Entupimentos de esgotos como manter esse problema longe

Entupimentos de esgotos como manter esse problema longe

Entupimentos de Esgotoss como manter esse problema longe tem coisa mais desagradável que o Entupimentos de Esgotoss? Confira nosso post e descubra como aplicar dicas simples no dia a dia.

Da sua casa e deixá-la mais protegida contra os entupimentos. Mau cheiro, dificuldade no escoamento da água de pias e transbordamento de ralos.

Esses são alguns dos transtornos causados pelo Entupimentos de Esgotoss, que, em muitos casos, necessitam da ajuda de um profissional de desentupidora para resolver o problema.

A boa notícia é que a maior parte desses entupimentos podem ser evitados, com pequenas mudanças de hábito por parte dos moradores da residência.

Isso porque os entupimentos costumam ser decorrentes de mau uso das instalações.


Como evitar o Entupimentos de Esgotoss?

Em cada cômodo da casa, com pequenas atitudes, você pode evitar grandes transtornos.

No banheiro

O vaso sanitário e suas respectivas tubulações não foram feitos para receber materiais/objetos/lixo. Por isso, nunca jogue absorvente, preservativo, fio dental, pontas de cigarro, hastes flexíveis.

Restos de comida ou quaisquer outros materiais inapropriados, pois eles podem entupir a tubulação e acarretar em grandes dores de cabeça.

Na hora de jogar a água da banheira do bebê, certifique-se que retirou todos os brinquedos dela, para não correr o risco de mandar um deles para o vaso sem querer.

Quanto ao descarte do papel higiênico usado no vaso, é importante que antes você se certifique da qualidade do encanamento de sua residência, se ela tem coleta de Esgotos e uma boa vazão de água da descarga.

Porém, ainda assim, mesmo que pareça mais higiênico mandar o papel usado descarga abaixo, ao invés de colocar no lixo, isso acaba gastando mais água.

Portanto, a recomendação que fica é: no vaso, somente dejetos humanos devem ser mandados descarga abaixo!

Na pia do banheiro, os grandes vilões são os pelos de barba e cabelos. Por isso, após se barbear ou se pentear, recolha os pelos e fios cabelos que ficam na superfície da pia e jogue no lixo.

No ralo do chuveiro, um dos principais causadores de entupimento é o cabelo, que costuma cair durante o banho. O ideal é sempre, após o banho, pegar os fios do chão e do ralo e colocá-los no lixo.

Assim você evita que eles desçam ralo abaixo com a água e previne possíveis entupimentos no local, além do mau cheiro que deterioração pode causar.

Seu ralo já está com cheiro ruim? Aprenda como eliminar o mau cheiro do ralo de modo simples, aqui no nosso blog.


Na cozinha

Na cozinha, o perigo está nos restos de comida, que, quando mandados ralo abaixo, podem acumular, obstruir o sifão e causar entupimento.

É aconselhável sempre raspar os restos de comida que ficam nas louças e jogá-los no lixo. Outra dica importante é manter seu ralo da pia com peneirinha/tampa.

Para que os resíduos sejam barrados ali e não passem para a tubulação. Aí, após lavar a louça, é só retirar a peneirinha e jogar a sujeira no lixo orgânico.

O óleo de cozinha também é um grande inimigo das tubulações. Isso porque, ao ser jogado ralo abaixo, ele gruda nas paredes dos canos e impede que o Esgotos passe.

Faça sempre o descarte correto do óleo: coloque em uma garrafa pet e o envie para coleta, assim você preserva tanto a sua residência, quanto o meio ambiente.


Na lavanderia

Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, verifique se não existem pequenos objetos nos bolsos, moedas ou papéis.

No tanque, utilize uma peneirinha no ralo e, ao final da utilização, jogue os resíduos que ficarem no lixo. Isso impede que fiapos de roupas passem para a tubulação e ocasione entupimento.


