Entupimento no Vaso Sanitário

Entupimento no Vaso Sanitário

Entupimento no Vaso Sanitário quantas vezes você já se deparou com a água descendo com lentidão, ou até mesmo a água subindo.

Seus hábitos podem evitar um entupimento no vaso sanitário de sua casa, em alguns lares as famílias têm o costume de não ter um lixo em seu banheiro ao lado do vaso. Jogam o papel higiênico, cigarros, bolo de cabelo e etc.

Causando assim o entupimento, pois o cano e a água não dão conta de empurrar esses lixos. O Brasil não tem estrutura como a Europa ou o Estados Unidos para podermos jogar o papel higiênico no vaso sanitário.

O correto é ter um lixo descartável ao lado de seu vaso, porque jogar o lixo no vaso pode contaminar o local. Trazendo inúmeras bactérias, uma vez que o papel sujo ficará exposto. Não existem desculpas para depositar.

O papel ou qualquer outra coisa no vaso, existem cestos com tampas que só abrem quando você aperta com o pé. Algumas pessoas têm nojo do papel no lixo, esse cesto é uma ótima ideia.

 As principais causas do entupimento no vaso sanitário são objetos que caem no vaso, se caso tenha crianças em casa, evite deixar a porta do banheiro aberta. Para que não corra o risco de seu filho ou parente jogar brinquedos.


Métodos Caseiros

Lembre-se antes de qualquer coisa use LUVAS DE BORRACHA, para evitar algum contato com bactérias ou sujeiras. Como sabemos o cômodo mais bacteriano de nossas casas é o banheiro.

 – Detergente e água quente ou também sabão em pó, podem contribuir no desentupimento. Alertando que a água deve ser QUENTE e não FERVENTE, pois a água fervente pode danificar.

– Pegue duas folhas de jornal abertas e coloque sobre o vaso sanitário. Feche a tampa e pressione com o pé ou sente-se em cima para o ar não sair e dê descarga. 

– Use um desentupidor, isso pode resolver o problema do entupimento no vaso sanitário . Porque cria um vácuo que pode fazer com que o objeto que obstrui a passagem da água desça pelo cano.

– Se caso nada solucionar o seu entupimento, é porque ele já chegou a um caso extremo. Para evitar ainda mais dor de cabeça. Chame Desentupidora Delta Prag, que tem a solução em mãos para o seu entupimento.


Como resolver

Poucas coisas são mais chatas do que ter que lidar com um vaso sanitário entupido. Principalmente quando o entupimento acontece durante a noite ou em momentos em que há pressa para consertar o problema.

Felizmente existe uma pletora de maneiras de resolver um entupimento de forma rápida, segura e definitiva. Muitas destas maneiras exigem apenas alguns produtos que encontramos em casa.

Para te ajudar com este tipo de problema, a Esgotecnica traz para você aos métodos mais simples e eficientes para resolver um vaso sanitário entupido. Confira!


O que fazer

Geralmente a melhor maneira de desentupir um vaso sanitário é através do uso da pressão para empurrar a obstrução pelo encanamento. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, sendo a mais famosa o desentupidor.

O desentupidor utiliza a pressão para empurrar a obstrução e resolver o problema do vazo entupido. Para desentupir o vazo com esta ferramenta, basta colocar a parte de borracha no fundo da bacia (na curva por onde a água passa).


Improvisando um desentupidor com garrafa PET

A garrafa PET é uma excelente ferramenta para ajudar a desentupir o vaso sanitário. Basta cortá-la ao meio (na horizontal) e encaixar um cabo de vassoura na boca da garrafa. Agora, assim como no caso do desentupidor.

A garrafa fará exatamente a mesma coisa que o desentupidor comercial, sendo assim uma excelente substituta. Caso não haja um cabo de vassoura para colocar na boca, basta inserir a garrafa com a tampa.


Desentupindo o vaso sanitário com água quente

Se o entupimento for causado por papel higiênico, pedaços de sabonete ou dejetos humanos, é possível que a água quente seja a solução. A grande maioria destes produtos dissolve em temperaturas mais altas.

A água quente enfraquece a obstrução e pode desentupir o vaso sanitário. Porém, este método só funciona quando o vaso já não está completamente cheio e quase transbordando.

Jogar detergente ou sabão em pó no vaso sanitário antes da água quente pode ajudar a desentupir o vaso nesta situação. Basta jogar um dos produtos e esperar cerca de 20 minutos antes de despejar a água quente.


Como usar filme plástico para desentupir a privada

O principio do vácuo para desentupir o vaso sanitário também pode ser aplicado de outra maneira. É possível cobrir a entrada do vazo com plástico filme para criar um vácuo na hora da descarga.

O procedimento é simples, é preciso cobrir a boca da bacia para que não entre ar por nenhuma fresta. Ao dar a descarga, o ar não entra na bacia forçando o vácuo a empurrar qualquer dejeto pelo cano.


Como desentupir o vaso sanitário com arame

Em alguns casos, é possível retirar a obstrução do vazo sanitário manualmente puxando ao invés te empurrando. Para isso é necessário usar um pedaço de arame ou um cabide desenrolado e com formato de gancho.

Agora basta usar o gancho para tentar puxar o objetivo que está entupindo o vazo. Geralmente este método funciona apenas quando a obstrução é visível e é construída por um único objeto sólido na curva da bacia.

Porém, dificilmente este é o caso com vasos sanitários. Mas ainda assim, este é um excelente método, apesar de um pouco mais bagunçado. De modo geral, recomenda-se não utilizar soda cáustica para desentupir o vaso sanitário.

A soca é um produto químico de alto risco e que não deve ser usado sem algum tipo de conhecimento ou treinamento. E em todos os métodos é imprescindível o uso de luvas de proteção para evitar o contato direto.


Jogue água sanitária no vaso

Uma das primeiras tentativas válidas é jogar um pouco de água sanitária no vaso, esperar cerca de três horas e depois dar descarga. Destaca que jogar água sanitária no vaso, em alguns casos, pode resolver o problema. 

“Vai depender da causa do entupimento. Se for excremento, a água sanitária pode desobstruir a passagem. Nos casos em que o entupimento é provocado por panos, madeira, plástico, o uso da água sanitária será ineficaz”, explica.


Jogue vinagre e bicarbonato de sódio no vaso

Misture ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre e jogue diretamente no vaso sanitário. Esta é uma solução caseira que algumas vezes traz bons resultados. Protásio ressalta que em alguns casos pode dar certo.

 A depender da causa do entupimento. Mas, pode ser que não resolva. Então, você terá que partir mesmo para outro método.


Jogue detergente e água no vaso

Dilua um pouco de detergente em água fervente e jogue a mistura no vaso sanitário. Dê descarga em seguida, observando se o entupimento foi solucionado. Você pode repetir o processo até três vezes.

Em alguns casos, pode resolver, vai depender da causa do entupimento no vaso sanitário . Se for excremento, pode desobstruir a passagem. Mas, nos casos em que o entupimento é provocado por panos, madeira, plástico.