora.

É muito importante ter a consciência que um ralo não entope do dia para a noite, então temos que cuidar dos mínimos detalhes. A lista acima é apenas alerta, mas é necessário manter o quintal sempre limpo.

Varrer todos os dias talvez não seja possível, temos outros afazeres, mas ao menos uma vez por semana ou duas. E sempre que for lavar o quintal varra-o para que a água ao descer pelo ralo não leve a sujeira junto.

Evite folhas secas, papeis de balas ou embalagens maiores, poeira e pedras são as maiores vilãs para o ralo. Parece ser bobo, mas causa sim um entupimento! Como foi mencionado mais acima nenhum encanamento.

Entope do dia para a noite, é questão de tempo, talvez até um processo lento. Por isso é muito importante seguir as dicas de limpeza e preservação do ambiente, para que não tenha um entupimento surpresa!

Normalmente o entupimento não vem grave, mas sim aos poucos, com lentidão ao descer da água ou a demora de horas e horas para que a água desça. Esse já é um péssimo sinal!


Porque o ralo entope?

As principais causas do entupimento nos ralos de quintal são pelos de animal, sujeira e poeira, folhas de árvores, flores, papeis de balas. Que podem entrar da rua para sua casa. 

Sim, é possível, pois o vento trás os lixos da rua para nosso quintal ou garagem. Já se deparou com sua garagem/quintal cheio de poeira, embalagens de bolacha e papeis de balas? 

Isso é um grande perigo para seus ralos e canos de esgoto. Por mais que os ralos tenham grades sempre passa alguma coisinha, por isso sempre fique de olho e previna o entupimento em seu quintal.


Dicas Caseiras para evitar o entupimento no quintal:

Varra diariamente seu quintal/garagem removendo poeiras, papeis de balas, pelos de animal e principalmente as FOLHAS. Por mais que as folhas sejam orgânicas. Elas entopem pelo fato de levarem um tempo.

Para entrar em decomposição. Enquanto a decomposição não ocorre elas bloqueiam a passagem de água. Se na sua calçada tiver árvore mantenha sempre podada é indispensável essa dica para que não caiam tantas folhas.

Limpe o ralo tanto no lado interno quanto no lado externo. Pois as folhas secas levadas pelo vento prejudica o sistema de escoamento da água da chuva. Por isso é importante retira-las do ralo diariamente.

Para evitar que a entrada das folhas levadas pelo vento até seu ralo, utilize tela de proteção. Além dessas técnicas existem as empresas de Desentupimento que oferecem serviços de manutenção e prevenção. 

Que evita esses problemas e serviço de desentupimento para o caso de quando as folhas do quintal já estiverem obstruindo o encanamento.


Conscientização 

Queremos te incentivar a ter uma nova rotina em relação aos hábitos para evitar entupimentos em sua casa ou nas casas de outras famílias. A importância do uso correto de higiene ajudará muito a todos e principalmente a você.

Pois o entupimento traz uma enorme dor de cabeça. Como já lemos mais acima é importante que evitemos jogar restos de alimentos na pia, objeto no vaso sanitário ou fios de cabelos na pia do banheiro.

A mudança de hábito e o cuidado com a limpeza no início pode causar um pouco de incomodo. Mas lembre-se sempre o bem que está fazendo para sua casa e para algumas redes de esgotos que são despejadas em rios.

Por isso evite jogar lixos e assim automaticamente evitará os entupimentos, cuide do que é seu e do que será de seus filhos.


Posso evitar o entupimento?

Sim, quando o ralo de quintal entope, é algo difícil de ser resolvido na hora, pois não é possível vermos qual é e onde está a obstrução, evitando uma ação caseira. Por isso é importante prestar atenção nestas dicas para evitar.

– Ao realizar a limpeza do quintal utilizando o ralo, evite que objetos como pedras, folhas e até areia entrem diretamente no ralo. É importante que apenas a água entre na tubulação.

– Coloque um protetor de ralo de quintal para evitar que objetos entrem

– Não jogar para dentro do ralo de quintal nenhum tipo de objeto sólido

São dicas simples, mas que podem fazer a diferença na hora de evitar entupimento no ralo de quintal.


Já está com o ralo de quintal entupido?

Caso você já esteja enfrentando o problema do entupimento do ralo de quintal, para liberar a passagem de água é necessário aplicar pressão dentro da tubulação para conseguir empurrar a obstrução pelo encanamento. 

Caso não seja possível empurrá-la, é necessário usar um objeto para puxar a obstrução para resolver o problema. Outras soluções possíveis é a utilização de um desentupidor para criar pressão ou usar uma mangueira.

Para ir empurrando a desobstrução, porém tente não forçar muito, pois pode danificar as juntas e conexões. Realizamos uma raspagem e higienização da tubulação. Desta forma, conseguimos desobstruir o encanamento.

 E o fluxo de água é normalizado sem a necessidade de quebrar azulejos e pisos.


O que NÃO fazer para desentupir canos

Antes de darmos dicas para desentupir seus canos, vamos começar falando sobre algumas coisas que devem ser evitadas ao tentar resolver o problema de entupimento da pia ou vaso sanitário.

O que devemos sempre lembrar é que canos e tubulações são desenhadas para resistir a ação do tempo e de certos produtos, mas não são tão resistentes a ação humana, podendo facilmente quebrar se forçados ou batidos.

Ao se deparar com um entupimento não tente enfiar cabos de vassoura ou outro objeto rígido que podem rachar ou quebrar os canos. Um cano quebrado exige muito mais trabalho e dinheiro para consertar do um entupimento.

Evite jogar produtos químicos dentro da tubulação, tudo que é jogado dentro do sistema de esgoto vai parar na estação de tratamento e pode prejudicar a qualidade da água e causar danos ao meio ambiente.

Sem contar que alguns produtos químicos podem danificar os canos. Apesar de ser uma dica dita como muito efetiva e prática, também evite usar soda cáustica para resolver obstruções no encanamento.

A soda cáustica é um químico muito forte que quando não manuseada de forma correta pode causar queimaduras nas mãos e danificar os olhos.

A soda cáustica pode também piorar o problema de obstrução pois pode ocorrer o efeito de saponificação entupindo ainda mais os canos e caixas de coleta.


Utilize bicarbonato de sódio e vinagre para desentupir entupimento no quintal

Uma excelente forma de desentupir o seu encanamento sem precisar de muito esforço físico nem precisar desmontar o cano ou sifão é utilizando uma mistura de bicarbonato e vinagre.

A mistura dos dois elementos causa uma forte efervescência que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros dejetos que podem estar obstruindo o cano. Para realizar o desentupimento com esses produtos.

Basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogar vinagre. Quando a mistura começar a efervescer cubra o cano com um pano quente e deixe agir por 25 minutos. 

Logo após jogue água fervente para terminar o trabalho. Uma boa dica é substituir a água fervente por suco de limão quente, além de potencializar o efeito de desentupimento o suco de limão também deixa um cheiro agradável.