Fossa séptica aumentando o tempo de uso

Fossa séptica aumentando o tempo de uso

Fossa séptica aumentando o tempo de uso – Manter o cuidado com a fossa séptica em dia fará com que ela tenha uma durabilidade maior.

Você já deve saber a importância que a fossa séptica tem para todo o sistema de esgoto da sua casa e da própria cidade. Ela é considerada a melhor estação de tratamento de esgoto domiciliar, pois a água e os gases que se encontram nesse sistema, retornam para a natureza de forma limpa e saudável.

Contar com uma fossa séptica exige de você um pouco mais de atenção com os resíduos que acabam sendo derramados no seu encanamento e que se faça uma manutenção regular em todo o sistema. Duas situações que acabam sendo benéficas, no fim das contas. Então vamos te passar algumas dicas de manutenção para que a fossa funcione sempre com maior eficiência.

BOMBEAMENTO COM MAIOR FREQUÊNCIA

A fossa séptica é um recipiente de armazenamento subterrâneo que mantem ali os resíduos sólidos até que se dissolvam naturalmente. A água efluente escapa pelo tanque, sendo filtrada pelo solo.

Entretanto, com o passar do tempo, o acúmulo de resíduos sólidos poderão chegar ao limite da fossa se não forem removidos, o que acarretará um escapamento com a água, contaminando o solo.

Por isso é importante que seja feito anualmente um bombeamento para proporcionar uma limpeza à fossa. Se você acabou de se mudar para uma casa com esse reservatório, procure saber quando foi feita a última limpeza, para que você comece um novo ciclo.


SEM ANTIBACTERICÍDAS PELOS CANOS

Sabemos que as bactérias não são vistas como algo positivo, porém elas são extremamente importantes para o bom funcionamento de sua fossa séptica, tendo em vista que são responsáveis pela decomposição dos resíduos que lá estão.

Portanto, se você jogar algum produto de ação antibactericída, ele acabará chegando nesse recipiente, destruindo as bactérias e prejudicado o bom funcionamento de todo o sistema.

Cuidado com produtos como:

  • Alvejante
  • Cloro
  • Tintas e solventes
  • Fluidos automotivos
  • Desinfetantes

ÓLEOS, GRAXAS E GORDURAS

Você já sabe dos estragos que óleos e gorduras podem causar no seu encanamento. No sistema da fossa os problemas são ainda maiores, pois esse tipo de resíduo não se decompõe, o que causa um acúmulo de dejetos.

Isso fará com que a fossa se encha mais rápido, podendo causar o escape desses resíduos para o solo.

SEM DESCARTE PELO VASO SANITÁRIO

Existem muitos produtos que as pessoas descartam através do vaso sanitário e que parecem inocentes ou até mesmo que são rotulados como solúveis, mas que ainda assim causam problemas na tubulação.

Então evite jogar pelo encanamento produtos como:

  • Papel higiênico
  • Preservativos
  • Algodão
  • Gordura
  • Lenços

VERIFICAÇÃO E CUIDADO CONSTANTE

Reparar um problema no início, causa menos transtorno que resolver maiores estragos, por isso mantenha uma constante atenção no sistema de esgoto da sua casa. Inclusive, para isso, você pode seguir alguns sinais para realizar a limpeza de fossa séptica, que separamos para você.

Por: Fossa séptica aumentando o tempo de uso