Formas de desentupir os canos com produtos naturais

Formas de desentupir os canos com produtos naturais

Formas de desentupir os canos com produtos naturais, uma preocupação ao desentupir canos é o cuidado que devemos ter com o ambiente. 

Há muitos produtos e métodos de desentupimento que apesar de serem efetivos, podem causar um certo dano para a natureza, principalmente para rios e afluentes.

Afinal tudo que jogamos nas nossas pias e ralos volta para o meio ambiente. Apesar de termos um complexo sistema de tratamento de esgoto, muitos agentes químicos podem ser prejudiciais e fortes demais.

Para serem destruídos durante o processo de tratamento, o que gera um grande problema não só ambiental, mas até mesmo de saúde. 

Você sabia que é possível desentupir seu encanamento de forma natural sem agredir o meio ambiente de forma alguma?


Evitando o entupimento

Antes de abordar as maneiras de resolver o problema, que tal aprendermos uma dica simples e muito importante para evitar que o problema aconteça?

O entupimento de pias é algo que pode ser considerado natural, ele acontece com o tempo, mas se mesmo assim você acha que está entupindo com muita frequência então há algo que você pode fazer para resolver.

A maneira mais simples de prolongar o tempo entre cada necessidade de desentupimento de pias e sifões é ferver uma panela de água e despejar dentro dos canos. Fazendo isso a cada 15 dias pelo menos.

 Você aumenta o tempo que os canos ficam limpos e diminui a necessidade de ficar chamando o desentupidor. Lembre-se que uma boa prevenção e um bom cuidado com pias e canos. 

São o suficiente para garantir mais paz e mais despreocupação no seu dia a dia em relação ao seu encanamento. Se já for muito tarde e o problema já está presente, existem formas de resolve-lo utilizando objetos da sua casa.


Desentupindo com detergente

Na maioria das vezes que a pia da sua cozinha entope o problema é o acumulo de gordura nas paredes do cano. Esse problema é muito comum e acontece com certa frequência.

Uma maneira fácil e prática de resolver o entupimento de pias e sifões é utilizar detergente, sabão de louça ou então algum desengordurante. Esse tipo de produto, apesar de não serem naturais.

Não causam danos ao meio ambiente e são facilmente encontrados na maioria das residências. Para realizar o desentupimento utilizando esse método basta você despejar o sabão dentro do encanamento entupido.

E logo depois despejar água quente, é importante ressaltar que esse processo funciona apenas se não houver água dentro da pia ou do encanamento. Esse método é efetivo pois o detergente tem propriedades .

Que quebram as moléculas de gordura do cano e a água quente finaliza o serviço derretendo toda a gordura sólida presa às paredes do encanamento e do sifão que podem estar ocasionando a obstrução.

Depois basta abrir a torneira para que a água empurre a sujeira e libera totalmente a passagem para um escoamento adequado.


Utilizando fermento para realizar a desobstrução  

O fermento em pó é outro forte aliado para quem precisa lidar com um desentupimento de emergência. O método de desentupimento com o fermento é bem simples e prático. 

Basta jogar fermento em pó dentro do cano e depois despejar água quente, o fermento em pó irá então efervescer soltando a sujeira que está obstruindo o cano e fazendo a água seguir seu rumo novamente.

A sujeira que está segurando a água pode subir ao invés de descer, se isso acontecer basta limpar os dejetos e retira-los da pia. Uma boa ideia é usar suco de limão quente ao invés de água.

O suco de limão tem mais poder na hora de soltar a sujeira sem contar que o aroma é agradável e pode aumentar a sensação de bem-estar para quem utilizar a pia.


Como desentupir o cano utilizando bicarbonato e vinagre  

O vinagre e o bicarbonato são conhecidos por causar uma forte reação efervescente e essa reação pode ajudar na grande maioria dos casos de entupimento. Para fazer essa solução funcionar a seu favor e desentupir.

O seu encanamento você precisa primeiro colocar 2 colheres de bicarbonato de sódio dentro do cano entupido e logo depois colocar meio copo de vinagre dentro do mesmo cano.

Logo a mistura começará a efervescer, então cubra o cano e deixe a mistura agir por 25 minutos. Depois dos 25 minutos passados tire o pano e despeje água fervente dentro dele.

Esse método resolverá a maioria dos problemas, caso o entupimento não resolva tente novamente misturando sal ao bicarbonato.

Deite ¾ copo de bicarbonato de sódio no cano, seguido de ½ copo de vinagre; cubra o ralo com um pano velho e deixe atuar durante cerca de 30 minutos. Para terminar, deixe correr um pouco de água morna.

Junte ½ copo de sal, ½ copo de vinagre e ½ copo de bicarbonato de sódio e deite no cano entupido, seguido de uma panela de água a ferver.

Junte 1 copo de vinagre, ½ copo de bicarbonato de sódio e 2-3 colheres de sopa de sal; deite no cano entupido e cubra o ralo durante cerca de 30 minutos. Para terminar, deixe correr um pouco de água morna.


Sempre tenha um desentupidor

O desentupidor oferece uma forma completamente segura e amigável ao meio ambiente de desentupir qualquer cano. Ele faz seu trabalho através de força manual e pode ser reutilizado milhares de vezes.

Ele não causa problemas ao meio ambiente pois nada é jogado dentro do cano. Essa importante ferramenta apenas empurra os objetos utilizando pressão do ar que ele gera, sendo a solução mais barata e mais amigável.

Com o meio ambiente, desentupidores são facilmente encontrados para vendas em excelentes preços. Eles podem ser usados inúmeras vezes então é sempre bom ter um guardado para caso de emergências.


Panela quente

Uma das formas mais simples e verdes de desentupir um cano (só funciona naqueles que não estejam cheios de água) passa por deitar um pouco de sabão da loiça no cano entupido, seguido de uma panela de água fervida. Esta dica é especialmente eficaz nos canos da cozinha, que têm a tendência de se tornarem gordurosos.


Desentupa com um cabide de arame ou com um pedaço de arame

Para esta técnica, vai precisar de um cabide de arame (apostamos que tem algum aí por casa) ou de um pedaço de arame. No caso do primeiro, deve desdobrá-lo, endireitá-lo e moldar uma das extremidades.

De modo a formar um gancho (procure imagens no Google para ver como é). O pedaço de arame também deve ter um gancho na extremidade, tipo anzol. 

Depois, é só meter este gancho pelo ralo e começar a “pescar” toda a porcaria que o está a bloquear. Pode terminar a tarefa com água morna ou fervida ou com outra das soluções de que aqui lhe falamos.


Peça ajuda profissional

Apesar desses métodos citados serem efetivos, é importante entender que nem sempre é possível resolver seu entupimento com essas soluções. As vezes o problema é mais grave.

Ou pode estar localizado em curvas de canos ou lugares difíceis de alcançar. Quando for esse o caso, não tente forçar e insistir em um método que não funcionou antes.

Quando o problema estiver fora de seu alcance a melhor solução é sempre contratar um bom serviço de desentupidora com profissionais capacitados e com os equipamentos ideias para resolver tudo.

Esses profissionais vão saber como deve ser feito o desentupimento do seu encanamento sem causar danos em outras áreas ou prejudicar ainda mais o funcionamento da sua pia, sifão ou ralo.

Procure sempre consultar uma empresa que possua responsabilidade, respeito, experiência e profissionalismo para auxiliar com esses problemas.