Na área externa

A parte externa da casa não está a salva dos temidos entupimentos. A queda de folhas das árvores, galhos, flores, pelos de animais e poeira vinda da rua.

Por exemplo, podem ocasionar entupimentos em tubulações de escoamento de água ou em encanamentos e ralos. Confira nosso post com 5 dicas de como evitar o entupimento dos ralos do seu quintal e previna-se!


Esgotos entupido: saiba como lidar com esse problema

O Esgotos entupido é um problema relativamente comum no dia a dia de uma residência. Mas apesar de ser comum, ele pode causar uma grande dor de cabeça.

O entupimento do Esgotos causa no mínimo o transtorno de não poder usar um lavatório, vaso sanitário ou ralo. Em casos mais graves pode ocorrer mau cheiro, o que deixa tudo ainda mais desconfortável.

Felizmente é possível sim se livrar de um entupimento de forma rápida e com produtos caseiros.


Como resolver problemas do Esgotos entupido

Caso o problema já aconteceu e não há mais tempo de prevenir, aqui estão as melhores e mais rápidas soluções.


Resolvendo o problema com bicarbonado de sódio e vinagre

O bicarbonato de sódio junto com o vinagre causa uma reação efervescente muito interessante e poderosa na hora desentupir o Esgotos. Primeiro retira toda a água da pia ou banheira entupida. 

Espere que haja uma reação e depois jogo uma xícara de bicarbonato de sódio e uma de vinagre branco. Tampe o ralo com um pano e espere alguns segundos.

O efeito efervescente dessa mistura fará com que todo os dejetos grudados na parede do Esgotos entupido soltem e abram a passagem para a água uma dica interessante é trocar a água fervente por suco de limão fervente.


Acabando com o entupimento usando detergente

Caso o cano esteja sem água dentro, jogue um pouco de detergente e depois jogue água fervente. Essa mistura derreterá a gordura e desobstruir o caminho.

Mas lembre-se que esse método só funciona se a pia e o cano/sifão estiver sem nenhum líquido dentro.


Usando um arame para desobstruir o cano entupido

Algumas vezes o que está causando o entupimento é um objeto grande demais para passar pelo encanamento. Nesses casos é possível usar um arame para tentar pegar o objeto.

Basta fazer um ganchinho no final do arame e usar ele para puxar o objeto para fora. Mas é importante ressaltar que canos podem ser sensíveis, portanto se sentir que está difícil para enfiar ou mover o arame.

Não force muito ou o encanamento pode quebrar, aí a dor de cabeça é muito maior.


O bom e velho desentupidor

Não existe amigo melhor do que o desentupidor de canos nesse momento. Ele é barato, prático e totalmente amigo da natureza, sempre tenha um perto de você para essas situações.

Ele também é ideal pois desobstrui qualquer Esgotos entupido sempre precisar fazer muita força ou colocar objetos dentro do encanamento, diminuindo o risco de quebras.


O que não fazer em um Esgotos entupido

Muitas das dicas que encontramos em sites e outros tutoriais são eficazes, mas é bom evitar duas. A primeira é tentar desentupir o encanamento com uma mangueira.

Como dissemos, os canos podem estar frágeis e nesse caso a pressão da mangueira pode quebrar os canos. Se ele quebrar dentro de uma parede ou da laje a dor de cabeça será enorme.

A segunda coisa a evitar é jogar soda cáustica dentro dos canos. Além de ser um produto perigoso ela pode entupir ainda mais o cano com o efeito de saponificação. Agora a dica mais importante de todas é nunca forçar o cano.

Tentou esses métodos e não funcionou? Não fique tentando de novo e de novo e forçando para conseguir desobstruir o cano. Nesses casos a melhor coisa a se fazer é chamar ajuda de um profissional.

Assim você tem a garantia de que o trabalho será feito com profissionalismo e eficácia, sem danificar nada e trazer ainda mais transtornos.